DICAS DE LIVROS


BOA NOITE AO TEMPO


MÉROLI HABITZREUTER

Nasceu em Guabiruba/SC – Tem contos e poemas publicados nas antologias Livro do Silêncio, Só Mais Uma Coisa e De Veritage.

Minha opinião de leitor:

O livro BOA NOITE AO TEMPO, é uma obra diferente de todas as que li até agora, tem um formato único, sem apresentação, sem índice, sem prefácio e um pequeno, minúsculo mesmo, resumo biográfico da autora. Entretanto, contém uma leitura profunda, dirigida a um grupo muito seleto de leitores. Pequenos textos cheios de mistérios, pimenta e metáforas que, em alguns trechos, induzem a uma releitura; uma mistura de prosa com poesia que torna a leitura uma diversão saborosa e relaxante. Um daqueles livros em que o leitor sente vontade de ler, independente do lugar onde se encontra. Assim que o adquiri na livraria e após uma rápida olhada para ver o tipo de leitura, senti vontade de sentar, ali mesmo no shopping para começar a degustá-lo e em alguns minutos li as 32 primeiras páginas.
Enquanto saboreava seus pequenos e intrigantes textos, ocorreu-me uma comparação com pinturas abstratas como: Composition lV- 1914, de Wassily Kandinsky; O Carnaval de Arlequim, de Joan Miró; The Whole City, 1935, de Max Ernst;  A Rosa Meditativa, de Salvador Dalli; e Romero Brito. Obras capazes de manter um expectador a observá-las durante horas.
Recomendo aos próximos leitores, especial atenção aos capítulos: passo marcado, mãos, eu não gosto de bonecas e antes de ir.

👍


O MENINO CACAU




Mario Carlos Rangel da Silva

Sinopse


Este livro retrata episódios baseados em aventuras vividas por um garoto do interior chamado carinhosamente de Cacau, o qual soube aproveitar intensamente cada momento de sua infância e pré-adolescência, através de muitas peraltices, até acontecer um trágico e inevitável fato que o marcou para sempre. 
👍



REVOLUCIONE SUA QUALIDADE DE VIDA




Augusto Cury

Sinopse

Excelente livro que ensina a nos conhecermos melhor, apresentando as ferramentas necessárias para gerenciar nossos pensamentos, trabalhar nossas perdas e nos tornar líderes de nós mesmos.
 👍


UM PRESENTE DE DEUS

Mario Carlos Rangel da Silva

Sinopse


Esta é a história de um rapaz que, após um terrível acontecimento, fez um pedido a Deus e foi dormir. Porém recebeu o privilégio de passar por vários períodos de sua vida futura, como se aquela tragédia jamais tivesse ocorrido. Tudo aconteceu através de um sonho, que anunciava cada episódio, com a chegada de uma luz brilhante em forma de estrela, até o momento em que ele foi acordado naturalmente, sem a visita da misteriosa luz e percebeu a maneira com que Deus atendera ao seu apelo, o que ele considerou um belo presente.
👍


TIRO-DE-GUERRA. Uma Escola de Cidadania

Mario Carlos Rangel da Silva

Sinopse


Esta obra tem a finalidade de servir como adjutório de decisão para os atuais instrutores e pretendentes a ingressarem no quadro de instrutores de Tiros-de-guerra, além de mostrar para o publico externo, a importante contribuição que esses órgãos de formação têm dado para a ramificação do civismo, do patriotismo e da cidadania, em quase todo o território nacional.
👍

Onde comprar os livros de Mário Rangel:

http://www.clubedeautores.com.br/book/166748



Para os amantes da boa poesia: 

PALAVRA QUE SIM

Novo livro de Cícero Galeno Lopes.

👍

VIDAMUNDO  –  Cicero Galeno Lopes

(Coleção Poesiasul: v. 110) – 96 páginas –

Editora Movimento. Preço de capa: R$ 25,00.

