SÓ
EXERCÍCIOS
(Respostas
no final)
FONOLOGIA E FONÉTICA
1) Enumere a
segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da
primeira coluna:
( 1 )
Fonologia.
( 2 ) Fonema.
( 3 ) Função
do fonema.
( 4 ) Letra.
( 5 ) Palavra.
|
( ) Conjunto de letras que representa uma
coisa, ideia ou ação.
( ) Símbolo, um sinal correspondente a um
respectivo som, ao qual damos o nome de fonema.
( ) Estudo dos sons de cada uma das letras
que formam as palavras.
( ) Estabelecer uma diferença de significado
entre uma palavra e outra.
( ) Som representado graficamente por uma
letra.
|
<><><><><><><>
2) Enumere a
segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da
primeira coluna:
( 1 ) Dígrafo.
( 2 ) Letra
‘X’.
( 3 ) Letras ‘m’ e ‘n’.
( 4 ) Fonema duplo.
( 5 )
Telha / Nascer.
|
( ) Exemplos de dígrafo.
( ) Provocam a nasalização.
( ) Táxi: T-a-x-i / t-a-k-s-i.
( ) Junção de duas letras que juntas formam um único som.
( ) Sinal, símbolo que tem dois fonemas.
|
<><><><><><><>
3) Separe as letras e os fonemas das palavras abaixo e coloque suas quantidades no espaço em branco, conforme o exemplo:
_______________________Letras______________Fonemas
-Chaveiro: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
_______________________Letras______________Fonemas
-Chaveiro: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Chuva: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Cinto: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Complexo: __/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_
/_ (___)
-Convexo: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Dengue: ____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Dinheiro: ___/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_ (___)
-Fluxo: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Guerra: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Impar: ______/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Lhama: _____/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_ /_
(___)
-Mensagem: __/_/_/_/_/_/_/_ (___)__/_/_/_/_/_/_/_
/_ (___)
<><><><><><><>
4) Falso ou Verdadeiro?
( ) Os Encontros Vocálicos são formados pela
junção de duas ou mais consoantes numa única sílaba.
( ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais vogais.
( ) Os Encontros Consonantais são formados pela junção de duas ou mais vogais numa única sílaba.
( ) Os Encontros Consonantais são encontros de consoantes numa só palavra.
( ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais vogais.
( ) Os Encontros Consonantais são formados pela junção de duas ou mais vogais numa única sílaba.
( ) Os Encontros Consonantais são encontros de consoantes numa só palavra.
<><><><><><><>
5) Quanto aos tipos de
Encontros vocálicos, enumere as opções abaixo de acordo com as afirmativas e
encontre a sequência correta:
I – Encontro de duas vogais numa só palavra.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
III - Encontro de duas vogais numa mesma palavra, mas em sílabas diferentes.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
III - Encontro de duas vogais numa mesma palavra, mas em sílabas diferentes.
( ) Tritongo
( ) Hiato
( ) Ditongo
A.
( ) III –II – I.
B.
( ) I – II – III.
C.
( ) II – III – I.
<><><><><><><>
6) Observe as palavras abaixo, veja que tipo de Encontro Vocálico ou Consonantal ela possui e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Água
|
( ) Tritongo
|
( 2 ) Triunfo
|
( ) Caso do X
|
( 3 ) Tnxaguou
|
( ) Dígrafo
|
( 4 ) Farinha
|
( ) Hiato
|
( 5 ) Fluxograma
|
( ) Nasalização
|
( 6 ) Campanha
|
( ) Ditongo
|
<><><><><><><>
MORFOLOGIA
1)
Cruzadinha
da Origem das Palavras:
Horizontais:
2 - Elemento mórfico
que contém o sentido básico da palavra, parte
da palavra que não muda, se repete em todas as derivadas.
4 - A parte de significado básico na origem da palavra, que tem relação com a história da palavra.
5 - Raiz da palavra Pedra.
6 - Elemento colocado depois do radical.
6a - Elementos secundários
agregados a um radical ou tema para formar palavras derivadas.
8 - A vogal
que tem a função
de facilitar a junção do radical com as desinências.
8a - Indicam as flexões de gênero
e número da palavra.
11 - Desinências que indicam
flexões de pessoa, modo e tempo.
Verticais:
2
– Exemplo de derivação prefixal.
7 - Elementos que compõem a
palavra.
