EXERCÍCIOS



SÓ EXERCÍCIOS
(Respostas no final)

FONOLOGIA E FONÉTICA

1)    Enumere a segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da primeira coluna:
( 1 ) Fonologia.
( 2 ) Fonema.
( 3 ) Função do fonema.
( 4 ) Letra.
( 5 ) Palavra.
(    ) Conjunto de letras que representa uma coisa,  ideia ou ação.
(    ) Símbolo, um sinal correspondente a um respectivo som, ao qual damos o nome de fonema.
(    ) Estudo dos sons de cada uma das letras que formam as palavras.
(    ) Estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra.
(    ) Som representado graficamente por uma letra.
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2)    Enumere a segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da primeira coluna:
( 1 ) Dígrafo.
( 2 ) Letra ‘X’.
( 3 ) Letras ‘m’ e ‘n’.
( 4 ) Fonema duplo.
( 5 ) Telha  /  Nascer.
(    ) Exemplos de dígrafo.
(    ) Provocam a nasalização.
(    ) Táxi: T-a-x-i /  t-a-k-s-i.

(    ) Junção de duas letras que juntas formam um  único som.
(    ) Sinal, símbolo que tem dois fonemas.
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3)    Separe as letras e os fonemas das palavras abaixo e coloque suas quantidades no espaço em branco, conforme o exemplo:
_______________________Letras______________Fonemas
-Chaveiro: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Chuva: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Cinto: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Complexo: __/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Convexo: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Dengue: ____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Dinheiro: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Fluxo: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Guerra: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Impar: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Lhama: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Mensagem: __/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)


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4)    Falso ou Verdadeiro?
(  ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais consoantes numa única sílaba.
(   ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais vogais.
(   ) Os Encontros Consonantais são formados pela junção de duas ou mais vogais numa única sílaba.
(   ) Os Encontros Consonantais são encontros de consoantes numa só palavra.


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5)    Quanto aos tipos de Encontros vocálicos, enumere as opções abaixo de acordo com as afirmativas e encontre a sequência correta: 
I – Encontro de duas vogais numa só palavra.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
III - Encontro de duas vogais numa mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

(    ) Tritongo
(    ) Hiato
(    ) Ditongo

A.              (   )  III –II – I.
B.               (   )  I – II – III.
C.               (   )  II – III – I.
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6) Observe as palavras abaixo, veja que tipo de Encontro Vocálico ou Consonantal ela possui e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Água
(    ) Tritongo
( 2 ) Triunfo
(    ) Caso do X
( 3 ) Tnxaguou
(    ) Dígrafo
( 4 ) Farinha
(    ) Hiato
( 5 ) Fluxograma
(    ) Nasalização
( 6 ) Campanha
(    ) Ditongo

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MORFOLOGIA


1)    Cruzadinha da Origem das Palavras:


Horizontais:
2 - Elemento mórfico que contém o sentido básico da palavra, parte da palavra que não muda, se repete em todas as derivadas.
4 - A parte de significado básico na origem da palavra, que tem relação com a história da palavra.
5 - Raiz da palavra Pedra.
6 - Elemento colocado depois do radical.
6a - Elementos secundários agregados a um radical ou tema para formar palavras derivadas.
8 - A vogal que tem a função de facilitar a junção do radical com as desinências.
8a - Indicam as flexões de gênero e número da palavra.
11 - Desinências que indicam flexões de pessoa, modo e tempo.

Verticais:
2 – Exemplo de derivação prefixal.
7 - Elementos que compõem a palavra.
9 - Elemento colocado antes do radical.
12 - As Vogais e Consoantes que ligam o radical e a desinência e têm o objetivo de facilitar a pronúncia de uma palavra.
12a - Grupo formado pelo radical mais a vogal temática
16 - Desinências que indicam flexões de gênero (masculino e feminino).
19 - São formadores da palavra, podendo ser chamados mórficos ou morfemas.
21 - Derivação no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
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2)    Retire as respostas certas das opções entre parênteses, para preencher as lacunas da seguinte afirmação:
Na morfologia as palavras são formadas pelos processos de
____________________ e ____________________.
(Prefixação / Derivação / Justaposição / Composição)
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3)    Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.

