ARTIGOS DA PSICOPEDAGOGA LENICE RAMOS


Sobre o artigo: Uma reflexão sobre as emoções: positivas e negativas


Sabe-se que as emoções nascem no encéfalo, mais especificamente no hipotálamo, área pré-frontal e sistema límbico, entretanto esses estímulos emocionais viajam através de todo o nosso corpo produzindo os mais diversos sintomas físicos e, é exatamente nesse ponto que a professora Lenice foca o seu trabalho. Esse artigo nos esclarece a causa, os sintomas e nos uma direção para sabermos como ministrar os nossos sentimentos. 

Sua brilhante frase conclusiva resume todo um trabalho que vale a pena ler: “Devemos permitir que a vida nos presenteie com experiências boas que nos façam crescer e amadurecer, deixando que a beleza, o florescer do amanhecer e a certeza que dias melhores virão, nos toque.” (Lenice Ramos)

Pois é isso que vemos no brilhante artigo da professora Lenice:

Uma reflexão sobre as emoções: positivas e negativas

 Marco Santiago



Lenice Ramos Dutra

Pedagogia -UDESC /Pós - graduada em : Gestão do Trabalho, Pedagógico: O. e S.Escolar -Uninter /Psicopedagogia Clínica e Institucional - CESUSC /Alfabetização e Letramento - Pró minas / E.I. Neurociência da Aprendizagem - Pró minas /Mestranda:Ciências da Edu - Universidade Privada Del Guairá /Coordenadora Pedagógica, Psicopedagoga,Tutora da ESAF, Tutora IFSC e Orientadora de Trabalhos Acadêmicos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/59543/uma-reflexao-sobre-as-emocoes-positivas-e-negativas#!3#ixzz3r2sM3grD                                                                           

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UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMOÇÕES: POSITIVAS E NEGATIVAS

INTRODUÇÃO


Vivemos em um mundo cheio de estímulos que podem ser agradáveis ou desagradáveis. O ambiente social está carregado de informações que geram emoções fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Todas as pessoas passam por dificuldades em diversos momentos da sua história. Muitas vezes as dificuldades imobilizam as pessoas por parecerem grandes, transmitem à sensação que não há uma saída, ou até mesmo um sentimento de culpa e injustiça, esses sentimentos reportam uma sensação de insegurança e medo de não ter como sair dessa situação.
 As emoções movem o ser humano, elas proporcionam a energia necessária para agitar e motivar o homem, tanto para fazer o que é conveniente como o que não é. Todas as decisões que são tomadas pelas pessoas são feitas pelas emoções, Montalvão (1987, p.26.) coloca que: “As emoções penetram nas grandes e pequenas decisões do homem e as massas sofrem fortemente sua influência”.   Administrar as emoções não é algo simples que se faz com um “estralar dos dedos” necessita de muito esforço e determinação. Pois elas estão presentes na vida de todos, seja médico, pintor, técnico de informática ou professores; diante das adversidades que nos sobrevém se torna extremamente necessário que aprendamos a lidar com nossas emoções. Diante disso o presente artigo tem como foco pesquisar de que forma as emoções afetam o corpo físico e qual estratégia para melhor controlá-las.

Palavras chaves: Emoções, Positivas, Negativas, Bem estar.