9 - Elemento colocado antes do radical.
12 - As Vogais e Consoantes
que ligam o radical e a desinência e têm o objetivo de facilitar a pronúncia de
uma palavra.
12a
- Grupo
formado pelo radical mais a vogal temática
16 - Desinências que indicam flexões de gênero (masculino e feminino).
19 - São
formadores da palavra, podendo ser chamados mórficos ou morfemas.
21 - Derivação no qual um prefixo ou
mais são acrescentados à palavra primitiva.
<><><><><><><>
2)
Retire as
respostas certas das opções entre parênteses, para preencher as lacunas da
seguinte afirmação:
Na morfologia as palavras são
formadas pelos processos de
____________________ e ____________________.
(Prefixação / Derivação / Justaposição / Composição)
<><><><><><><>
3)
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os
processos de Derivação são por:
(1) Prefixal
(2) Sufixal
(3) Prefixal
e Sufixal
(4) Parassintética
(5) Regressiva
(6) Imprópria
|
Quando:
( ) A palavra primitiva está entre o prefixo
e o sufixo (prefixo + palavra primitiva
+ sufixo).
( ) O prefixo está antes da palavra primitiva (prefixo +
palavra primitiva).
( ) A junção ocorre com um radical e não com
uma palavra existente (prefixo + radical + sufixo).
( ) O sufixo está depois palavra primitiva (palavra
primitiva + sufixo).
( ) A palavra muda de classe gramatical, sem sofrer acréscimo ou
supressão, conforme sua função na oração.
( ) A derivação acontece por redução e não por
acréscimo.
|
<><><><><><><>
4)
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os processos de
Composição são por:
(1) Justaposição
(2) Redução
(3) Hibridismo
(4) Onomatopeia
(5) Prefixos
(6) Sufixos
|
Quando:
( ) A palavra é formada com elementos de
línguas diferentes. (burocracia - Buro (francês) + cracia (grego).
( ) Há junção de palavras sem alteração
fonética
(palavra composta - girassol, couve-flor).
( ) A palavra é de forma reduzida (auto, cine).
( ) Quando o sufixo muda a classe gramatical da
palavra (casar/verbo + mento/sufixo = casamento/substantivo).
( ) Quando o prefixo muda o sentido da
palavra (hiper-tensão, hipertensão).
( ) As palavras são criadas a partir da imitação das
vozes dos animais e dos ruídos da natureza. (zum-zum, piar).
|
<><><><><><><>
5) Coloque “F” nas opções que se referem à frase e “O” nas que se referem à oração:
( ) Gosto de
suco.
( ) Palavra
ou grupo de palavras que contém uma ideia com sentido completo.
( ) Palavras
ou frases com estrutura em torno de um verbo.
( ) Pronto!
<><><><><><><>
6)
Cruzadinha das Classes Gramaticais:
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
|||||||
1
|
|||||||||||||
2
|
|||||||||||||
3
|
|||||||||||||
Horizontais:
1)
No meiam seres,
coisas ou fenômenos.
2)
Ligam um elemento
a outro numa oração.
3)
Usadas para
exprimir emoções ou sensações.
Verticais:
4) Indicam ordem ou quantidade.
5)
Indicam uma ação
praticada por alguém em um determinado tempo.
6)
Dão qualidade,
característica ou falam alguma coisa do substantivo.
7)
Utilizados para
substituir os nomes.
8)
São
determinantes, indicam como os substantivos estão empregados.
9)
Complementam ou
modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
10)
Ligam orações ou
termos de mesma função sintática.
<><><><><><><>
ORTOGRAFIA
1)
Sabendo
que as vogais são letras do alfabeto com função
de núcleo das sílabas, identifique o tipo de vogal de acordo com cada conceito
abaixo e preencha os espaços vazios nos quadros:
1
|
A
|
B
|
E
|
R
|
T
|
A
|
S
|
|||
2
|
Á
|
T
|
O
|
N
|
A
|
S
|
||||
3
|
F
|
E
|
C
|
H
|
A
|
D
|
A
|
S
|
||
4
|
N
|
A
|
S
|
A
|
I
|
S
|
||||
5
|
O
|
R
|
A
|
I
|
S
|
|||||
6
|
S
|
E
|
M
|
I
|
V
|
O
|
G
|
A
|
I
|
S
|
7
|
T
|
O
|
N
|
I
|
C
|
A
|
S
|
(1) Pronunciadas
com a boca mais aberta.