Os processos de Derivação são por:

(1) Prefixal
(2) Sufixal
(3) Prefixal e Sufixal
(4) Parassintética
(5) Regressiva
(6) Imprópria
Quando:

(   ) A palavra primitiva está entre o prefixo e o sufixo (prefixo + palavra primitiva + sufixo).
(   ) O prefixo está antes da palavra primitiva (prefixo + palavra primitiva).
(   ) A junção ocorre com um radical e não com uma palavra existente (prefixo + radical + sufixo).
(   ) O sufixo está depois palavra primitiva (palavra primitiva + sufixo).
(   ) A palavra muda de classe gramatical, sem sofrer acréscimo ou supressão, conforme sua função na oração.
(   ) A derivação acontece por redução e não por acréscimo.
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4)    Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.

Os processos de Composição são por:

(1) Justaposição
(2) Redução
(3) Hibridismo
(4) Onomatopeia
(5) Prefixos
(6) Sufixos
Quando:

(    ) A palavra é formada com elementos de línguas diferentes. (burocracia - Buro (francês) + cracia (grego).
(    ) Há junção de palavras sem alteração fonética (palavra composta - girassol, couve-flor).
(    ) A palavra é de forma reduzida (auto, cine).
(    ) Quando o sufixo muda a classe gramatical da palavra (casar/verbo + mento/sufixo = casamento/substantivo).
(    ) Quando o prefixo muda o sentido da palavra (hiper-tensão, hipertensão).
(    ) As palavras são criadas a partir da imitação das vozes dos animais e dos ruídos da natureza. (zum-zum, piar).
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5)    Coloque “F” nas opções que se referem à frase e “O” nas que se referem à oração:
(    ) Gosto de suco.
(    ) Palavra ou grupo de palavras que contém uma ideia com sentido completo.
(    ) Palavras ou frases com estrutura em torno de um verbo.
(    ) Pronto!

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6)    Cruzadinha das Classes Gramaticais:



4
5


6
7
8

9


10










































1















































































































2



























3




























Horizontais:
1)    No meiam seres, coisas ou fenômenos.
2)    Ligam um elemento a outro numa oração.
3)    Usadas para exprimir emoções ou sensações.
Verticais:
4)    Indicam ordem ou quantidade.
5)    Indicam uma ação praticada por alguém em um determinado tempo.
6)    Dão qualidade, característica ou falam alguma coisa do substantivo.
7)    Utilizados para substituir os nomes.
8)    São determinantes, indicam como os substantivos estão empregados.
9)    Complementam ou modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
10)          Ligam orações ou termos de mesma função sintática.
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ORTOGRAFIA

1)      Sabendo que as vogais são letras do alfabeto com função de núcleo das sílabas, identifique o tipo de vogal de acordo com cada conceito abaixo e preencha os espaços vazios nos quadros:
1
A
B
E
R
T
A
S



2
Á
T
O
N
A
S




3
F
E
C
H
A
D
A
S


4
N
A
S
A
I
S




5
O
R
A
I
S





6
S
E
M
I
V
O
G
A
I
S
7
T
O
N
I
C
A
S




(1)  Pronunciadas com a boca mais aberta.
(2)  Pronunciadas com menor intensidade.
(3)  Pronunciadas com a boca mais fechada.
(4)  O ar sai pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.
(5)  O ar sai apenas pela boca.
(6)  Quando aparece apoiada em outra vogal na mesma sílaba.
(7)  Tem pronúncia mais forte.

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2)      Separe as sílabas das palavras abaixo:

Sílabas.................
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Amor










Canhão










Casamento










Classe










Computador










Indiscutivelmente










Infinitamente




















Leão










Mau










Otorrinolaringologista










Pão










Polêmica










Reflexo










Samba










Trabalho










Trem










Vaqueiro










Ventilador










Vermelho










Voz











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3) Lembra que as palavras têm dois tipos de acentuação? A acentuação tônica e a acentuação gráfica. Então coloque o número correspondente à classificação de cada palavra e transcreva a sílaba tônica para o quadro ao lado:


     (1) Proparoxítonas.
     (2) Paroxítonas.
     (3) Oxítonas.
     (4) Monossílabas.