EMOÇÕES: RESULTADOS, POSITIVOS E NEGATIVOS

A preocupação extrema com uma infinidade de coisas, sofrimento antecipado, pensamentos negativos, problemas familiares, enfermidades e tantos outros acontecimentos que nos chocam diariamente, juntando com o cansaço e o estresse, levam a um modo de vida doentio. Por isso em nossos dias é de vital importância que as pessoas saibam identificar suas emoções e usá-las para um modo de vida mais saudável e feliz.
Damos muitas vezes intensidade maior para as emoções do que elas realmente têm e a mente vira um turbilhão, pois parece não haver como ter paz e ficamos falando e remoendo os acontecimentos e assim começamos a sentir em nosso corpo, dores, mal estar, problemas digestivos, dor nas costas, tonturas entre outros, dessa forma nosso corpo adoece causando enfermidades, pois o corpo tem ligação com as emoções. Montalvão (1987, p.19) coloca que: “O corpo funciona mais harmoniosamente quando o amor domina a mente, que quando a domina o ódio”. Tudo que pensamos e fazemos diante de uma determinada situação é muito importante.
Saber administrar, conter as emoções de maneira efetiva é fundamental para o bem estar e desenvolvimento de bons relacionamentos e da saúde. Diante de qualquer emoção, para poder mudá-la primeiramente é necessário mudar o foco, tirar a atenção de maneira imediata da situação de conflito, é preciso parar, refletir e pensar racionalmente, isso é investir inteligência, razão nas emoções para que elas se organizem, dando novo significado e assim novo sentido as emoções conflitivas.
As emoções ativam um conjunto de ações que favorecem ou dificultam o desempenham das metas e tarefas. Isso pode acontecer por recordações, ideias, desejos, paixões ou certos acontecimentos com mais ou menos intensidades. Toda vez que sentimos uma forte emoção negativa, precisamos optar por direcionar nossos pensamentos para fora da situação e pensar com a razão, para voltar à essência, ao objetivo. É mais fácil ceder às emoções, ao medo, a raiva, a tristeza, entre outros, do que ter forças para dar um salto e dominá-las. Substituir as emoções negativas pelas positivas é fundamental, dessa forma encontramos em nós a coragem, persistência, amor, perdão e outras emoções grandiosas, que nos levam a reformular o pensamento e falar positivamente, chegando ao objetivo. Montalvão (1987, p.19) diz que: “A paz de espírito, a satisfação, a alegria, se refletem no funcionamento tranquilo do corpo”. Superar as frustrações, e problemas, agradecendo mais a Deus pelas pequenas e grandes coisas boas, que nos sobrevém é outra formar de atrair a paz e a tranquilidade que tanto necessitamos no nosso viver diário.
Quando reformulamos o pensamento, começamos a pensar construtivamente, trazendo uma alegria, sensação de leveza e liberdade, tornando a vida melhor. Já com o pensamento negativo é bem diferente, começa a destruir a pessoa, com tristeza, sentimento de perda, insegurança e de inferioridade. Entre os dois quem ganha? Quem é alimentado. Isso é atitude, escolher o que for melhor para o bem estar e isso implica em luta. Conforme meus pensamentos serão minhas atitudes. Cury (2010, p.19) coloca que: 

Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras. Os vírus nos matam mais do que os grandes inimigos exteriores. Quais vírus?  Os do humor depressivo, da autopunição, do medo, dos pensamentos perturbadores que se alojam em nós e ninguém vê.

A questão não é lutar contra elas, mais tomar uma atitude construtiva portar-se firme, agir ao contrário da emoção, redirecionar o pensamento e persistir, beneficiando a si próprio. Retomar o controle de sua vida, sente-se  tranquilo e transmitir isso para as pessoas que estão ao seu redor é fundamental. É necessário fixar os olhos, coração e ações, aonde se deseja chegar e fazer o que precisar para transpassar os limites e as barreiras, o que mais importa não é como chegou ali e sim como sair.
Toda ajuda para sair dos “problemas” é bem vinda, agora o método mais eficaz está na própria pessoa que necessita buscar meios e decidir avançar. Muitas vezes em situações onde houve injustiça, vem em nosso coração um sentimento de vingança ou até mesmo que a pessoa se de “mal”, porque queremos ver algo acontecer, parece que vai amenizar nossa dor, isso é um engodo, a dor só é amenizada quando nós entendemos com a razão o que aconteceu, mudamos o foco, tomamos decisões certas e decidimos seguir, pois a vida continua. E a pessoa que me feriu, não acontece nada? Tem um ditado que diz “o que se planta se colhe”, isso é certo “quem planta vento colhe tempestade”, o plantio é opcional, mas a colheita é certa, então vamos plantar somente o que queremos colher.
  O passado não volta mais, agora o presente está em nossas mãos, o que faremos com ele é o que definirá nossa vida, já que tudo depende de uma decisão, sempre consciente não pensando só em se beneficiar mais cuidando para não prejudicar os outros.
Devemos reagir, buscar uma saída, olhar além da situação e  mudar o estado atual, isso é o que realmente importa, sair do estado de vitima para o de protagonista. Muitas vezes nossa vida passa por uma mesmice e caímos no desgosto, então se torna necessário fazermos coisas simples mais que tragam alegria, satisfação, um refugio para a alma. Mesmo no trabalho é possível sair da mesmice, optar por novas experiências que revigoram o ânimo. Dessa forma nossa força, coragem, garra e motivação que precisamos para transpassar as dificuldades serão  aprimoradas e fortalecidas.
Um fator muito importante é a alegria, ela modifica todo ambiente, uma pessoa alegre contagia tudo ao seu redor, toca o mais profundo, a alma. Traz beleza, renova pensamentos, inspira, aumenta o ânimo e enfrenta as dificuldades do dia a dia, com destreza transformando os obstáculos em conquistas. Alonso (2006, p.19) coloca que “Não tenho a menor dúvida de que se a pessoa está bem humorada o trabalho fica muito mais prazeroso e ela tem espaço para ser mais criativa e produtiva”. Isso não quer dizer ausência de problemas mais é dominar as emoções e transpassar os problemas para atingir o alvo, seu bem estar. Alonso (2006, p.17) diz que “Vejo o humor e o estado de espírito como base da satisfação e da motivação das pessoas, independentemente de sua área de atuação ou cargo”. O humor torna o ambiente descontraído e assim as pessoas trabalham produzindo mais e melhor, porque mesmo tendo entraves a esperança permanece. Onde tem alegria tem luz, vida, entusiasmo, alívio para o estresse e um renovo para a alma.