(2) Pronunciadas com menor intensidade.
(3) Pronunciadas
com a boca mais fechada.
(4) O ar sai pela boca e pelo nariz
ao mesmo tempo.
(5) O ar sai apenas pela boca.
(6) Quando aparece apoiada em outra
vogal na mesma sílaba.
(7) Tem pronúncia mais forte.
<><><><><><><>
2) Separe
as sílabas das palavras abaixo:
Sílabas.................
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
Amor
|
||||||||||
Canhão
|
||||||||||
Casamento
|
||||||||||
Classe
|
||||||||||
Computador
|
||||||||||
Indiscutivelmente
|
||||||||||
Infinitamente
|
||||||||||
Lá
|
||||||||||
Leão
|
||||||||||
Mau
|
||||||||||
Otorrinolaringologista
|
||||||||||
Pão
|
||||||||||
Polêmica
|
||||||||||
Reflexo
|
||||||||||
Samba
|
||||||||||
Trabalho
|
||||||||||
Trem
|
||||||||||
Vaqueiro
|
||||||||||
Ventilador
|
||||||||||
Vermelho
|
||||||||||
Voz
|
<><><><><><><>
3) Lembra
que as palavras têm dois tipos de acentuação? A acentuação tônica e a
acentuação gráfica. Então coloque o número correspondente à
classificação de cada palavra e transcreva a sílaba tônica para o quadro ao
lado:
(1) Proparoxítonas.
(2)
Paroxítonas.
(3) Oxítonas.
(4)
Monossílabas.
|
Sílaba Tônica
(1) Acadêmico ______
(3) Crachá ______
(1) Dinâmico ______
(4) Dói ______
(3) Jacaré ______
(4) Mãe ______
(1) Matemática ______
(2) Pezinho ______
(2) Rubrica ______
(3) Sofá ______
(2) Túnel ______
(4) Um ______
|
<><><><><><><>
4) Acentue
as palavras que devem ser acentuadas e coloque, nos parênteses, o número que
corresponde à regra da segunda coluna que você utilizou:
( 7 ) Domino
|
|
( 7 ) Ideia
|
|
( 7 )Mantem
|
( 1 ) Proparoxítona – Todas
são acentuadas.
|
( 7 ) Maracuja
|
( 2
) Não tem acento.
|
( 7 ) Paranoia
|
( 3
) Paroxítona terminada em ‘L’.
|
( 7 ) Publico (substantivo)
|
( 4
) Paroxítona terminada em ‘X’.
|
( 7 ) Pure
|
( 5
) Oxítona terminada em ‘A’.
|
( 7 ) Sonambulo
|
( 6
) Oxítona terminada em ‘E’.
|
( 7 ) Torax
|
( 7
) Oxítona terminada em ‘O’.
|
( 7 ) Trafego (substantivo)
|
( 8
) Oxítona terminada em ‘EM’.
|
( 7 ) Tunel
|
|
( 7 ) Ultimo
|
<><><><><><><>
5) Sobre os Hiatos, marque com um
‘X’ a opção correta:
Os hiatos são formados por
duas...
|
( ) consoantes
|
que ficam...
|
( ) na mesma sílaba.
|
(X) vogais
|
(X) em sílabas separadas.
|
Nos hiatos de ‘baú’ e ‘traíra’, o ‘i’ e ‘u’ são acentuados porque...
|
(X) formam sílabas sozinhos.
|
( ) errado, não têm acento.
|
|
Nas palavras como ‘rainha’e ‘moinho’ o hiato não é acentuado, porque...
|
( ) não é hiato.
|
(X) não tem acento antes de ‘nh’.
|
|
Nas palavras como ‘Juiz’, ‘ruim’ e ‘cair’, o hiato
também não tem acento.
|
( ) porque não é hiato.
|
(X) porque é seguido de ‘m, r, z’.
|
<><><><><><><>
6) O acento diferencial ainda
existe, então enumere os parênteses vazios de acordo cada caso à direita: (os
números nas respostas podem se repetir)
( 1 ) Pode
|
|
( 2 ) Pôde
|
|
( 3 ) Pôr
|
|
( 4 ) Por
|
(1) 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.
|
( 5 ) Tem
|
(2) 3ª pessoa do singular no presente do indicativo.