                         Sílaba Tônica
     (1) Acadêmico      ______
     (3) Crachá             ______
     (1) Dinâmico         ______
     (4) Dói                   ______
     (3) Jacaré               ______
     (4) Mãe                  ______
     (1) Matemática      ______
     (2) Pezinho            ______
     (2) Rubrica            ______
     (3) Sofá                 ______
     (2) Túnel               ______
     (4) Um                  ______

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4) Acentue as palavras que devem ser acentuadas e coloque, nos parênteses, o número que corresponde à regra da segunda coluna que você utilizou:


    ( 7 ) Domino

    ( 7 ) Ideia
    ( 7 )Mantem
    ( 1 ) Proparoxítona – Todas são acentuadas.
    ( 7 ) Maracuja
    ( 2 ) Não tem acento.
    ( 7 ) Paranoia
    ( 3 ) Paroxítona terminada em ‘L’.
    ( 7 ) Publico (substantivo)
    ( 4 ) Paroxítona terminada em ‘X’.
    ( 7 ) Pure
    ( 5 ) Oxítona terminada em ‘A’.
    ( 7 ) Sonambulo
    ( 6 ) Oxítona terminada em ‘E’.
    ( 7 ) Torax
    ( 7 ) Oxítona terminada em ‘O’.
    ( 7 ) Trafego (substantivo)
    ( 8 ) Oxítona terminada em ‘EM’.
    ( 7 ) Tunel

    ( 7 ) Ultimo
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5)    Sobre os Hiatos, marque com um ‘X’ a opção correta:

    Os hiatos são formados por duas...
    (   ) consoantes
     que ficam...
    (   ) na mesma sílaba.
    (X) vogais
    (X) em sílabas separadas.

    Nos hiatos de ‘baú’ e ‘traíra’, o ‘i’ e ‘u’ são acentuados porque...
    (X) formam sílabas sozinhos.
    (   ) errado, não têm acento.
    Nas palavras como ‘rainha’e ‘moinho’ o hiato não é acentuado, porque...
    (   ) não é hiato.
    (X) não tem acento antes de ‘nh’.
    Nas palavras como ‘Juiz’, ‘ruim’ e ‘cair’, o hiato também não tem acento.
    (   ) porque não é hiato.
    (X) porque é seguido de ‘m, r, z’.

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6)    O acento diferencial ainda existe, então enumere os parênteses vazios de acordo cada caso à direita: (os números nas respostas podem se repetir)

    
    ( 1 ) Pode

    ( 2 ) Pôde
    ( 3 ) Pôr

    ( 4 ) Por
    (1) 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.
    ( 5 ) Tem
    (2) 3ª pessoa do singular no presente do indicativo.
    ( 6 ) Têm
    (3) Verbo.
    ( 5 ) Mantém
    (4) Preposição.
    ( 6 ) Mantêm
    (5) 3ª pessoa do singular.
    ( 7 ) Forma
    (6) 3ª pessoa do plural.
    ( 7 ) Fôrma
    (7) Facultativo.
    ( 8 ) Enxáguo
    (8) verbos terminados em ‘guar’, ‘quar e ‘quir’, o acento ___depende da pronúncia.
    ( 8 ) Delínquo

    ( 8 ) Enxaguo

    ( 8 ) Delinquo


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7) Agora vamos brincar um pouco com a crase. Complete a afirmação escolhendo as palavras certas, nas opções abaixo:
A crase acontece pela __________ de duas __________a”, sendo marcada pelo acento __________. A primeira representa uma ____________ e a segunda um __________. Também pode ocorrer na contração da preposição “a” com os pronomes ________________  aquele(s), __________(s), aquilo”.

