“Não existe destino. Existe falta de competência, falta de planejamento e decisões tomadas erroneamente. Deus não tem nada a ver com isso”. (Prof. Ozinil)
- - - - - - - - -
Olá! Caro visitante, seja bem-vindo a este Blog. Ficarei muito feliz se, antes de sair, você deixar o seu comentário. Obrigado.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
▼
Atenção Pessoal! O Novo Baralho Gramatical já está disponível.
Este material destina-se ao aprendizado das Classes Gramaticais de maneira lúdica.
Pode ser jogado com até 10 jogadores por caixa.
As Regras do Jogo estão incluídas na caixa.
O valor é de R$ 20, 00 a caixinha, mais o frete de R$ 6,00. Para adquirir, faça contato por email com: marsanti06@gmail.com
O valor é de R$ 20, 00 a caixinha, mais o frete de R$ 6,00. Para adquirir, faça contato por email com: marsanti06@gmail.com
▼
▼
DETALHES SOBRE O BARALHO GRAMATICAL
O
Baralho Gramatical é uma ferramenta lúdica, para auxiliar na fixação das
Classes Gramaticais. Já foi testado em sala de aula com bons resultados. Uma
atividade alegre e divertida muito bem aceita pelos alunos.
Este Baralho pode ser utilizado com alunos de 6ª Série até o Ensino
Médio. E também em casa em momentos de lazer.
Jogo
de Cartas utilizando as Classes de Palavras – É semelhante ao jogo do jogo de
Pif Paf, ou de canastra.
Material:
01 (um) baralho com 60 cartas.
Montagem do jogo:
1 - Carta Chave
(também podemos chamar de Curingas): 10 cartas, cada uma com o nome de uma das classes
de palavras.
2 - Cartas Conceito:
10 cartas, cada uma contendo o conceito (explicação) das Cartas-Chave.
Exemplo:
SUBSTANTIVO
– Dá nome aos seres, coisas, sentimentos, fenômenos e estados de espírito.
ARTIGO – Antecedendo os
substantivos e servem para determina-los ou indeterminá-los.
3 - Cartas
Exemplos: As 40 cartas restantes são divididas em
10 grupos de 4 cartas. Cada carta terá algumas palavras de exemplo de uma
respectiva classe.
Exemplo:
SUBSTANTIVO
– Chuva, Cadeira, Amor, Automóvel.
ARTIGO – o, as, um, umas.
4 - Como jogar:
- Até10 participantes no
máximo. Pode ser menos.
- Os jogadores escolhem
um deles para ser o “mão”, que comandará o jogo.
- O ‘mão” separa todos os
curingas e os embaralha, distribuído uma Carta Chave (curinga) para cada
jogador. Se forem menos de 10, guarda os curingas que sobrarem.
- Depois, pega as outras
cartas, embaralha e distribui 5 (cinco) para cada participante. Se forem menos
de 10, as cartas restantes ficam no centro da mesa voltados para baixo. Se
forem 10 jogadores, até terminar o baralho.
A meta de cada jogador é
formar o conjunto correspondente ao seu curinga:
Curinga
|
Conceito
|
Exemplo 1
|
Exemplo 2
|
Exemplo 3
|
Exemplo 4
|
- O primeiro jogador
compra uma carta no monte, se lhe servir, fica com ela e descarta outra que não
lhe sirva.
- Na ordem, cada jogador
procede da mesma maneira, até que um deles consiga juntar todo o grupo de cartas
do seu curinga.
- Ganha quem primeiro
formar o grupo: Carta Chave, Conceito as suas 4 cartas com exemplos. (Fig.
Abaixo)
No entanto, se o
professor desejar, pode continuar o jogo, da seguinte forma:
- Conforme o jogador vai
fechando a sua classe de palavras, sairá do jogo, enquanto os outros ficam até cada
um completar a sua classe de palavras, com a carta-chave e seus exemplos. (O
professor pode estipular algum tipo de prêmio aos vencedores).
Observações:
- Se o número de
jogadores for igual a 10, não sobrará o monte para comprar. Nesse caso, o
primeiro jogador descarta uma carta que não lhe sirva, o próximo, se lhe servir,
pega a carta descartada e joga outra, e assim sucessivamente. Todas as cartas
devem ficar disponíveis, para cada jogador pegar qualquer uma que lhe sirva, na
sua vez de jogar.
- As cartas do baralho
gramatical, também pode ser montada da seguinte forma. Imprimir os dados em
papel comum ou adesivo, em seguida colados em cartas originais de baralho, pois
é importante manter o lado oposto padronizado para não facilitar a
identificação das cartas pelo verso.
Novo Aviso do Autor!
O livro SOS Gramática 2ª Edição já está na gráfica, em breve estará disponível; agora com mais conteúdo e variados exercícios.
Novidade! O livro será acompanhado do BARALHO GRAMATICAL.
Veja o vídeo e fotos:
Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: marsanti06@gmail.com
Ainda pode ser adquirido para Kindle na Amazon.
Agradeço a visita e, se possível deixe seu comentário.
Obrigado.
▼
▼
▼
Atenção! VAMOS PRATICAR?
EXERCÍCIOS DIVERSOS.
EXERCÍCIOS DIVERSOS.
Veja as páginas de Exercícios. Clique nos Links abaixo:
Aqui → Ir para Exercícios Página 1:
Aqui → Ir para Exercícios Página 2:
Aqui → Ir para Respostas:
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Vídeo sobre o "BARALHO GRAMATICAL" - Uma forma lúdica de estudar as classes gramaticais, jogando baralho em sala de aula: (23/08/2018)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O livro SOS GRAMÁTICA tem o objetivo de ser um companheiro diário dos estudantes e de quem trabalha com textos:
Interessados podem fazer contato pelo E-mail: marsanti06@gmail.com
Pela Página SOS Gramática do Facebook
Essa versão já pode ser adquirida em Ebook, pela Amazon.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
LANÇAMENTO OFICIAL DO LIVRO "SOS GRAMÁTICA".
Livraria Catarinense do Norte Shopping
em Blumenau-SC.
Dia 19 de Setembro de 2017 - 19 Horas.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Continue tirando suas dúvidas:
Atenção! O ano letivo de 2018 já começou. E as dúvidas?
Quer lembrar sobre o Predicado? Então veja os quadros abaixo:
Atenção! O ano letivo de 2018 já começou. E as dúvidas?
Quer lembrar sobre o Predicado? Então veja os quadros abaixo:
-.-.-.-.-
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
DÚVIDAS SOBRA O NOSSO PORTUGUÊS BRASILEIRO.
Comprar pelo Face: https://www.facebook.com/SOS-Gram%C3%A1tica-112636332688311/?ref=aymt_homepage_panel
Olá!
Você ainda tem dúvidas na hora de usar corretamente os porquês?
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Você também pode ter dúvidas sobre o uso correto das palavras INTENSÃO e INTENÇÃO.
Não tem certeza? Então clique em "DICAS DIVERSAS", no Link acima.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Outra dúvida que você ainda pode ter. Usa-se:
FUI EU QUE FIZ OU FUI EU QUEM FEZ ?
Isso tem no livro SOS GRAMÁTICA, mas você pode dar uma espiadinha clicando AQUI.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Mais um belo "Textoema" do meu irmão Moreira.
LUZ NEGRA
LUZ
Como é
difícil pensar no futuro atrás do presente em aberto,
Como é
difícil agir sozinho e sem ninguém por perto,
Como é difícil
se viver aos gritos num mundo surdo-mudo,
Com quem se
pode falar sobre as angústias e os absurdos?
É verdade
que se é capaz de entender o que se quer de outrem. É possível sentir e medir a
sensibilidade de alguém. Talvez até haja um contrapeso para o equilíbrio das
atitudes defesas, ou seja, proibidas de outrem. Talvez seja aceitável se viver
cometendo as mesmas injustiças. Talvez exista a verdade como prenúncio da
mentira... Assim, vê-se o incerto, o inseguro, a dúvida, o longe, e, de tudo...
O nada. Pois, a cada passo que se dá, tem-se a impressão de que o “perto” está
longe, e, logo depois, entende-se que nem o “longe” existe mais.
Que a luz do
passado ilumine as vidas do presente obscuro,
Nem que seja
com raios simplórios, penumbras ou cadentes,
Mas que as
levem a andar, sem desordem, num futuro escuro,
Piedade,
Deus, dos homens infames e, destes, suas mentes.
Assim, mundo
das trevas, mundo das luzes, mundo do cristianismo com mais dois mil anos de
idade, que, pelos tempos vividos e pelos ensinamentos bíblicos, seria o mundo
santificado... Mas Infelizmente ainda não o é. Vê-se algo no infinito capaz de
deliberar as virtudes de uma vida feliz? Sim, há. Contudo, enquanto isso não é
possível, caminhar-se-á sobre corda bamba e escudado pela ingerência da
irracionalidade dos incrédulos; caminhar-se-á sobre trilha da imprudência do homem;
caminhar-se-á sobre as ideologias políticas e religiosas do terror... Caminhar-se-á
sobre a afronta da dignidade da pessoa humana. Não é para se perder a esperança
de um mundo melhor! Basta se seguir a doutrina de uma menina de sete anos, cujo
nome é Lara Moreira:
“Todos nós já deveríamos nascer sabendo de tudo e,
além disso, os dias da semana deveriam ser sábados ou domingos”.
Lara, assim
o mundo seria bem melhor. Então, vamos brincar de esconde-esconde.
Autor:
José Raimundo Moreira-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
AMOR DE MÃE
Meu
Deus, o que é ser mãe?
Ah!
Já sei... Não! Sim! Sei! Mãe...
Mãe
é a virtude do amor maior;
Mãe
é luz do infinito que se vê e se sente melhor.
Mãe
é um coração aflito, angustiante... Um brilho,
Mas
que bate firme com puro e belo semblante;
Mãe
patente que ilumina e amamenta o filho,
Mãe
sozinha, mãe de leite que alimentam a gente.
Mãe,
que a quaisquer momentos, chora sorrindo,
Mas
saberá enfrentar os piores ventos;
Em
lágrimas, sentindo as dores sem lamentos,
As
dores e delírios que se vão partindo.
Alma
piedosa, queixosa, dolorosa, silenciosa...
Um
sinônimo de amor, caridade e prosa;
Coração
altanero que grita em silêncio - a sina.
Oh!
Luz incontida que nos ilumina!
Espírito
sublime que nunca se esquece da prece,
Surge
de repente, cuida do teu corpo frágil e aquece.
Maria,
mãe de Jesus, outras Marias, estrelas - guias da paz.
Cobriu
o teu corpo, subiu aos céus e não voltou mais.
Sentinela
da vida materna e eterna, que jamais diz não,
Gameta
dos botões de rosas de antes, durante e depois,
Poder
de criação do ventre que Deus te impôs,
Calvário
de resignação, luz da escuridão.
Autor: José Raimundo Moreira
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
31/05/2017
Site para compra: https: //www.amazon.com.br/dp/B06ZZHTPQM
Gente aí vai a dica de um bom livro, do meu amigo
Ruy Ferreira. Já li e gostei.
Pré-lançamento, link:
Gente aí vai a dica de um bom livro, do meu amigo
Ruy Ferreira. Já li e gostei.
Pré-lançamento, link:
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
COESÃO
X COERÊNCIA
Como na concordância
e na regência, o estudo da coesão e
da coerência nos deixa uma dúvida,
afinal as duas, numa primeira leitura, parecem iguais. Certamente, muitos
alunos já perguntaram aos seus professores: “- Coesão e coerência não é a mesma coisa?” Realmente parece a mesma
coisa, mas não é. Vejamos o resumo abaixo:
- A COESÃO permite
a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que uma dê uma sequência lógica à outra. Trata da
conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo ou da frase.
- A COERÊNCIA,
por sua vez, é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas
complementem as outras, não se contradigam, fazendo com
que o texto tenha um significado.
Enfim, um texto coeso e coerente é aquele que tem uma mensagem lógica e objetiva. Eu
diria: - Escrever muito com pouco, qualidade sem prolixidade. Cora Coralina
Um repórter
perguntou à Cora Coralina, o que é viver bem?
Ela lhe disse:
Eu não tenho medo dos
anos, eu não tenho medo da velhice e digo para você, não pense.
Nunca diga estou
envelhecendo, estou ficando velha, eu não digo, não digo que estou velha, que
estou ouvindo pouco; é claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar
atualizada com os fatos, isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.
O melhor roteiro é ler e
praticar o que lê, o bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também
não diga para você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca
digo que estou doente, digo sempre que estou ótima, eu não digo nunca que estou
cansada, nunca diga palavra negativa; quanto mais você diz que está ficando
cansada ou esquecida, mais esquecida fica; você vai se convencendo daquilo,
então convence os outros. Silêncio!
Sei que
tenho muitos anos, sei que venho do século passado e que trago comigo todas as
idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?
Posso
dizer que sou a terra e nada mais quero ser, filha dessa abençoada terra de
Goiás. Convoco os velhos como eu, os mais velhos que eu, para exercerem seus
direitos.
Sei que
alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho
consciência de ser autêntica e procuro preservar todos os dias a minha própria
personalidade, despedaçando dentro de mim tudo o que é velho e morto, pois
lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O
importante é semear e produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o
que penso com esperança, penso no que faço com fé, faço o que devo fazer com
amor.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
EDUCAÇÃO
A finalidade da educação é o bem moral, no qual consiste a
felicidade, a plenitude da realização do ser humano, que é baseada em três
pontos: na natureza, no hábito e na razão. O primeiro nos é dado, mas pode ser
modificado pelo segundo, que por sua vez, deve ser dirigido pelo terceiro. A
plenitude depende da harmonização dos três pontos, mas o elemento racional deve
prevalecer.
Aristóteles (Filósofo Grego, nascido em Estagira – 384-332 a.C)
A educação é vida; deve centralizar-se na criança,
encontrando sua finalidade no indivíduo, em cada estágio particular de sua
vida. O objetivo não é formar a criança, mas permitir que a criança se forme.
Jean-Jacques Rousseau (Filósofo francês – 1712-1778)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
CONCEITOS DO CORAÇÃO (NÃO ESTÁ NO AURÉLIO)
ABANDONO = Quando a jangada parte e você fica.
ADEUS = O tipo de tchau mais triste que existe.
ADOLESCENTE = Toda criatura que tem fogos de artifício
dentro dela.
ARTISTA = Espécie de gente que nunca vai deixar de ser
criança.
AUSÊNCIA = Uma falta que está sempre presente.
FOTOGRAFIA = Um pedaço de papel que guarda um pedaço
de vida nele.
FILHO = Um serzinho adorável e todo seu, que um dia
cresce e passa a ser todo dele.
GELO = Aquilo que a gente sente na espinha quando o amor
diz que vai embora.
LEALDADE = Qualidade de cachorro que nem todas as pessoas
têm.
LÁGRIMA = Sumo que sai dos olhos quando se espreme o
coração.
OUSADIA = Quando o coração diz pra coragem: “Vá!”, e a
coragem vai mesmo.
“Nosso coração sabe imediatamente aquilo que nossa
mente custa a descobrir."
(Rivalcir
Liberato)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Fui eu que fiz ou Fui eu quem fez?
(Veja a página Dicas Diversas)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O
CÉREBRO DA CRIANÇA
Best-seller do New York Times
Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson
nVersos Editora – 2015 – São Paulo
“É
possível ajudar seus filhos a serem mais felizes, mais saudáveis e mais eles
mesmos.”
“Como pais, tentamos poupar nossos filhos de qualquer
problema e mágoa, mas, no final das contas, não conseguimos fazer isso. Eles
vão levar tombos, se magoar e sentir medo, tristeza e raiva. Na verdade,
frequentemente são essas experiências difíceis que lhes permitem crescer e aprender
a respeito do mundo. Em vez de tentar proteger nossos filhos nas inevitáveis
dificuldades da vida, devemos ajudá-los a integrar essas experiências à sua compreensão
do mundo e a aprender com elas. A forma como nossos filhos decifram suas jovens
vidas não tem a ver apenas com que acontece a eles, mas também com a forma como
seus pais, professores e outros cuidadores reagem.” (pag. 18)
“Conforme as crianças se desenvolvem, seus cérebros ‘espelham’
os cérebros de seus pais. Em outras palavras, o próprio crescimento e o
desenvolvimento do pai e da mãe, ou a falta deles, causam um impacto no cérebro
da criança. Conforme os pais se tornam mais cientes e emocionalmente saudáveis,
seus filhos colhem tais recompensas e tornam-se igualmente saudáveis. Tal fato
significa que integrar e cultivar nosso próprio cérebro é um dos presentes mais
carinhosos e amorosos que podemos dar aos nossos filhos.” (pag. 19)
-.-.-.-.-.-.-.-
PERSONAGEM
DA SEMANA (Revista Época, de 04/07/2016)
LORRAYNE
ISIDORO GONÇALVES
Lorrayne. Quem já ouviu falar nela em jornais
ou programas de televisão?
Ela é uma adolescente de 17 anos, moradora da
favela Camarista, no Méier, um bairro localizado na Zona Norte do Rio de
Janeiro e estudante do ensino médio, no Colégio Estadual Dom Pedro II.
Filha de Jorge Gonçalves, 62 anos, camelô e,
de Estela Meireles Isidoro, 38 anos, que ministra aulas de reforço em casa,
para Lorrayne, suas duas irmãs e para outros estudantes, mesmo sem ter formação
pedagógica ou licenciatura e, dessa forma, consegue complementar a pequena
renda da família.
Pois bem, essa jovem estudante representou o
Brasil na Olimpíada Internacional de Neurociência, em Copenhague, na Dinamarca,
onde participaram adolescentes de 52 países. Lorrayne classificou-se em
primeiro lugar na versão brasileira da competição. Antes dela uma menina e dois
garotos brasileiros já tinham participado, mas Lorrayne foi a primeira aluna
vinda de uma escola pública a representar o Brasil.
O conteúdo abordado na competição não existe
no currículo do ensino médio de nenhum país do mundo e inclui morfologia, farmacologia,
linguística, além de química e biologia avançadas.
Para chegar à Dinamarca, Lorrayne estudou
exaustivamente durante dois anos, onde contou com o apoio da professora Liliane
Machado, designada pelo Colégio D. Pedro II para acompanhá-la. Também enfrentou
uma árdua batalha para levantar fundos, contando com uma campanha da
organização olímpica pela internet, com o seu Colégio e com o Fundo de
Assistência Estudantil.
Ao ser perguntada, como ela dava conta de
tanta coisa ao mesmo tempo, sua professora Liliane respondeu por ela, resumindo
essa jovem incomum com as seguintes palavras: “Ela é inteligente e dedicada e, acima de tudo, tem clareza de que a
educação é o caminho para se sobressair e melhorar as condições de vida que tem
hoje.”
“LORRAYNE REPRESENTA A FORÇA DAS OPORTUNIDADES
NUM PAÍS EM QUE A MAIORIA DOS POBRES E NEGROS SOFRE COM A FALTA DE
PERSPECTIVAS.”