Telefone do autor: 55-51-3339-4749

Saite do autor: www.cicerogalenolopes.com  -  Imêil do autor: cgul@cpovo.net

MOVIMENTO - editoramovimento@editoramovimento.com.br - 55-51-3232-0071 / 3225-0791


SOBRE O AUTOR

Cícero Galeno Lopes é natural de Uruguaiana-RS e vive em Porto Alegre. Tem graduação (UCPel), especialização  (UFSM), mestrado (PUCRS) e doutorado (UFRGS) em Letras. Iniciou sua trajetória literária com Ponto e conto (Movimento, 1999), histórias em que aborda a vida das pessoas que abandonam o mundo interiorano em busca de alternativas nas grandes cidades, onde acabam reproduzindo seu modo de vida anterior. A curva da estrada (Movimento, 2000) aprofunda essa temática, também presente nos contos de A viagem (Movimento, 2005). Vidamundo (Movimento, 2012) é sua estreia como poeta. Na observação de Rafael Peruzzo Jardim, “Vidamundo é uma obra sobre o tempo. Embora o senso comum acredite que o tempo passa, a verdade é que somos nós que passamos por ele. A obra exemplifica vários aspectos de nossa passagem pelo tempo: a impotência diante do tempo cronológico, a posse do tempo psicológico, a oportunidade irrepetível, a exaltação da idade presente e nossa impossibilidade de aceitar as perdas. Que o leitor deste livro tenha olhos atentos para poder apreciar o claro enigma do acordo entre o ser e o tempo, escrito em versos precisos.”

SOBRE A OBRA

Por Rafael Peruzzo Jardim

  Acompanho a ficção literária de Cícero Galeno Lopes desde Conto e Ponto. Não sou indiferente à sua extensa produção acadêmica e literária. Por isso fiquei intrigado ao saber que escreveria um livro de poemas. Queria saber como manteria em versos a frase exata, e mais, de que temas iria se ocupar. Logo percebi que a forma do poeta é adequada ao seu estilo conciso, por vezes lapidar.

Vidamundo é uma obra sobre o tempo. Embora o senso comum acredite que o tempo passa, a verdade é que somos nós que passamos por ele. Lopes exemplifica vários aspectos de nossa passagem pelo tempo: a impotência diante do tempo cronológico e a posse do tempo psicológico, a oportunidade irrepetível, a exaltação da idade presente e a não aceitação de nossas perdas. Mais do que um ajuste de contas, é o eu-lírico partindo em busca de entrar em acordo com o tempo.

Há intertexto explícito com Machado de Assis, Castro Alves e outros nomes referenciais, mas os diálogos intertextuais não cabem em epígrafes. Em “Minha América Latina”, apesar das citações explícitas, o intertexto é maior com o Canto Geral de Neruda, na forma e no tema.

Ao afirmar que “canto a dor que trago dentro, o silencia da vida que perscruta, o sonho que avança”, Lopes nos torna atores de seus poemas ao nos envolver em uma teia diáfana de cumplicidade: as dores e os sonhos, que eram dele, passam a ser nossos, porque já eram nossos os sonhos e as dores que sentíamos – e que, como o corifeu da tragédia grega, ele encena em versos. Temos um poeta que segue a tradição de Homero e que destaca no indivíduo aquilo que ele tem de coletivo.

É no poema “As trançadoras” que melhor se realiza a proposta da obra: um encontro entre o ser e o tempo, naquilo que chamamos destino. As moiras do poema representam as fases de uma vida, mas também podem indicar três modos de leitura: a apressada, a descuidada e a reflexiva. Essa obra agrada aos três modos, mas é ao terceiro que se destina.

Que o leitor deste livro tenha olhos para poder apreciar o claro enigma do acordo entre o ser e o tempo, escrito em versos preciosos.
👍

 SOBRE A OBRA

Por Álvaro Urubatan Melo

 Em Pensamentos e Poesias, José Raimundo, concomitantemente, apresenta-se contista, prosador e, na poesia, ora é sonetista com seus alexandrinos, suas estâncias, quando demonstra inclinação nos diversos estilos: oitavas, redondilhas maiores, com a preocupação de obedecer aos preceitos estabelecidos. Com notável versatilidade, diversifica os tipos de rimas, com pendores para emparelhadas, alternadas, opostas, primando pelas ricas, aproximando-se nos sonetos da tendência italiana.

Para escrevê-lo, José Raimundo, inspiração teve em demasia. Há sobras. Nas horas saudosas valeu-se das coisas são-bentuenses: do olor das olarias, das queimadas dos balsedos, dos ecos dos cantares das marrecas, jaçanãs, sericoras e das japiaçocas, lembranças que lhe acariciam os sentidos, conduzidos nas asas dos ventos soprados dos campos de perizinos. Selecionou odes que mais lhes tocam n’alma; expressam suas ternuras; externam sua inquietação pelo molesto da coisa pública.