Agudo
Aquela
Artigo
Demonstrativos
Grave
Junção
Letras
Pessoais
Preposição
Pronome
Separação
Vogais
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8) Quanto à ocorrência de ‘crase’, coloque “V” nos parênteses onde a oração está correta e “F” quando estiver errada.
( V ) A cantora encantou a plateia.
( V ) Aquele restaurante é bom.
( F ) Ontem não fui a escola.
( F ) Ela fez aquela tarefa.
( V ) Amei aquele filme.
( F ) Assisti aquele filme.
( V ) Vamos àquele restaurante.
( F ) Vou à Porto Alegre.
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9) Observe as regras de uso da crase e preencha os parênteses à esquerda, de acordo com as situações de ocorrência na coluna da direita.
Regras
          Situações
(2)
Antes da palavra "terra", quando esta significar oposição a bordo.
    (1)
Obrigatória.
(4)
Antes da palavra “casa”, quando complementada por um adjetivo, ou uma locução adjetiva.
    (2)
Proibida.
(2)
Antes de cidades, estados e países, se na volta utilizarmos a proposição “de” e não a preposição “da”.
    (3)
Facultativa.
(1)
Antes de cidades, estados, países (femininos).
    (4)
Casos Especiais.
(2)
Antes de nomes de santas, de Nossa Senhora e de mulheres célebres.


(3)
Antes de palavras masculinas, quando estiver implícito “à moda de”.


(2)
Antes de palavras masculinas.


(3)
Antes de pronomes possessivos.


(2)
Antes de pronomes: pessoais, tratamento, interrogativos, indefinidos, relativos e demonstrativos (exceto ‘aquela, aquele, aquilo’).


(2)
Antes de verbos.


(2)
Antes do artigo indefinido “uma”.


(1)
Com a vogal “a”, quando na função de pronome demonstrativo.


(4)
Com as locuções adverbiais de “hora”:


(1)
Com as locuções adverbiais, conjuntivas ou prepositivas de base feminina.


(1)
Com os pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquilo, aquela, aquelas.


(3)
Depois da preposição "até".


(2)
Depois das preposições: para, perante, com, contra e outras.


(2)
Expressões formadas por palavras repetidas.


(3)
Locuções adjetivas, adverbiais, prepositivas e conjuntivas, com sentido de meio ou de instrumento.


(4)
Nas construções das preposições: “da...a / das...as”; “dos...a”; “deste...a”.


(2)
Quando a vogal "a" vem antes de plural.


(3)
Quando subentendido termo feminino: vou à Fernão de Noronha. (ilha).



                              <><><><><><><> 

SEMÂNTICA

1)    Caça palavras: Procure e destaque, no quadro, as palavras relacionadas com os conceitos abaixo:
A
T
V
H
Q
Z
Ç
X
F
N
T
Z
H
A
Q
O
B
S
E
S
C
R
I
T
A
M
B
X
G
E
W
P
C
R
R
G
W
L
L
C
L
Q
G
C
T
I
E
Ç
D
Q
B
F
E
I
K
P
A
A
R
V
V
O
R
L
E
P
A
E
R
N
J
L
B
Z
E
B
F
U
D
K
F
O
L
I
M
G
U
A
G
E
M
N
R
Q
F
J
G
N
U
D
T
U
H
C
E
W
F
M
C
A
O
H
F
A
L
A
D
A
G
A
S
S
V
A
D
Z
R
G
H
M
V
C
Y
S
F
S
T
X
C
S
E
W
M
F
I
L
X
B
U
A
D
C
O
L
O
Q
U
I
A
L
J
K
Z
A
I
O
P
V
S
E
D
D
F
G
L
B

1.     A língua ...... é a representação da língua falada.
2.     A língua ...... , utiliza-se de tonalidades da voz.
3.     Fala espontânea, utilizada em situações informais.
4.     Fala rebuscada, utilizada em situações formais.
5.     Ferramenta de comunicação dos homens.
6.     Forma mais natural forma de uso individual da língua.
7.     Linguagem não verbal.
8.     Maneira de expressão da linguagem.
9.     Pode ser falada ou escrita.
10. Tipo de linguagem.
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2)    Preencha as lacunas tornando verdadeira a seguinte afirmativa, utilizando as palavras entre parênteses:
   Os __________ são elementos representativos e convencionais que representam uma determinada língua e representa dois aspectos: o _______________ (som de algo que conhecemos); e o _______________ (imagem gravada na memória e resgatada ao ouvir o som).
(signos/vocábulos; significado/símbolo; código/significante)
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1)    Sabendo que, na semântica, as palavras são classificadas quanto ao seu significado, analise o quadro abaixo e preencha os parênteses com o número correspondente ao exemplo de cada caso na coluna ao lado:

Classe
Conceito
Exemplo
    (  ) Parônimos
Grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes.
(1)    Jovem/velho, linda/feia.
    (  ) Sinônimos
Grafias diferentes, mas significados parecidos.
(2)  Almoço/substantivo, almoço/verbo.
    (  ) Polissemia
  Grafias iguais, mas com significados múltiplos.
(3)    Acento/gráfico, acento/cadeira, acender o fogo/ ascender ao cargo.
    (  ) Homônimos Perfeitos
  Mesma grafia, mesmo som, mas significados diferentes.
(4)    Cedo/verbo, cedo/advérbio de tempo.
    (  ) Homônimos
 Mesma pronúncia e significados diferentes
(5)      Aprender/obter conhecimento, apreender/capturar.
    (  ) Antônimos
Palavras de significados contrários
(6)       Cabo/graduação militar, cabo de aço/ de vassoura/de faca.
    (  ) Homógrafas
Possuem a mesma grafia, mas a pronúncia e significado diferentes.
(7)      Menino/garoto, bela/linda.

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VERBO

1)    Para relembrar as divisões do estudo do verbo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
    (1) Semântica
    (  ) Infinitivo, particípio, gerúndio.
    (2) Morfologia
    (  ) Número, pessoa, modo, voz (ativa, passiva, reflexiva).
    (3) Formas Nominais
    (  ) Regulares, irregulares, anômalos, defectivos, abundantes.
    (4)Flexão
    (  ) Transitivos: direto, indireto, direto e indireto.

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2)    Nos parênteses abaixo, coloque (V) quando a afirmativa for Verdadeira e (F) quando for Falsa. Quanto ao estudo do verbo em relação à semântica, podemos afirmar que:
(   ) A semântica estuda a relação entre os significantes e o que eles representam.
(   ) Os verbos transitivos são que não necessitam de complemento para dar sentido à oração.
(   ) Os verbos transitivos diretos, não exigem preposição (objeto direto).
(   ) Na oração: “A garota gosta de cantar”, temos um exemplo de verbo transitivo indireto.
(   ) O objeto direto revela a presença de um verbo transitivo direto e indireto.
(   ) Os verbos intransitivos “andar” e “existir”, designam ações que não exigem complemento.
(   ) Verbos impessoais são os que designam ações e necessitam de sujeito.
(   ) Os verbos de ligação designam ações e servem para ligar dois sujeitos.
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3)    Na morfologia é estudada a estrutura, a formação e a classificação dos verbos. Seguindo as dicas abaixo, preencha os quadrados vazios para descobrir as classes de estudo dos verbos.

1

A

B

U

N

D

A

N

T

E

S

///

2

A

M

A

V

A

///

///

///

///

///

///

3

D

F

E

C

T

I

V

O

S

///

///

4

I

N

E

X

I

S

T

E

N

T

E

5

R

E

G

U

L

A

R

E

S

///

///

6

A

C

E

I

T

A

D

O

///

///

///

7

A

N

Ô

M

A

L

O

S

///

///

///

8

I

D

E

S

///

///

///

///

///

///

///

9

I

R

R

E

G

U

L

A

R

E

S

10

A

C

E

I

T

O

///

///

///

///

///

11

C

A

I

B

O

///

///

///

///

///

///


1 - Verbos que particularmente, aceitam duas formas de utilização, mesmo soando de forma estranha.

2 - 1ª pessoa do singular, pretérito imperfeito, modo indicativo, do verbo ‘Amar’.

3 - Verbos que não podem ser conjugados em todas as formas (precaver, reaver).

4 - 1ª, 2ª e 3ª pessoa do presente do indicativo, do verbo ‘Precaver’.

5 - Verbos que seguem um certo paradigma na sua flexão, conseguem executar todas as conjungações normais, sem alterar o seu radical. (Amar, bater, partir)

6 - Particípio Regular do verbo ‘Aceitar’.

7 - Verbos que, além de irregulares, o radical pode ficar completamente diferente na conjugação (ir, ser, ter, pôr).

8 - 2ª pessoa do plural, presente do indicativo, do verbo ‘Ir’.

9 - Verbos que sofrem modificações em relação aos paradigmas da conjugação, tendo modificações no radical e nas terminações (resfolegar, caber, medir).

10 - Particípio Irregular do verbo ‘Aceitar’.

11- 1ª pessoa do singular, presente do Indicativo do verbo ‘Caber’.

<><><><><><><> 
4)    Complete as orações com as formas nominais indicadas nos parênteses:
a)     A agência do banco foi _________ ontem de manhã. (particípio de invadir)
b)    As pessoas __________ pedia sua saída. (gerúndio de gritar)
c)     Ela, __________, pediu o remédio (gerúndio de tremer)
d)    Nunca tinham __________ tantos alunos. (particípio de suspender)
e)     O aluno foi __________ no final da aula. (particípio de suspender)
f)      Tenho __________ o bebê todas as noites. (particípio de cobrir)
g)     Tente __________ o que eu peço. (infinitivo impessoal de fazer)
h)    Tinha __________ a garagem para ele entrar. (particípio de abrir)
<><><><><><><> 
5)    Preencha os parênteses da primeira coluna, com os números correspondentes à conjugação de cada verbo.
(  )
Abrir


(  )
Aprender


(  )
Bater


(  )
Cantar


(  )
Correr


(  )
Dar


(  )
Decidir
(1)
1ª Conjugação
(  )
Estar
(2)
2ª Conjugação
(  )
Fazer
(3)
3ª Conjugação
(  )
Fingir


(  )
Imprimir


(  )
Levar


(  )
Permitir


(  )
Usar


(  )
Vender



<><><><><><><> 

6)    Separe os verbos da oração abaixo e preencha os espaços vazios com a classificação de cada verbo quanto à flexão.
A reunião iniciará quando todos estiverem presentes.
Verbo
Número
Pessoa
Modo
Tempo
Voz














<><><><><><><> 

7)    Reescreva a oração abaixo, colocando-a na ‘voz passiva analítica’.

- O humorista contou a piada.

- ________________________.

<><><><><><><> 

8)    Coloque a oração abaixo na ‘voz passiva sintética’.

- Todos se sentaram.

- __________________.

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9)    Complete: Na oração: O ciclista se feriu. A flexão verbal está na ‘voz’ __________.

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10)                      Vamos conjugar o verbo Estudar? Preencha as cruzadinhas seguindo as dicas abaixo.

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2
3
4
5
6
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8
9
10
11
2
֍
֍
֍
֍
֍
E
֍
֍
֍
֍
3
֍
֍
֍
֍
E
S
֍
֍
֍
֍
4
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֍
֍
E
S
T
֍
֍
֍
֍
5
֍
֍
E
S
T
U
D
E
S
֍
6
֍
E
S
T
U
D
A
R
A
O
7
E
S
T
U
D
A
R
A
M
֍
8
֍
T
U
D
A
I
֍
֍
֍
֍
9
֍
U
D
A
N
֍
֍
֍
֍
֍
10
֍
D
A
R
D
֍
֍
֍
֍
֍
11
֍
O
D
֍
O
֍
֍
֍
֍
֍
12
֍
֍
O
֍
֍
֍
֍
֍
֍
֍

3V- Estudo – 1ª pessoa do singular, do Presente do indicativo
4V- Estudado - Particípio passado
5V- Estudar – Infinitivo
6V- Estudando – Gerúndio
7V- Estudai – 2ª pessoa do plural do imperativo
5H- Estudes – 2ª pessoa do presente do subjuntivo
6H- Estudarão – 3ª pessoa do plural, do futuro do presente do indicativo
7H - Estudaram – 3ª pessoa do plural, do presente do indicativo
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11)                      Cruzadinha verbal.





2
15

24
4








1
P
A
S
S
A
D
O
7







14
S
A
I
D
A
20
C
A
F
É



8
19
S
I
M
5
R
21
H
O
J
E

3
F
A
Z
E
N
D
O


O
11





M
16
I
D
O
L
O
12
V
C





A
23
18
O
6
H
A
V
E
R




13
N
A
T
U
R
A
L
10
R
E
M
A
R

17
D
A
N
Ç
A
M



I





O
22
T
A
9
O
X
Í
T
O
N
A








S








Horizontais:
1 – Tempo verbal que indica um 
      fato   já acontecido.
3 – Gerúndio do verbo ‘fazer’.
6 – Verbo de ligação de 2ª conjugação.
9 – Palavra cuja última sílaba é tônica.
10 – Infinitivo impessoal de ‘eu remei’.
12 – Abreviação de ‘você’ no ‘msn’.
13 – O que vem da ‘natureza’.
14 – Contrário de ‘entrada’.
16 – Que é idolatrado.
17 – Verbo ‘dançar’ na 3ª pessoa do plural, presente do indicativo.
19 – Confirmação positiva.
20 – Bebida feita de grãos torrados
       e moídos.
21 – Antônimo de ‘ontem’.
22 – Forma popular do verbo ‘estar’ na 3ª pessoa do singular, presente do indicativo.
   Verticais:
2 – Verbo ‘assar’, 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.
4 – Infinitivo impessoal de ‘ele deu’.
5 – Verbo ‘olhar’, 1ª pessoa do plural, presente do indicativo.
7 – Verbo da 2ª conjugação que representa um fenômeno natural.
8 – Gerúndio do verbo ‘amar’.
11 – Verbo ‘crer’ na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
15 – Gerúndio do verbo ‘sair’, mais o sufixo de ‘dentuça’.
18 – Sigla de Trinitotolueno (explosivo).
23 – Sigla que designa as pilhas alcalinas pequenas.
24 – Sigla de ‘Anno Domini’ (em latim significa: "ano do Senhor").


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CONCORDÂNCIA

1)    Marque a opção que completa corretamente as lacunas.
Elas mesmas fizeram os trabalhos e enviaram anexos às propostas, como materiais bastantes para cumprir o objetivo.

(    ) mesmo, anexo, bastante
(    ) mesmas, anexo, bastante
(    ) mesmas, anexos, bastantes
(    ) mesmo, anexos, bastante
(    ) mesmas, anexos, bastante
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2)    Marque a opção que completa corretamente as lacunas.
Água às refeições é mau para a saúde. Essa é uma das muitas precauções que são precisas tomar, para conservar a silhueta."

(    ) mau, é preciso
(    ) mal, é precisa
(    ) má, são precisas
(    ) mau, são precisas
(    ) má, é preciso
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3)    Considerando as regras de concordância nominal, preencha as lacunas com as opções corretas colocadas entre parênteses:

a) cabeça e corpo _________________ (monstruoso / monstruosos)
b) calma e serenidade _________________ (invejável / invejáveis)
c) cabelo e pupila _________________ (negros / negras)
d) dentes e garras _________________ (afiados / afiadas)
e) galhos e tronco _________________ (seco / secos)

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4)    Assinale as alternativas que preenchem de forma correta as lacunas:

a) - Meus poemas seguem __________ às cartas.
b) - Polvo e lula __________ serão servidos no jantar.
c) - Para a matrícula, é __________ a documentação pedida.

(    ) - anexos – fresca ou frescos - necessária.
(    ) - anexas - frescos - necessária.
(    ) - anexos - fresca ou frescos - necessário.
(    ) - anexas - frescos - necessário.
(    ) - anexas - fresca ou frescos - necessária.

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5)    Cace as palavras que completam corretamente as frases abaixo:

- As vozes e os risos __________ para sempre.- Hoje acordei cedo para apreciar o lindo __________.
- O dia está __________ hoje.
- A professora e os alunos __________ o hino.
- O almoço será somente ovos e batatas _________ ou _________.
- Serviram feijão e carne __________ ou __________.
- As amigas estavam _________ ansiosas para _________ os jornais.
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6)    Assinale as alternativas que preenchem as lacunas de forma correta:

__________ anos, que neste local __________ árvores e flores. Hoje, só __________ ervas daninhas.

(    ) fazem, havia, existe
(    ) fazem, havia, existe
(    ) fazem, haviam, existem
(    ) faz, havia, existem
(    ) faz, havia, existe
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7)    Complete as lacunas fazendo a concordância correta:

a) __________, este assunto entre os políticos. (comenta-se / comentam-se)

b) Se o governo __________ a atual política salarial teremos problemas. (manter / mantiver)

c) Se o empresariado não __________ as perdas salariais __________ sérios problemas. (repor / repuser) – (haverá / haverão)

d) Quando os sindicatos __________, o caos será instalado. (intervierem / intervirem).


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