|
( 6 ) Têm
|
(3) Verbo.
|
( 5 ) Mantém
|
(4) Preposição.
|
( 6 ) Mantêm
|
(5) 3ª pessoa do singular.
|
( 7 ) Forma
|
(6) 3ª pessoa do plural.
|
( 7 ) Fôrma
|
(7) Facultativo.
|
( 8 ) Enxáguo
|
(8) verbos terminados em ‘guar’, ‘quar’ e ‘quir’, o acento ___depende da pronúncia.
|
( 8 ) Delínquo
|
|
( 8 ) Enxaguo
|
|
( 8 ) Delinquo
|
<><><><><><><>
7) Agora vamos brincar um
pouco com a crase. Complete a afirmação escolhendo as palavras certas, nas
opções abaixo:
A
crase acontece pela __________ de duas __________ “a”, sendo marcada pelo acento __________.
A primeira representa uma ____________ e a segunda um __________.
Também pode ocorrer na contração da preposição “a” com os pronomes ________________
“aquele(s), __________(s),
aquilo”.
□ Agudo
□ Aquela
□ Artigo
□ Demonstrativos
□ Grave
□ Junção
|
□ Letras
□ Pessoais
□ Preposição
□ Pronome
□ Separação
□ Vogais
|
<><><><><><><>
8) Quanto à ocorrência de
‘crase’, coloque “V” nos parênteses onde a oração está correta e “F” quando
estiver errada.
(
V ) A cantora
encantou a plateia.
(
V ) Aquele
restaurante é bom.
(
F ) Ontem não fui a
escola.
(
F ) Ela fez aquela
tarefa.
(
V ) Amei aquele
filme.
(
F ) Assisti aquele
filme.
(
V ) Vamos àquele
restaurante.
(
F ) Vou à Porto
Alegre.
<><><><><><><>
9) Observe as regras de uso da
crase e preencha os parênteses à esquerda, de acordo com as situações de
ocorrência na coluna da direita.
Regras
|
Situações
|
|||
(2)
|
Antes da palavra "terra", quando esta
significar oposição a bordo.
|
(1)
|
Obrigatória.
|
|
(4)
|
Antes da palavra “casa”, quando
complementada por um adjetivo, ou uma locução adjetiva.
|
(2)
|
Proibida.
|
|
(2)
|
Antes de cidades, estados e países, se na volta
utilizarmos a proposição “de” e não a preposição “da”.
|
(3)
|
Facultativa.
|
|
(1)
|
Antes de cidades, estados,
países (femininos).
|
(4)
|
Casos Especiais.
|
|
(2)
|
Antes de nomes de santas, de Nossa Senhora e de
mulheres célebres.
|
|||
(3)
|
Antes de palavras masculinas, quando
estiver implícito “à moda de”.
|
|||
(2)
|
Antes de palavras masculinas.
|
|||
(3)
|
Antes de pronomes possessivos.
|
|||
(2)
|
Antes de pronomes: pessoais, tratamento,
interrogativos, indefinidos, relativos e demonstrativos (exceto ‘aquela,
aquele, aquilo’).
|
|||
(2)
|
Antes de verbos.
|
|||
(2)
|
Antes do artigo indefinido “uma”.
|
|||
(1)
|
Com a vogal “a”, quando na função de pronome demonstrativo.
|
|||
(4)
|
Com as locuções adverbiais de
“hora”:
|
|||
(1)
|
Com as locuções adverbiais,
conjuntivas ou prepositivas de base feminina.
|
|||
(1)
|
Com os
pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquilo, aquela, aquelas.
|
|||
(3)
|
Depois da preposição
"até".
|
|||
(2)
|
Depois das preposições: para, perante, com,
contra e outras.
|
|||
(2)
|
Expressões formadas por palavras repetidas.
|
|||
(3)
|
Locuções
adjetivas, adverbiais, prepositivas e conjuntivas, com sentido de meio ou de
instrumento.
|
|||
(4)
|
Nas construções das
preposições: “da...a / das...as”; “dos...a”; “deste...a”.
|
|||
(2)
|
Quando a vogal "a" vem antes de plural.
|
|||
(3)
|
Quando subentendido termo
feminino: vou à Fernão de Noronha. (ilha).