De maneira simples como tem pautado seu viver, narra, sutilmente, sua infância, família e pessoas estimadas. Louva a bravura de sua mãe. Enaltece as matriarcas e os bebês.

Em sua generosidade tão peculiar, sensibiliza a tantos. A mim, com as poesias Matriarca (Maria Rosa e Bianca – mãe e neta).

Com este lançamento a literatura de São Bento fica mais enriquecida. A Academia Sambentuense, se soberba de tê-lo ilustrando seu quadro. A comunidade envaidecida por mais este literato.

Porteira que passa um boi passa uma boiada.  Esta obra pelo empenho fluirá na preferência dos leitores. Pelo que conheço do autor é apenas a primeira. Em todas suas fainas batalhou pela excelência, elevar o conceito de seu berço-natal. Assim será neste lazer. A porteira de sua intelectualidade escancarou-se. Aguardem.


SOBRE O AUTOR
              Por Isabel Reis – Editora

José Raimundo Moreira  – O escritor de alma leve

As tardes passavam preguiçosas nas redes da varanda do meu amigo Zé Raimundo. Ele contava as suas histórias reais, com a capacidade de recriá-las na minha mente, tamanha a riqueza da descrição.

Para o Exército, no qual serviu durante 32 anos, ele é o Capitão Moreira. Em São Bento, sua cidade natal, no interior do Maranhão, tornou-se o escritor José Raimundo Moreira, um dos imortais da Academia Sambentuense de Letras. Em Salvador, cidade onde vive há mais de 30 anos, reúne-se, agora, aos incontáveis talentos da tradicional literatura baiana.

Certo dia, Zé Raimundo decidiu: “O Exército já fez tudo o que podia por mim, e eu, por ele.” Despediu-se da rigidez militar e abriu espaço ao poeta de alma leve. Em seu primeiro livro “Pensamentos & Poesias”, José Raimundo revela o seu lado menino e sonhador. Quer um exemplo? Veja a leveza deste trecho de um dos seus poemas: “Um dia a vida me parece fortuita; no outro, sinto medo. Isto é viver… Mas não o será eterno.”

José Raimundo Moreira é acadêmico do Curso de Direito da Faculdade UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura. É graduado em Administração Pública nas esferas municipal, estadual e federal, pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina. É Capitão do Exército. Esse é seu primeiro trabalho como escritor. É membro da Academia Sambentuense, ocupante da Cadeira 8, patroneado por Agnelo José Chagas.
👍

PÍLULAS DE NEUROCIÊNCIAS
Para uma vida melhor

Suzana Herculano-Houzel

O título nos sugere um livro de autoajuda, mas é muito melhor que isso. A Dra. Suzana Houzel nos dá dicas científicas e valiosas de como usar o poder do cérebro no dia a dia de modo a tornar a vida melhor. Tudo isso em textos simples, curtos e objetivos. Uma leitura prazerosa e muito útil.

 SOBRE A AUTORA
               Suzana Herculano-Houzel é doutora em neurociências pala Université Paris VI, mestre em ciências pela Case Western Reserve University (estados Unidos) e bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é professora adjunta e pesquisa as regras celulares de construção do sistema nervoso.
👍


TURBINE SEU CÉREBRO
Contribuição da Neurociência para passar em concursos.

Nanci Azevedo Cavaco

Ótimo livro direcionado às pessoas que gostam de estudar, pois ensina a tirar o máximo proveito do cérebro com o mínimo de esforço, utilizando técnicas simples que exigem, apenas, um pouco de dedicação e treinamento. Apresentação muito agradável, temas muito bem divididos e focados no desenvolvimento das potencialidades individuais. (Marco A. Santiago)

 SOBRE A AUTORA

Nanci Azevedo Cavaco é psicanalista, psicopedagoga com especialização em memória e aprendizado. Master Trainer e Coach em PNL – Programação Neurologística. Sócia-fundadora da Academia do Cérebro. Atua com palestras e consultoria para melhorar o potencial do aprendizado intelectual e emocional do público em geral, inclusive em empresas, e principalmente de quem visa prestar concurso público.
👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário