Sobre o artigo: Uma reflexão sobre as
emoções: positivas e negativas
http://adonaivida.spaceblog.com.br/r62565/Educacao/2/
Sabe-se que as emoções
nascem no encéfalo, mais especificamente no hipotálamo, área pré-frontal e
sistema límbico, entretanto esses estímulos emocionais viajam através de todo o
nosso corpo produzindo os mais diversos sintomas físicos e, é exatamente nesse
ponto que a professora Lenice foca o seu trabalho. Esse artigo nos esclarece a causa,
os sintomas e nos uma direção para sabermos como ministrar os nossos
sentimentos.
Sua brilhante frase
conclusiva resume todo um trabalho que vale a pena ler: “Devemos permitir que a
vida nos presenteie com experiências boas que nos façam crescer e amadurecer,
deixando que a beleza, o florescer do amanhecer e a certeza que dias melhores
virão, nos toque.” (Lenice Ramos)
Pois é isso que vemos no brilhante artigo da professora Lenice:
Uma reflexão sobre as emoções: positivas e negativas
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/59543/uma-reflexao-sobre-as-emocoes-positivas-e-negativas#!3#ixzz3r2sM3grD
Pois é isso que vemos no brilhante artigo da professora Lenice:
Uma reflexão sobre as emoções: positivas e negativas
Marco Santiago
Lenice Ramos Dutra
Pedagogia
-UDESC /Pós - graduada em : Gestão do Trabalho, Pedagógico: O. e S.Escolar
-Uninter /Psicopedagogia Clínica e Institucional - CESUSC /Alfabetização e
Letramento - Pró minas / E.I. Neurociência da Aprendizagem - Pró minas
/Mestranda:Ciências da Edu - Universidade Privada Del Guairá /Coordenadora
Pedagógica, Psicopedagoga,Tutora da ESAF, Tutora IFSC e Orientadora de
Trabalhos Acadêmicos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/59543/uma-reflexao-sobre-as-emocoes-positivas-e-negativas#!3#ixzz3r2sM3grD
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UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMOÇÕES: POSITIVAS E NEGATIVAS
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo cheio de
estímulos que podem ser agradáveis ou desagradáveis. O ambiente social está
carregado de informações que geram emoções fundamentais para o desenvolvimento
e a qualidade de vida. Todas as pessoas passam por dificuldades em diversos momentos da sua
história. Muitas vezes as dificuldades imobilizam as pessoas por parecerem
grandes, transmitem à sensação que não há uma saída, ou até mesmo um sentimento
de culpa e injustiça, esses sentimentos reportam uma sensação de insegurança e
medo de não ter como sair dessa situação.
As emoções movem o ser humano, elas
proporcionam a energia necessária para agitar e motivar o homem, tanto para
fazer o que é conveniente como o que não é. Todas as decisões que são tomadas
pelas pessoas são feitas pelas emoções, Montalvão (1987, p.26.) coloca que: “As
emoções penetram nas grandes e pequenas decisões do homem e as massas sofrem
fortemente sua influência”. Administrar
as emoções não é algo simples que se faz com um “estralar dos dedos” necessita
de muito esforço e determinação. Pois elas estão presentes na vida de todos,
seja médico, pintor, técnico de informática ou professores; diante das
adversidades que nos sobrevém se torna extremamente necessário que aprendamos a
lidar com nossas emoções. Diante disso o presente artigo tem como foco
pesquisar de que forma as emoções afetam o corpo físico e qual estratégia para
melhor controlá-las.
Palavras chaves: Emoções,
Positivas, Negativas, Bem estar.
EMOÇÕES:
RESULTADOS, POSITIVOS E NEGATIVOS
A preocupação extrema com uma
infinidade de coisas, sofrimento antecipado, pensamentos negativos, problemas
familiares, enfermidades e tantos outros acontecimentos que nos chocam
diariamente, juntando com o cansaço e o estresse, levam a um modo de vida
doentio. Por isso em nossos dias é de vital importância que as pessoas saibam
identificar suas emoções e usá-las para um modo de vida mais saudável e feliz.
Damos muitas vezes
intensidade maior para as emoções do que elas realmente têm e a mente vira um
turbilhão, pois parece não haver como ter paz e ficamos falando e remoendo os
acontecimentos e assim começamos a sentir em nosso corpo, dores, mal estar,
problemas digestivos, dor nas costas, tonturas entre outros, dessa forma nosso corpo
adoece causando enfermidades, pois o corpo tem ligação com as emoções.
Montalvão (1987, p.19) coloca que: “O corpo funciona mais harmoniosamente
quando o amor domina a mente, que quando a domina o ódio”. Tudo que pensamos e fazemos
diante de uma determinada situação é muito importante.
Saber administrar, conter as
emoções de maneira efetiva é fundamental para o bem estar e desenvolvimento de
bons relacionamentos e da saúde. Diante de qualquer emoção, para poder mudá-la
primeiramente é necessário mudar o foco, tirar a atenção de maneira imediata da
situação de conflito, é preciso parar, refletir e pensar racionalmente, isso é
investir inteligência, razão nas emoções para que elas se organizem, dando novo
significado e assim novo sentido as emoções conflitivas.
As emoções ativam um
conjunto de ações que favorecem ou dificultam o desempenham das metas e
tarefas. Isso pode acontecer por recordações, ideias, desejos, paixões ou
certos acontecimentos com mais ou menos intensidades. Toda vez que sentimos uma
forte emoção negativa, precisamos optar por direcionar nossos pensamentos para
fora da situação e pensar com a razão, para voltar à essência, ao objetivo. É
mais fácil ceder às emoções, ao medo, a raiva, a tristeza, entre outros, do que
ter forças para dar um salto e dominá-las. Substituir as emoções negativas
pelas positivas é fundamental, dessa forma encontramos em nós a coragem,
persistência, amor, perdão e outras emoções grandiosas, que nos levam a
reformular o pensamento e falar positivamente, chegando ao objetivo. Montalvão
(1987, p.19) diz que: “A paz de espírito, a satisfação, a alegria, se refletem
no funcionamento tranquilo do corpo”. Superar as frustrações, e problemas, agradecendo
mais a Deus pelas pequenas e grandes coisas boas, que nos sobrevém é outra
formar de atrair a paz e a tranquilidade que tanto necessitamos no nosso viver
diário.
Quando reformulamos o
pensamento, começamos a pensar construtivamente, trazendo uma alegria, sensação
de leveza e liberdade, tornando a vida melhor. Já com o pensamento negativo é
bem diferente, começa a destruir a pessoa, com tristeza, sentimento de perda,
insegurança e de inferioridade. Entre os dois quem ganha? Quem é alimentado. Isso
é atitude, escolher o que for melhor para o bem estar e isso implica em luta.
Conforme meus pensamentos serão minhas atitudes. Cury (2010, p.19) coloca que:
Não tropeçamos nas
grandes montanhas, mas nas pequenas pedras. Os vírus nos matam mais do que os
grandes inimigos exteriores. Quais vírus? Os do humor depressivo, da autopunição, do
medo, dos pensamentos perturbadores que se alojam em nós e ninguém vê.
A questão não é lutar contra
elas, mais tomar uma atitude construtiva portar-se firme, agir ao contrário da
emoção, redirecionar o pensamento e persistir, beneficiando a si próprio. Retomar
o controle de sua vida, sente-se tranquilo
e transmitir isso para as pessoas que estão ao seu redor é fundamental. É
necessário fixar os olhos, coração e ações, aonde se deseja chegar e fazer o
que precisar para transpassar os limites e as barreiras, o que mais importa não
é como chegou ali e sim como sair.
Toda ajuda para sair dos
“problemas” é bem vinda, agora o método mais eficaz está na própria pessoa que
necessita buscar meios e decidir avançar. Muitas vezes em situações onde houve
injustiça, vem em nosso coração um sentimento de vingança ou até mesmo que a
pessoa se de “mal”, porque queremos ver algo acontecer, parece que vai amenizar
nossa dor, isso é um engodo, a dor só é amenizada quando nós entendemos com a
razão o que aconteceu, mudamos o foco, tomamos decisões certas e decidimos
seguir, pois a vida continua. E a pessoa que me feriu, não acontece nada? Tem
um ditado que diz “o que se planta se colhe”, isso é certo “quem planta vento
colhe tempestade”, o plantio é opcional, mas a colheita é certa, então vamos
plantar somente o que queremos colher.
O passado não volta mais, agora o presente
está em nossas mãos, o que faremos com ele é o que definirá nossa vida, já que
tudo depende de uma decisão, sempre consciente não pensando só em se beneficiar
mais cuidando para não prejudicar os outros.
Devemos reagir, buscar uma
saída, olhar além da situação e mudar o
estado atual, isso é o que realmente importa, sair do estado de vitima para o
de protagonista. Muitas vezes nossa vida passa por uma mesmice e caímos no
desgosto, então se torna necessário fazermos coisas simples mais que tragam
alegria, satisfação, um refugio para a alma. Mesmo no trabalho é possível sair
da mesmice, optar por novas experiências que revigoram o ânimo. Dessa forma nossa
força, coragem, garra e motivação que precisamos para transpassar as
dificuldades serão aprimoradas e
fortalecidas.
Um fator muito importante é
a alegria, ela modifica todo ambiente, uma pessoa alegre contagia tudo ao seu
redor, toca o mais profundo, a alma. Traz beleza, renova pensamentos, inspira,
aumenta o ânimo e enfrenta as dificuldades do dia a dia, com destreza transformando
os obstáculos em conquistas. Alonso (2006, p.19) coloca que “Não tenho a menor
dúvida de que se a pessoa está bem humorada o trabalho fica muito mais
prazeroso e ela tem espaço para ser mais criativa e produtiva”. Isso não quer
dizer ausência de problemas mais é dominar as emoções e transpassar os
problemas para atingir o alvo, seu bem estar. Alonso (2006, p.17) diz que “Vejo
o humor e o estado de espírito como base da satisfação e da motivação das
pessoas, independentemente de sua área de atuação ou cargo”. O humor torna o
ambiente descontraído e assim as pessoas trabalham produzindo mais e melhor,
porque mesmo tendo entraves a esperança permanece. Onde tem alegria tem luz,
vida, entusiasmo, alívio para o estresse e um renovo para a alma.
CONCLUSÃO
Para a qualidade de vida que
desejamos precisamos usar nossas emoções construtivamente mudando e aumentando
nosso bem estar. Para nos sentirmos bem é necessário termos uma boa saúde
mental. Devemos valorizar as pequenas coisas que nos acontecem no dia-a-dia,
aproveitando mais aquilo que podemos ter, buscando sentido para a vida, fazer o
que gostamos, cantar, rir, estar com os amigos, não levar as coisas a “ferro e
a fogo”, ler um bom livro, respirar, saber que a vida não conspira contra nós,
mais que nossas atitudes e decisões conduzirão nossa caminhada. Não devemos parar
diante das circunstâncias, mas avançar e transformar assim nossa história. Devemos
permitir que a vida nos presenteie com experiências boas que nos façam crescer
e amadurecer, deixando que a beleza, o florescer do amanhecer e a certeza que
dias melhores virão, nos toque.
“Conheces, meu amigo, as
cachaças que tomo, mas não os monstros que me fazem beber.” Cury
Bibliografia
ALONSO, Julia. Rir é o melhor negócio. Julia Alonso e
Marina Vidigal. São Paulo, Original, 2006.
CURY, Augusto. O semeador de ideias. São Paulo,
Academia de Inteligência, 2010.
MONTALVÃO, Alberto. Enciclopédia contemporânea de Psicologia e
Relações Humanas. São Paulo, V. II, Brasileira, 1987.
Artigo publicado na Coletânea de Artigos em Revista - Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação, da Universidade Privada Del Guairá (UPG) - Cuidad Del Este - Paraguai e Instituto da Educação Global (IBEG) - Chapecó - SC. (Vol. 3 - Out 2014/Set 2015)
Artigo publicado na Coletânea de Artigos em Revista - Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação, da Universidade Privada Del Guairá (UPG) - Cuidad Del Este - Paraguai e Instituto da Educação Global (IBEG) - Chapecó - SC. (Vol. 3 - Out 2014/Set 2015)
Novas metodologias para ensinar - formas mais atrativas de passar o tradicional conteúdo escolar".
Professora Lenice Ramos –
Coordenadora Pedagógica - EBM Conselheiro Mafra - Blumenau - SC.
Publicado na revista:
Diante
de um mundo de inovações, tecnologia e atrações, onde as crianças podem
escolher o que melhor lhes agrada, e quando chegam nas salas de aula a
metodologia de ensino muitas vezes
continua no sistema tradicional, onde o aluno não encontra nada de atrativo, a
indisciplina nas salas de aula tem aumentado muito. Na maioria dos casos isso
ocorre porque os alunos não têm interesse em ficar um atrás do outro, copiando
e fazendo exercícios do livro. A criança é um ser que não se limita apenas em
receber mensagens, mas é capaz de processá-las, criá-las e recriá-las.
As
crianças estão cercadas de muitas informações e, muitas vezes, ficam confusas
diante de tantos modos diferentes de pensar sobre um determinado assunto. Elas
precisam aprender a criar uma visão crítica do que vê, lê ou escuta. É aqui que
o professor precisa incentivar, observar e
problematizar essas informações.
É
hora de o professor buscar formas atrativas de passar o conteúdo científico,
tão importante para a vida do aluno, e levá-lo a aprender a ser crítico, a
conhecer sobre conceitos e assim ampliar sua visão de mundo.
Pode-se
trabalhar com projetos, plano de ação ou até com planejamento, agora, a forma
como isso é feito é o que definirá a caminhada para atingir os objetivos.