|
|||
<><><><><><><>
SEMÂNTICA
1)
Caça
palavras: Procure e destaque, no quadro, as palavras relacionadas com os
conceitos abaixo:
A
|
T
|
V
|
H
|
Q
|
Z
|
Ç
|
X
|
F
|
N
|
T
|
Z
|
H
|
A
|
Q
|
O
|
B
|
S
|
E
|
S
|
C
|
R
|
I
|
T
|
A
|
M
|
B
|
X
|
G
|
E
|
W
|
P
|
C
|
R
|
R
|
G
|
W
|
L
|
L
|
C
|
L
|
Q
|
G
|
C
|
T
|
I
|
E
|
Ç
|
D
|
Q
|
B
|
F
|
E
|
I
|
K
|
P
|
A
|
A
|
R
|
V
|
V
|
O
|
R
|
L
|
E
|
P
|
A
|
E
|
R
|
N
|
J
|
L
|
B
|
Z
|
E
|
B
|
F
|
U
|
D
|
K
|
F
|
O
|
L
|
I
|
M
|
G
|
U
|
A
|
G
|
E
|
M
|
N
|
R
|
Q
|
F
|
J
|
G
|
N
|
U
|
D
|
T
|
U
|
H
|
C
|
E
|
W
|
F
|
M
|
C
|
A
|
O
|
H
|
F
|
A
|
L
|
A
|
D
|
A
|
G
|
A
|
S
|
S
|
V
|
A
|
D
|
Z
|
R
|
G
|
H
|
M
|
V
|
C
|
Y
|
S
|
F
|
S
|
T
|
X
|
C
|
S
|
E
|
W
|
M
|
F
|
I
|
L
|
X
|
B
|
U
|
A
|
D
|
C
|
O
|
L
|
O
|
Q
|
U
|
I
|
A
|
L
|
J
|
K
|
Z
|
A
|
I
|
O
|
P
|
V
|
S
|
E
|
D
|
D
|
F
|
G
|
L
|
B
|
1.
A língua ...... é a
representação da língua falada.
2.
A língua ...... , utiliza-se de tonalidades da voz.
3.
Fala
espontânea, utilizada em situações informais.
4.
Fala
rebuscada, utilizada em situações formais.
5.
Ferramenta
de comunicação dos homens.
6.
Forma
mais natural forma de uso individual da língua.
7.
Linguagem
não verbal.
8.
Maneira
de expressão da linguagem.
9.
Pode
ser falada ou escrita.
10. Tipo
de linguagem.
<><><><><><><>
2)
Preencha
as lacunas tornando verdadeira a seguinte afirmativa, utilizando as palavras
entre parênteses:
Os __________ são elementos representativos e
convencionais que representam uma determinada língua e representa dois aspectos: o _______________ (som de algo que conhecemos); e o _______________ (imagem gravada na memória e resgatada ao
ouvir o som).
(signos/vocábulos;
significado/símbolo; código/significante)
<><><><><><><>
1)
Sabendo
que, na semântica, as palavras são classificadas quanto ao seu significado,
analise o quadro abaixo e preencha os parênteses com o número correspondente ao
exemplo de cada caso na coluna ao lado:
Classe
|
Conceito
|
Exemplo
|
( ) Parônimos
|
Grafia e pronúncia parecidas, mas significados
diferentes.
|
(1)
Jovem/velho, linda/feia.
|
( ) Sinônimos
|
Grafias diferentes, mas significados parecidos.
|
(2)
Almoço/substantivo, almoço/verbo.
|
( ) Polissemia
|
Grafias iguais, mas com significados múltiplos.
|
(3)
Acento/gráfico, acento/cadeira, acender o
fogo/ ascender ao cargo.
|
( ) Homônimos Perfeitos
|
Mesma grafia, mesmo som, mas significados
diferentes.
|
(4)
Cedo/verbo, cedo/advérbio de tempo.
|
( ) Homônimos
|
Mesma pronúncia e significados diferentes
|
(5)
Aprender/obter conhecimento, apreender/capturar.
|
( ) Antônimos
|
Palavras de significados contrários
|
(6)
Cabo/graduação militar, cabo
de aço/ de vassoura/de faca.
|
( ) Homógrafas
|
Possuem a mesma
grafia, mas a pronúncia e significado diferentes.
|
(7)
Menino/garoto, bela/linda.
|
<><><><><><><>
VERBO
1)
Para
relembrar as divisões do estudo do verbo, enumere a segunda coluna de acordo
com a primeira.
(1) Semântica
|
( ) Infinitivo, particípio, gerúndio.
|
(2) Morfologia
|
( ) Número, pessoa, modo, voz (ativa,
passiva, reflexiva).
|
(3) Formas
Nominais
|
( ) Regulares, irregulares, anômalos,
defectivos, abundantes.
|
(4)Flexão
|
( ) Transitivos: direto, indireto, direto e
indireto.
|
<><><><><><><>
2)
Nos
parênteses abaixo, coloque (V) quando a afirmativa for Verdadeira e (F) quando
for Falsa. Quanto ao estudo do verbo em relação à semântica, podemos afirmar
que:
( ) A semântica estuda a relação entre os
significantes e o que eles representam.
( ) Os verbos transitivos são que não necessitam de complemento para dar sentido à
oração.
( ) Os verbos
transitivos diretos, não exigem preposição (objeto direto).
( ) Na oração: “A
garota gosta de cantar”, temos um exemplo de verbo transitivo indireto.
( ) O objeto direto
revela a presença de um verbo transitivo
direto e indireto.
( ) Os verbos
intransitivos “andar” e “existir”, designam ações que não exigem complemento.
( ) Verbos impessoais são os que designam ações e necessitam
de sujeito.
( ) Os verbos de
ligação designam ações e servem para
ligar dois sujeitos.
<><><><><><><>
3) Na morfologia é
estudada a estrutura, a formação e a classificação dos
verbos. Seguindo as dicas abaixo, preencha os quadrados vazios para descobrir
as classes de estudo dos verbos.
1
|
A
|
B
|
U
|
N
|
D
|
A
|
N
|
T
|
E
|
S
|
///
|
2
|
A
|
M
|
A
|
V
|
A
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
3
|
D
|
F
|
E
|
C
|
T
|
I
|
V
|
O
|
S
|
///
|
///
|
4
|
I
|
N
|
E
|
X
|
I
|
S
|
T
|
E
|
N
|
T
|
E
|
5
|
R
|
E
|
G
|
U
|
L
|
A
|
R
|
E
|
S
|
///
|
///
|
6
|
A
|
C
|
E
|
I
|
T
|
A
|
D
|
O
|
///
|
///
|
///
|
7
|
A
|
N
|
Ô
|
M
|
A
|
L
|
O
|
S
|
///
|
///
|
///
|
8
|
I
|
D
|
E
|
S
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
9
|
I
|
R
|
R
|
E
|
G
|
U
|
L
|
A
|
R
|
E
|
S
|
10
|
A
|
C
|
E
|
I
|
T
|
O
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
11
|
C
|
A
|
I
|
B
|
O
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
1 - Verbos que particularmente, aceitam duas formas de utilização, mesmo soando de forma estranha.
2 - 1ª pessoa do singular, pretérito imperfeito, modo indicativo, do verbo ‘Amar’.
3 - Verbos que não podem ser conjugados em todas as formas (precaver, reaver).
4 - 1ª, 2ª e 3ª pessoa do presente do indicativo, do verbo ‘Precaver’.
5 - Verbos que seguem um certo paradigma na sua flexão, conseguem executar todas as conjungações normais, sem alterar o seu radical. (Amar, bater, partir)
6 - Particípio Regular do verbo ‘Aceitar’.
7 - Verbos que, além de irregulares, o radical pode ficar completamente diferente na conjugação (ir, ser, ter, pôr).
8 - 2ª pessoa do plural, presente do indicativo, do verbo ‘Ir’.
9 - Verbos que sofrem modificações em relação aos paradigmas da conjugação, tendo modificações no radical e nas terminações (resfolegar, caber, medir).
10 - Particípio Irregular do verbo ‘Aceitar’.
11- 1ª pessoa do singular, presente do Indicativo do verbo ‘Caber’.
<><><><><><><>
4)
Complete
as orações com as formas nominais indicadas nos parênteses:
a) A agência do banco foi _________
ontem de manhã. (particípio de invadir)
b) As pessoas __________ pedia sua
saída. (gerúndio de gritar)
c) Ela, __________, pediu o remédio
(gerúndio de tremer)
d) Nunca tinham __________ tantos
alunos. (particípio de suspender)
e) O aluno foi __________ no final
da aula. (particípio de suspender)
f) Tenho __________ o bebê todas as
noites. (particípio de cobrir)
g) Tente __________ o que eu peço.