CONCLUSÃO
Para a qualidade de vida que desejamos precisamos usar nossas emoções construtivamente mudando e aumentando nosso bem estar. Para nos sentirmos bem é necessário termos uma boa saúde mental. Devemos valorizar as pequenas coisas que nos acontecem no dia-a-dia, aproveitando mais aquilo que podemos ter, buscando sentido para a vida, fazer o que gostamos, cantar, rir, estar com os amigos, não levar as coisas a “ferro e a fogo”, ler um bom livro, respirar, saber que a vida não conspira contra nós, mais que nossas atitudes e decisões conduzirão nossa caminhada. Não devemos parar diante das circunstâncias, mas avançar e transformar assim nossa história. Devemos permitir que a vida nos presenteie com experiências boas que nos façam crescer e amadurecer, deixando que a beleza, o florescer do amanhecer e a certeza que dias melhores virão, nos toque.

“Conheces, meu amigo, as cachaças que tomo, mas não os monstros que me fazem beber.” Cury

Bibliografia
ALONSO, Julia. Rir é o melhor negócio. Julia Alonso e Marina Vidigal. São Paulo, Original, 2006.
CURY, Augusto. O semeador de ideias. São Paulo, Academia de Inteligência, 2010.
MONTALVÃO, Alberto. Enciclopédia contemporânea de Psicologia e Relações Humanas. São Paulo, V. II, Brasileira, 1987.

Artigo publicado na Coletânea de Artigos em Revista - Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação, da Universidade Privada Del Guairá (UPG) -  Cuidad Del Este - Paraguai e Instituto da Educação Global  (IBEG) - Chapecó - SC. (Vol. 3 - Out 2014/Set 2015)

 


Novas metodologias para ensinar - formas mais atrativas de passar o tradicional conteúdo escolar".

Professora Lenice Ramos – Coordenadora Pedagógica - EBM Conselheiro Mafra - Blumenau - SC.
Publicado na revista:


Diante de um mundo de inovações, tecnologia e atrações, onde as crianças podem escolher o que melhor lhes agrada, e quando chegam nas salas de aula a metodologia de ensino  muitas vezes continua no sistema tradicional, onde o aluno não encontra nada de atrativo, a indisciplina nas salas de aula tem aumentado muito. Na maioria dos casos isso ocorre porque os alunos não têm interesse em ficar um atrás do outro, copiando e fazendo exercícios do livro. A criança é um ser que não se limita apenas em receber mensagens, mas é capaz de processá-las, criá-las e recriá-las.
As crianças estão cercadas de muitas informações e, muitas vezes, ficam confusas diante de tantos modos diferentes de pensar sobre um determinado assunto. Elas precisam aprender a criar uma visão crítica do que vê, lê ou escuta. É aqui que o professor precisa incentivar, observar e  problematizar essas informações.
É hora de o professor buscar formas atrativas de passar o conteúdo científico, tão importante para a vida do aluno, e levá-lo a aprender a ser crítico, a conhecer sobre conceitos e assim ampliar sua visão de mundo.
Pode-se trabalhar com projetos, plano de ação ou até com planejamento, agora, a forma como isso é feito é o que definirá a caminhada para atingir os objetivos.
O professor precisa conhecer seus alunos em suas especificidades e planejar de forma com que todos possam se desenvolver na sua totalidade, ou seja, no afetivo, emocional, social, físico e cognitivo.
O processo de aprendizagem da criança se dá na construção de pontes e pontos em comum, onde o professor pega o conhecimento prévio do aluno e leva-o a desafios maiores.
As aulas devem ser estimulantes, incentivadoras, cheias de curiosidades, direcionando e orientando os alunos a descobrirem por si só o interessante universo que está a sua frente. Dessa forma a aprendizagem é espontânea e decorrente do ambiente, da afetividade e do relacionamento entre professor e aluno. Isso acabaria com o aspecto sombrio, indisciplinado, opaco, silencioso e feio das escolas. As escolas são lugares de movimento, barulho, alegria, multicolorido, de perguntas cheias de curiosidades, dúvidas e de questionamentos.
Todos nós gostamos quando participamos e nos envolvemos, pois isso nos faz sentir úteis e realizados. Dessa mesma forma o aluno necessita participar juntamente com o professor, tomando as decisões, escolhendo o tema, a forma de realização, exercendo assim a autonomia e a cidadania. Todos juntos num fim comum, trocando experiências, promovendo interações e ampliando a aprendizagem com alegria e prazer. Usando uma didática atrativa onde os alunos interagem com os conteúdos e aprendem brincando. 
As crianças constroem conhecimento e se desenvolvem a partir das relações umas com as outras e com o meio em que vivem. Nessas relações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizados e aproveitados para o seu próprio crescimento. Dessa forma eles aprendem mais, colaborando uns com os outros e aplicam seus conhecimentos e habilidades, desenvolvendo suas capacidades de criar, suas curiosidades em relação ao que os cercam, estimulando a ação e a reflexão.
Todos estão ocupados produzindo experiências educativas diferentes, onde têm a liberdade de falarem expondo suas ideias, seus argumentos e dúvidas. Assim não teremos uma forma engessada da condução do processo de aprendizagem. As modificações serão feitas de acordo com a necessidade no andamento das atividades. Então serão articuladas as ações pedagógicas, para que o aluno construa seu conhecimento, suas relações e avance no desafio proposto pela turma, ampliando assim sua aprendizagem, assimilando e acomodando novas informações.
Para que essa interação se concretize é necessário que tenham acesso às informações, a materiais diversos e a locais apropriados. Os professores irão conduzi-los ao conhecimento de maneira e construtiva. Em muitos casos para melhor participação e desenvolvimento dos alunos será necessária a formação de vários “cantinhos lúdicos ou cantinhos de aprendizagens”. Cada aluno escolhe em que parte da atividade quer participar e depois todos se juntam para a socialização de cada parte formando o todo.  Trabalhando dessa forma fica mais fácil ao professor observar o desenvolvimento, os entraves, as frustrações e também o que precisa melhorar.
Essa dinâmica permite construir uma abertura maior para a aprendizagem, um relacionamento afetivo e a comunicação entre alunos e os professores. Afetividade é uma forma de abrir passagem para a aprendizagem significativa.
Para realizar este trabalho, deve haver um intercâmbio de conhecimento entre a comunidade escolar, pais e alunos e experiências de todo tipo, tudo o que surge espontaneamente é criação. E nessa história o professor é a clave fundamental no processo de aprendizagem, vendo o aluno como ser único e individual, não apenas como um mero repetidor passivo.
A qualificação na aprendizagem se dá a partir do momento em que o olhar do professor vai para a criança, suas capacidades, seus instintos e seus conhecimentos prévios, a partir disso, junto com a criança inicia-se um processo contínuo de construção de conhecimento.
As ações diversificadas que os professores proporcionam, utilizando materiais diversos e desafiando as crianças a construírem seu aprendizado, é uma “arma” de grande potência, que possibilitará na capacidade de decodificar e acessar informações. Assim a criança é levada a desenvolver de uma forma prazerosa sua aprendizagem. Todo momento vivido pela criança se torna parte de sua aprendizagem
Uma didática que incentive uma prática de aprendizagem contínua e permanente, para um futuro sem embaraços, que tornará nossas crianças e jovens atores de sua própria história, construindo sua vida numa sociedade onde atuam e transformam.

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