O
professor precisa conhecer seus alunos em suas especificidades e planejar de
forma com que todos possam se desenvolver na sua totalidade, ou seja, no afetivo,
emocional, social, físico e cognitivo.
O
processo de aprendizagem da criança se dá na construção de pontes e pontos em
comum, onde o professor pega o conhecimento prévio do aluno e leva-o a desafios
maiores.
As
aulas devem ser estimulantes, incentivadoras, cheias de curiosidades,
direcionando e orientando os alunos a descobrirem por si só o interessante
universo que está a sua frente. Dessa forma a aprendizagem é espontânea e
decorrente do ambiente, da afetividade e do relacionamento entre professor e aluno.
Isso acabaria com o aspecto sombrio, indisciplinado, opaco, silencioso e feio
das escolas. As escolas são lugares de movimento, barulho, alegria,
multicolorido, de perguntas cheias de curiosidades, dúvidas e de
questionamentos.
Todos
nós gostamos quando participamos e nos envolvemos, pois isso nos faz sentir
úteis e realizados. Dessa mesma forma o aluno necessita participar juntamente
com o professor, tomando as decisões, escolhendo o tema, a forma de realização,
exercendo assim a autonomia e a cidadania. Todos juntos num fim comum, trocando
experiências, promovendo interações e ampliando a aprendizagem com alegria e
prazer. Usando uma didática atrativa onde os alunos interagem com os conteúdos
e aprendem brincando.
As
crianças constroem conhecimento e se desenvolvem a partir das relações umas com
as outras e com o meio em que vivem. Nessas relações sociais se dá a ampliação
dos laços afetivos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a
constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizados e aproveitados
para o seu próprio crescimento. Dessa forma eles aprendem mais, colaborando uns
com os outros e aplicam seus conhecimentos e habilidades, desenvolvendo suas
capacidades de criar, suas curiosidades em relação ao que os cercam, estimulando
a ação e a reflexão.
Todos
estão ocupados produzindo experiências educativas diferentes, onde têm a
liberdade de falarem expondo suas ideias, seus argumentos e dúvidas. Assim não
teremos uma forma engessada da condução do processo de aprendizagem. As modificações
serão feitas de acordo com a necessidade no andamento das atividades. Então
serão articuladas as ações pedagógicas, para que o aluno construa seu
conhecimento, suas relações e avance no desafio proposto pela turma, ampliando
assim sua aprendizagem, assimilando e acomodando novas informações.
Para
que essa interação se concretize é necessário que tenham acesso às informações,
a materiais diversos e a locais apropriados. Os professores irão conduzi-los ao
conhecimento de maneira e construtiva. Em muitos casos para melhor participação
e desenvolvimento dos alunos será necessária a formação de vários “cantinhos
lúdicos ou cantinhos de aprendizagens”. Cada aluno escolhe em que parte da
atividade quer participar e depois todos se juntam para a socialização de cada
parte formando o todo. Trabalhando dessa
forma fica mais fácil ao professor observar o desenvolvimento, os entraves, as
frustrações e também o que precisa melhorar.
Essa
dinâmica permite construir uma abertura maior para a aprendizagem, um relacionamento
afetivo e a comunicação entre alunos e os professores. Afetividade é uma forma
de abrir passagem para a aprendizagem significativa.
Para
realizar este trabalho, deve haver um intercâmbio de conhecimento entre a
comunidade escolar, pais e alunos e experiências de todo tipo, tudo o que surge
espontaneamente é criação. E nessa história o professor é a clave fundamental
no processo de aprendizagem, vendo o aluno como ser único e individual, não
apenas como um mero repetidor passivo.
A
qualificação na aprendizagem se dá a partir do momento em que o olhar do
professor vai para a criança, suas capacidades, seus instintos e seus
conhecimentos prévios, a partir disso, junto com a criança inicia-se um
processo contínuo de construção de conhecimento.
As
ações diversificadas que os professores proporcionam, utilizando materiais
diversos e desafiando as crianças a construírem seu aprendizado, é uma “arma”
de grande potência, que possibilitará na capacidade de decodificar e acessar
informações. Assim a criança é levada a desenvolver de uma forma prazerosa sua
aprendizagem. Todo momento vivido pela criança se torna parte de sua
aprendizagem
Uma
didática que incentive uma prática de aprendizagem contínua e permanente, para
um futuro sem embaraços, que tornará nossas crianças e jovens atores de sua
própria história, construindo sua vida numa sociedade onde atuam e transformam.
Muito obrigada pelo reconhecimento. Realmente a educação é a base para tudo.
ResponderExcluirAgradeço a Visita e o comentário.
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