(infinitivo impessoal de fazer)
h) Tinha __________ a garagem para
ele entrar. (particípio de abrir)
<><><><><><><>
5)
Preencha
os parênteses da primeira coluna, com os números correspondentes à conjugação
de cada verbo.
( )
|
Abrir
|
||
( )
|
Aprender
|
||
( )
|
Bater
|
||
( )
|
Cantar
|
||
( )
|
Correr
|
||
( )
|
Dar
|
||
( )
|
Decidir
|
(1)
|
1ª Conjugação
|
( )
|
Estar
|
(2)
|
2ª Conjugação
|
( )
|
Fazer
|
(3)
|
3ª Conjugação
|
( )
|
Fingir
|
||
( )
|
Imprimir
|
||
( )
|
Levar
|
||
( )
|
Permitir
|
||
( )
|
Usar
|
||
( )
|
Vender
|
<><><><><><><>
6) Separe os verbos da oração abaixo e preencha os
espaços vazios com a classificação de cada verbo quanto à flexão.
A reunião iniciará quando todos estiverem presentes.
Verbo
|
Número
|
Pessoa
|
Modo
|
Tempo
|
Voz
|
<><><><><><><>
7) Reescreva a oração abaixo, colocando-a na ‘voz passiva
analítica’.
- O humorista contou a
piada.
- ________________________.
8) Coloque a oração abaixo na ‘voz passiva sintética’.
- Todos se sentaram.
- __________________.
<><><><><><><>
9) Complete: Na oração: O ciclista se feriu. A flexão
verbal está na ‘voz’ __________.
<><><><><><><>
10)
Vamos conjugar o
verbo Estudar? Preencha as cruzadinhas seguindo as dicas abaixo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
2
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
3
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
4
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
5
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
E
|
S
|
֍
|
6
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
A
|
R
|
A
|
O
|
7
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
A
|
R
|
A
|
M
|
֍
|
8
|
֍
|
T
|
U
|
D
|
A
|
I
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
9
|
֍
|
U
|
D
|
A
|
N
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
10
|
֍
|
D
|
A
|
R
|
D
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
11
|
֍
|
O
|
D
|
֍
|
O
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
12
|
֍
|
֍
|
O
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
3V-
Estudo – 1ª pessoa do singular, do Presente do indicativo
4V-
Estudado - Particípio passado
5V-
Estudar – Infinitivo
6V-
Estudando – Gerúndio
7V-
Estudai – 2ª pessoa do plural do imperativo
5H-
Estudes – 2ª pessoa do presente do subjuntivo
6H-
Estudarão – 3ª pessoa do plural, do futuro do presente do indicativo
7H
- Estudaram – 3ª pessoa do plural, do presente do indicativo
<><><><><><><>
11)
Cruzadinha verbal.
2
|
15
|
24
|
4
|
|||||||||||
1
|
P
|
A
|
S
|
S
|
A
|
D
|
O
|
7
|
||||||
14
|
S
|
A
|
I
|
D
|
A
|
20
|
C
|
A
|
F
|
É
|
||||
8
|
19
|
S
|
I
|
M
|
5
|
R
|
21
|
H
|
O
|
J
|
E
|
|||
3
|
F
|
A
|
Z
|
E
|
N
|
D
|
O
|
O
|
11
|
|||||
M
|
16
|
I
|
D
|
O
|
L
|
O
|
12
|
V
|
C
|
|||||
A
|
23
|
18
|
O
|
6
|
H
|
A
|
V
|
E
|
R
|
|||||
13
|
N
|
A
|
T
|
U
|
R
|
A
|
L
|
10
|
R
|
E
|
M
|
A
|
R
|
|
17
|
D
|
A
|
N
|
Ç
|
A
|
M
|
I
|
|||||||
O
|
22
|
T
|
A
|
9
|
O
|
X
|
Í
|
T
|
O
|
N
|
A
|
|||
S
|
Horizontais:
1 – Tempo
verbal que indica um
fato já acontecido.
3 – Gerúndio
do verbo ‘fazer’.
6 – Verbo de
ligação de 2ª conjugação.
9 – Palavra
cuja última sílaba é tônica.
10 –
Infinitivo impessoal de ‘eu remei’.