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
A VIDA E O FIO DO PRUMO
Mas agora que a vida me presenteia com os anos
que tenho. Idade permeada de virtudes, defeitos e de longos percursos
caminhados sem destreza à procura do equilíbrio, é que me dei conta de que a
vida do passado, hoje, se confunde com presente. Isso porque, no passado, fui
presente, entretanto, no presente, ainda cultuo o passado.
O que me foi ético e moral, para os inescrupulosos é antiético e imoral. Mas
para os conservadores é mais um drama social. Os conceitos positivados que me
foram impostos na minha imaturidade tornaram-se, hoje, para mim, tão diminuídos
por força da modernidade. Talvez por isso não me sinta mais à vontade para rever
os preceitos passados, mas me contentar com o presente, só infinitamente o
presente.
Não terei mais tempo disponível para especular sobre o melhor momento. Este é
incerto. Não terei mais tempo para ver o melhor futuro porque este é presente.
Há esperança de que o presente seja o futuro do passado. Assim, a vida se
tornará mais romântica, menos indiferente, mais humana e mais solidária. O que
se pretende é prumo e não a perda da compostura; quer-se a perspicácia, a
prudência do passado no presente futuro.
-.-.-.-.-.-.-.-.-
Um belo trabalho pedagógico da Profª Claudia
https://www.youtube.com/watch?v=uG1ZZ_Otbqs&feature=youtu.be
IRONIA
"A ironia nada mais é do que uma forma elegante de ser mau"
Frases irônicas:
"Antes de pedir dinheiro emprestado a um amigo, decida de qual dos amigos você mais precisa". (José Francisco de Lara)
"Quando um homem e uma mulher se casam, tornam-se um só. A primeira dificuldade é descobrir qual deles." (Henry Louis Mencken)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
NÃO TE
AMO como se fosses a rosa de sal, topázio
Ou
flechas de cravos que propagam o fogo:
Te amo
como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente,
entre a sombra e a alma.
Te amo
como a planta que não floresce e leva
Dentro
de si, oculta, a luz daquelas flores,
E
graças a teu amor vive escuro em meu corpo
O
apertado aroma que ascendeu da terra.
Te amo
sem saber como, nem quando, nem onde,
Te amo
assim diretamente sem problemas nem orgulho:
Assim
te amo porque não sei amar de outra maneira,
Senão
assim deste modo que não sou nem és,
Tão
perto que tua mão sobre o meu peito é minha,
Tão
perto que se fecham teus olhos com meu sonho.
(Pablo Neruda)
Nome: MARCO AURÉLIO FERREIRA SANTIAGO
Militar do Exército - Aposentado
Residente: Blumenau-SC
E-Mail: marsanti06@gmail.com
Data de Nascimento: 06/05/1953
Naturalidade: Uruguaiana – RS
Curso de Graduação: Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – UNIASSELVI - 2013
Curso de Pós-Graduação: Neuropsicopedagogia - UNIASSELVI - 2014
Curso de Especialização: Metodologia do Ensino Superior – FURB - 2014
Participação: Seminário Regional Catarinense da Licenciaturas – FURB - 2013
Curso de Especialização Militar:
Psicotécnica Militar – CEP (Exército) - 1997
Idioma: Francês Intermediário – Centro de Estudos de Pessoal do Exército (CEP)
– 2000
legal
ResponderExcluirObrigado Lucas, pela visita e pelo comentário.
ExcluirOi, Marco. Gostei do seu blog e fiquei muito contente com o seu elogio sobre meu livro. Abs, Lucia Reis.
ResponderExcluirObrigado Lúcia.
Excluir
ResponderExcluirPost de qualidade, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP
Obrigado Lorena, pela visita e pelo comentário.
ExcluirMuito bom o blog. Abordagem simples e objetiva da gramática. Fácil de entender.
ResponderExcluirAgradeço a visita e o comentário.
Excluir