CITANDO MÁRIO CORTELLA
De forma agradável, o Prof. Mario Sérgio
Cortella, no seu livro "Pensar Bem nos Faz Bem", nos mostra
muitos caminhos, principalmente para quem se dedica a educação. Vale a pena
ler.
PENSAR BEM NOS FAZ BEM!
“A filosofia é um olhar
sistemático, metódico e programado sobre as razões das coisas.”
“A fé, quando colocada como
a possibilidade de realizar algo em que se acredita, tem um movimento que
ultrapassa o mero campo da religião, que é importante, mas é apenas um deles.”
“Fé não é crer no que não
vimos, mas é criar o que não vemos.” (Miguel de Unamuno)
“Educação é tudo aquilo que
nos molda, que nos orienta, nos organiza em nossa trajetória, o que inclui
também a escola.”
“A tarefa do conhecimento é
permitir que nós sejamos muito mais nítidos em relação ao modo como queremos
enxergar as coisas. E compartilhá-las com as outras pessoas.”
“Vivemos hoje num mundo
marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa.
Uma vida apressada nos leva em, vários momentos, a ter formações apressadas,
reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de
superficialidade muito grande, de onde a educação tem que nos tirar.”
“Uma pessoa não se forma
apenas com o término de um curso, mas no trajeto de ir acrescentando
habilidades, conhecimentos e capacidades, pois quem orienta deve ser capaz de
fazer com que seu aluno o supere e leve a diante o conhecimento construído.
Portanto, ao superar seu professor, você apenas o está honrando.”
“Educação escolar, familiar
ou no trabalho, precisa estar ligada a ideia de emancipar alguém. É necessário
educar uma pessoa em qualquer idade para que se torne livre, isto é, autônoma,
capaz de fazer por si mesma.”
“Educar é, acima de tudo,
ajudar a emancipar alguém nas suas capacidades e ideias.”
“A liberdade é a capacidade
de emancipação, de ter a possibilidade de escolha, de decisão, de julgar por si
mesmo, sem ser constrangido ou obrigado a algo pela determinação natural ou
social.”
“A principal fonte de
animação é enxergar sentido em tudo que se faz. Quem não consegue capturar
razões para aquilo que faz, fica desanimado, perde vitalidade, em vez de se
inspirar, expira.”
“Educação é tudo aquilo que aprendemos na vida, na escola e fora dela,
na família, com a mídia, com a igreja, com o sindicato e com o grupo de amigos.
Portanto, educação é a nossa formação em geral e instrução é aquilo que é
formalizado”. (p.44)
“Aprender é algo que se faz melhor quando somos capazes de ensinar,
porque ensinar é aprender duas vezes.” (p.48)
“O aprendizado se dá quando se tem que trabalhar uma ideia de maneira
mais adensada, mais refletida e bem comunicada.” (p.48)
“A genialidade é construída, e a fonte da genialidade é estudar sempre.”
(p.54)
“O erro não é para ser punido, é para ser corrigido. O que deve ser
punido é a negligência, a desatenção e o descuido.” (p.56)
“Alguém que é capaz de admitir o erro está indicando que ganhou um nível
maior de inteligência e está num patamar superior ao que estava.” (p.95)
“Aquilo que ainda não sei, aquilo que eu desconheço, é o melhor de mim,
pois é o meu território de renovação, de reinvenção, de crescimento; aquilo que
me tira do ‘mesmo’ e que me impede de ser repetitivo. O que eu ainda não sei
revigora as possibilidades dos degraus futuros de conhecimento, à medida em que
alarga as minhas fronteiras de saber e indica um horizonte que pode ser
vislumbrado e desejado.” (p.58)
“Professores. Vários e várias são magnos, magistrais, magistrados,
aqueles e aquelas que, com todo gosto, com toda vontade, com toda verdade,
chamamos de mestre, como aquele que nos encanta e nos ensina.” (p.59)
“Ter método é estruturar passos e caminhos para chegar a algum lugar, em
vez de deixá-los correr de uma maneira frouxa.” (p.62)
“Relação causa e efeito: procurar causas para efeitos é sinal de
inteligência, mas é preciso ser incansável na busca das causas em qualquer área
para se entender os efeitos.” (p.73)
“Mede-se a inteligência de um indivíduo pelo número de incertezas que
ele é capaz de suportar. (Immanuel Kant)”. No entanto, suportar não é se
dobrar, não é ser derrotado pela incerteza. É não sucumbir a elas.” (p.74)
“A inovação do conhecimento, do aprendizado se dá quando somos capazes,
também, de desaprender aquilo que sabíamos, não na totalidade, mas alguma parte
para que se possa colocar algo novo no lugar.” (p.96)
“A poesia é uma grande forma de conhecimento que nos ajuda a pensar
melhor, a existir melhor, a refletir melhor e, claro, ter um prazer imenso em
vários momentos, e ir adiante.” (p.99)
“A arte nos marca para que marquemos a vida.” (p.102)
“O hábito pode funcionar de um lado como algo que nos dá alguma perícia,
alguma habilidade por conta da prática, mas também pode nos imobilizar e é
difícil de largar.” (p.105)
“A maravilha é a filha da ignorância porque resulta de um
desconhecimento, de algo que não tínhamos conhecido ou reparado, mas é a mãe da
sabedoria, à medida que que faz com que, admirados, tomemos impulso e fôlego
para a produção, a criação de algo que, ao nos dar vitalidade, nos faz
crescer.” (p.108)
“A música, além de uma distração, é uma forma de preencher aquilo que
está à nossa volta e que nos direciona à beleza, à meditação, à profundidade. A
música boa é aquela que nos encanta e nos emociona.” (p.109)
“Há um saber presente na música, porque ela nos faz meditar, nos faz
refletir, nos faz viajar no tempo, nos lugares, na nossa história, além de
produzir a sensação estética que nos emociona.” (p.109)
“Crítica é separação, é fazer uma escolha entre o que serve e o que não
serve. Autocrítica é uma necessidade de conhecer a si mesmo e a capacidade de
depurar-se, de avaliar ações, convicções, pensamentos, atitudes; é a capacidade
de peneirar aquilo que tem serventia e descartar o que devemos deixar de lado”
(p.116)
“Tolerância é a aceitação de que as pessoas – não por serem como são – por
não serem como nós somos, não são necessariamente piores. Tolerar é aceitar o
diferente na condição em que ele está.” (p.117) que já sabe
“Para o otimista, todas portas têm maçanetas e dobradiças. Para o
pessimista, todas as portas têm trincos e fechaduras.” (William Arthur Ward).
(p.121)
“A melhor maneira de ficar inseguro é achar que já está seguro. A melhor
maneira de ficar vulnerável é achar que se é invulnerável.” (p.124)
“A insegurança em grande medida vem da sensação de já estar seguro;
aquele que supõe que já sabe, que já conhece, que não precisa mais se cuidar,
fica fragilizado.” (p.124)
“A máxima de ‘quem espera sempre alcança’, pode passar uma ideia de que
basta sentar e aguardar, e as coisas seguirão seu caminho. Não é verdade.
Sabemos que há muitas coisas que, se apenas esperarmos, elas não acontecerão.”
(p.125)
“É preciso trazer a esperança como verbo e não apenas como substantivo.
Portanto, o verbo esperançar é ir atrás, buscar, ter persistência, ter
paciência, ter resistência, mas, acima de tudo, ter energia para se movimentar
na direção daquilo que se deseja.” (p.125)
“Refletir é desarrumar os pensamentos, não para deixá-los desarrumados,
mas para sermos capazes depois de colocá-los em ordem.” (p.134)
Para os nossos candidatos à política refletirem: “A palavra ‘candidus’ do latim, deu origem a palavra
‘cândido’, que significa ‘branco, puro, renovação’, de onde derivou a palavra
‘candidato’, aquele que deve demonstrar como é cândida a sua pureza e a sua
disposição para um novo modo de ser.” (p.140)
“A felicidade não é só a presença daquilo que se quer, mas também
a condição de recusar, dizer não, afastar aquilo que não se quer.” (p.142)
CORTELLA, Mario Sérgio. Pensar
bem nos faz bem! Pequenas reflexões sobre grandes temas. Petrópolis, RJ: Vozes;
São Paulo, SP. Ferraz& Cortella, 2013.
DOMINGO 12/11 .CHUVOSO PASSEI AQUI PARA ESPIAR . E CLARO FIZ MAIS DO QUE ISSO . LER APRENDER E PRINCIPALMENTE COMPARTILHAR É MUITO BOM. OBRIGADO.
ResponderExcluirAgradeço a visita e o comentário. Esse tipo de estímulo trás novas energias para a gente. Obrigado.
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