12 –
Abreviação de ‘você’ no ‘msn’.
13 – O que vem
da ‘natureza’.
14 – Contrário
de ‘entrada’.
16 – Que é
idolatrado.
17 – Verbo
‘dançar’ na 3ª pessoa do plural, presente do indicativo.
19 –
Confirmação positiva.
20 – Bebida
feita de grãos torrados
e moídos.
21 – Antônimo
de ‘ontem’.
22 – Forma
popular do verbo ‘estar’ na 3ª pessoa do singular, presente do indicativo.
|
Verticais:
2 – Verbo
‘assar’, 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.
4 – Infinitivo
impessoal de ‘ele deu’.
5 – Verbo
‘olhar’, 1ª pessoa do plural, presente do indicativo.
7 – Verbo da
2ª conjugação que representa um fenômeno natural.
8 – Gerúndio
do verbo ‘amar’.
11 – Verbo
‘crer’ na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
15 – Gerúndio
do verbo ‘sair’, mais o sufixo de ‘dentuça’.
18 – Sigla de
Trinitotolueno (explosivo).
23 – Sigla que
designa as pilhas alcalinas pequenas.
24 – Sigla de
‘Anno Domini’ (em latim significa: "ano
do Senhor").
|
<><><><><><><>
CONCORDÂNCIA
1)
Marque
a opção que completa corretamente as lacunas.
Elas mesmas fizeram os trabalhos e enviaram anexos
às propostas, como materiais bastantes para cumprir o objetivo.
( ) mesmo,
anexo, bastante
( )
mesmas, anexo, bastante
( ) mesmas, anexos, bastantes
( ) mesmo,
anexos, bastante
( )
mesmas, anexos, bastante
<><><><><><><>
2)
Marque
a opção que completa corretamente as lacunas.
Água às refeições é mau para a
saúde. Essa é uma das muitas precauções que são precisas tomar, para
conservar a silhueta."
( ) mau, é preciso
( ) mal, é precisa
( ) má, são precisas
( ) mau, são
precisas
( ) má, é preciso
<><><><><><><>
3) Considerando as regras de
concordância nominal, preencha as lacunas com as opções corretas colocadas
entre parênteses:
a) cabeça e corpo _________________
(monstruoso / monstruosos)
b) calma e serenidade _________________
(invejável / invejáveis)
c) cabelo e pupila _________________
(negros / negras)
d) dentes e garras _________________
(afiados / afiadas)
e) galhos e tronco _________________
(seco / secos)
<><><><><><><>
4) Assinale as alternativas que
preenchem de forma correta as lacunas:
a) - Meus poemas
seguem __________ às cartas.
b) - Polvo e lula __________
serão servidos no jantar.
c) - Para a
matrícula, é __________ a documentação pedida.
( ) - anexos – fresca ou frescos - necessária.
( ) - anexas -
frescos - necessária.
( ) - anexos -
fresca ou frescos - necessário.
( ) - anexas -
frescos - necessário.
( ) - anexas -
fresca ou frescos - necessária.
<><><><><><><>
5) Cace as palavras que completam
corretamente as frases abaixo:
- As vozes e os risos __________ para
sempre.- Hoje acordei cedo para apreciar o
lindo __________.
- O dia está __________ hoje.
- A professora e os alunos __________ o
hino.
- O almoço será somente ovos e batatas _________
ou _________.
- Serviram feijão e carne __________ ou __________.
- As amigas estavam _________ ansiosas para _________
os jornais.
<><><><><><><>
6) Assinale as alternativas que
preenchem as lacunas de forma correta:
__________ anos, que neste
local __________ árvores e flores. Hoje, só __________ ervas
daninhas.
( ) fazem, havia,
existe
( ) fazem, havia,
existe
( ) fazem,
haviam, existem
( ) faz, havia, existem
( ) faz, havia,
existe
<><><><><><><>
7) Complete as lacunas fazendo a
concordância correta:
a) __________,
este assunto entre os políticos. (comenta-se / comentam-se)
b) Se o governo __________ a atual política salarial teremos
problemas. (manter / mantiver)
c) Se o empresariado não __________ as perdas salariais __________ sérios problemas. (repor / repuser)
– (haverá / haverão)
d) Quando os sindicatos __________, o caos será instalado.
(intervierem / intervirem).
<><><><><><><>
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