PARA REFLETIR


A VAQUINHA

Um velho monge viajava com seu discípulo. Já tinham andado o dia todo, estavam cansados, com fome e procuravam um local para se alimentar e descansar, quando do alto de uma colina avistaram uma velha casa. Aproximaram-se e viram que se tratava de um local muito pobre, onde moravam um casal e duas crianças. No curral havia apenas uma velha e magra vaca que pastava tranquila.

Os monges pediram para descansar e foram muito bem acolhidos pelos donos da casa. Pediram algo para comer e lhes foi servido um pouco de leite. Durante a conversa com os donos da casa, souberam que o único sustento daquela família era a vaquinha, que lhes fornecia o leite com que se alimentavam.

Após beberem o leite foram dormir. No dia seguinte, bem cedo, os monges agradeceram e partiram. A certa distância da casa a dupla encontrou a vaquinha pastando na beira de um precipício. Então o mestre deu uma ordem ao discípulo que o deixou perplexo:

- Empurre a vaca para o precipício! – Mestre? Exclamou o jovem monge, é para jogar a vaca lá embaixo?

- Sim, respondeu o mestre, jogue a vaca no barranco.

Sem entender o mestre e com muita pena da família, o discípulo não teve alternativa, jogou a vaquinha pelo barranco. E seguiram viagem, embora isso não saísse dos pensamentos do jovem.

Alguns anos depois, o mestre já havia falecido e o jovem monge ao retornar por aquele lugar, lembrou daquela família e resolveu passar por lá, para saber como sobreviveram após a perda da vaquinha.

Ao chegar ao topo da mesma colina, surpreendeu-se com o que viu. Lá embaixo, no lugar da casinha pobre, havia uma boa casa, bem construída, crianças brincavam felizes e, no curral várias vacas, cavalos, ovelhas. Onde antes tinha uma pastagem rala, havia uma grande plantação com vários tipos de legumes e cereais.

O jovem pensou: - Após perder seu único sustento a pobre família deve ter vendido o velho sítio e foi embora.

Aproximou-se e, como da outra vez foi bem recebido, serviram-lhe uma refeição farta. Enquanto comia o monge perguntou: - Quando passei por aqui da outra vez, com meu mestre, vocês estavam numa situação muito difícil, como conseguiram progredir tanto?

O dono da casa respondeu: - A nossa vaquinha caiu no precipício e morreu. Daquele dia em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E com muito trabalho, hoje temos o sucesso que você vê.

Então o monge lembrou seu mestre e compreendeu a sua sabedoria.

Às vezes é necessário empurrar a vaquinha no precipício, para que as pessoas se tornem independentes. A vaquinha não é eterna!
◄▬►

FAZENDO A NOSSA PARTE

Um homem estava se afogando no rio e gritava: - Deus! Me salve!

Então apareceu um barco e o piloto falou: Venha eu te ajudo. O homem disse: - Não, porque Deus vai me salvar. 

Logo depois surgiu um tronco boiando e passou do lado do homem, que o olhou e continuou gritando: Deus! Me salve!

Alguns metros depois o homem bateu numa árvore no meio do rio, olhou para a árvore e passou por ela, sempre gritando: - Deus! Me salve!

Até que, não aguentando mais se debater, o homem morreu afogado. Chegando ao céu, o homem pergunta para Deus: - Deus, pedi tanto para o Senhor me salvar, por que me deixaste morrer?

E Deus respondeu: 

Eu te mandei um barco e não subiste nele, te mandei um tronco e não te agarraste nele, por fim te mandei uma árvore, você bateu e não subiu nela. 

Eu atendi seu pedido, mas esperei que você fizesse a sua parte. Foi para isso que fiz o homem a minha imagem e semelhança, para que tenha poder de escolha, para que aprenda a agarrar as oportunidades, para que tenha força de vontade e que busque a sua salvação, a sua independência.

◄▬►

A VIDA E O FIO DO PRUMO 

Mas agora que a vida me presenteia com os anos que tenho. Idade permeada de virtudes, defeitos e de longos percursos caminhados sem destreza à procura do equilíbrio, é que me dei conta de que a vida do passado, hoje, se confunde com presente. Isso porque, no passado, fui presente, entretanto, no presente, ainda cultuo o passado.

O que me foi ético e moral, para os inescrupulosos é antiético e imoral. Mas para os conservadores é mais um drama social. Os conceitos positivados que me foram impostos na minha imaturidade tornaram-se, hoje, para mim, tão diminuídos por força da modernidade. Talvez por isso não me sinta mais à vontade para rever os preceitos passados, mas me contentar com o presente, só infinitamente o presente.

Não terei mais tempo disponível para especular sobre o melhor momento. Este é incerto. Não terei mais tempo para ver o melhor futuro porque este é presente. Há esperança de que o presente seja o futuro do passado. Assim, a vida se tornará mais romântica, menos indiferente, mais humana e mais solidária. O que se pretende é prumo e não a perda da compostura; quer-se a perspicácia, a prudência do passado no presente futuro.
 Autor: José Raimundo Moreira
◄▬►

“Um desejo ardente de ser e de fazer deve ser o ponto de onde partem os sonhadores. O sonho não nasce da indiferença, da preguiça nem da falta de ambição”.

“Ninguém é jamais derrotado até que aceita a derrota como realidade”.

“Há uma diferença entre desejar algo e estar pronto para recebê-lo. Ninguém recebe se não acredita”.

'Fiz com a Vida o trato de receber uma moeda,
E a vida não me pagou mais,
Embora mais tarde eu pedisse,
Ao verificar o pouco que tinha.
Porque a Vida é um patrão justo Que dá o que você pede.
Mas, uma vez acertado o pagamento,
É preciso suportar a tarefa.
Eu me contentei com um salário vil,
Só para descobrir, consternado,
Que a Vida me pagaria de boa vontade
O que eu tivesse pedido’.

“Deficiências podem ser usadas como desculpas, ou consideradas degraus a serem a serem galgados rumo a uma meta estabelecida”.

“A natureza integra ao impulso de um forte desejo aquele ‘algo mais’ que não reconhece a palavra impossível”.

“Se você encher a mente de medo e duvidar de sua capacidade de utilizar as forças da Inteligência Infinita, a lei da autossugestão tomará esse espírito de descrédito, adotando-o como padrão que o subconsciente transformará em seu equivalente material”.
◄▬►

FILOSOFIA DO SUCESSO

“Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado. Se não pensar - quero a qualquer custo! Não conseguirá nada.

Mesmo que você queira vencer, mas pensa que não vai conseguir a vitória não sorrirá para você.

Se você fizer as coisas pela metade, você será fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal. Se almeja atingir uma posição mais elevada, deve, antes de obter a vitória, dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente.”

A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos. Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente. Eu conseguirei!

“Em algum lugar dentro de você repousa, dentro de você, a semente da realização”.

“Não existe limitações para a mente, exceto a que nós mesmos reconhecemos. Pobreza e riqueza são produtos do pensamento”.

“Palavras ditas sem emoção não influenciam o subconsciente”.

“O sucesso não exige explicações. O fracasso não aceita desculpas”.

“Ninguém possui experiência, formação, habilidade natural e conhecimentos suficientes para atrair uma grande fortuna sem a cooperação de outras pessoas”.

“Se o primeiro plano que adotar não der certo, substitua-o por outro; se esse novo plano falhar, busque outro ainda, e assim por diante, até encontrar um que funcione. É aí que a maioria das pessoas fracassa, por falta de persistência para criar novos planos em substituição aos que falharam”.

(Napoleon Hill – Quem pensa enriquece. Editora Fundamento Educacional Ltda. São Paulo. 2009.)
◄▬►

ÉTICA E MORAL

Moral e ética são duas palavras ligadas pela própria etimologia, pois dizem respeito a uma realidade que deveria ser humana, pois são construídas pela história social das pessoas. Ética vem do grego ethos (caráter, costume ou modo de ser) que foi traduzido para o latim como mos ou mores (costumes), dando origem a nossa palavra “moral” e tem a ver com um comportamento adquirido durante o desenvolvimento, portanto, não nasce com o homem.

Sendo assim, parece que a espécie humana, em termos de ética e moral está subdesenvolvida, ou seja, abaixo do normal, pouco ou nenhum desenvolvimento, deficiente de recursos naturais.

Com apenas três características podemos traçar rotas incríveis para a nossa vida: talento, determinação e persistência. E com apenas duas conseguiremos progredir e nos manter no topo: dedicação e competência.
◄▬►

REFLETINDO COM MÁRIO DE ANDRADE

“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver do que já vivi até agora, que tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas... As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridade, não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir que eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. detesto fazer acareação de desafetos que brigam pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo se tornou escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge da sua mortalidade. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!”

“Viver é uma questão de paladar. Aprende-se a viver, saboreando a vida”.
◄▬►

SIMPLESMENTE EXEMPLO

Conforme Dalai Lama: Para as crianças pouco importa o que você falar para elas fazerem. Elas apenas vão olhá-lo e imitá-lo, vão fazer o que você faz. Para você sobra a tarefa mais difícil, ter um comportamento ético.

(revista Guia da Família e do Lar – Ago / 2011)
◄▬►

O HOMEM

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava decidido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias no laboratório procurando respostas para as suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso com a interrupção, tentou convencer o filho a brincar em outro lugar.

Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo para oferecer ao filho com o objetivo de distraí-lo. De repente deparou-se com o mapa do mundo. Exatamente o que procurava, pensou o pai.

Com uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e entregou-os ao filho, junto com uma fita adesiva, dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeças, não é? Então vou lhe dar o mundo para consertar.  Aqui está o mundo todo quebrado, veja se consegue consertá-lo sozinho.

Imaginou que a criança, se conseguisse, levaria dias para recompor o mapa. Mas, algumas horas depois, o menino o chamou calmamente:

- Pai, pai, já fiz tudinho!

O pai não acreditou, mas levantou os olhos de suas anotações olhando para o mapa e, para sua surpresa o mapa estava completamente montado. Todos os pedaços estavam nos seus devidos lugares. O cientista perguntou ao garoto:

- Como é possível? Você não sabia como era o mundo. Como conseguiu?

 E o menino, com a maior naturalidade, respondeu:

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado tinha a figura de um homem.  Até tentei, mas achei muito difícil, então vi que se eu consertasse o homem, o mundo seria consertado.

(Pablo Santuário-Editor da revista Guia da Família e do Lar – Ago / 2011)
◄▬►


TEMPO DE NATAL

Estamos no Natal, época certa para pensarmos nisso:

As pessoas apenas passam por nossa vida, assim como nós passamos pelas suas. Então por que não deixar um motivo para sermos lembrados com carinho e inspirar o sentimento da saudade?
◄▬►

A LOJA DE DEUS

Entrei numa loja e vi um senhor no balcão. Maravilhado com a beleza da loja, perguntei:

- Senhor, o que vendes aqui?
- Todos os dons de Deus - respondeu.
- E custa muito?
- Não custa nada. Aqui tudo é de graça.

Contemplei a loja e vi que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, muita sabedoria, saúde, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons de Deus.

Tomei coragem e pedi:
- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão, um vidro grande de fé, muita saúde, esperança, bastante felicidade e salvação eterna para mim e toda família.

Então o senhor preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho, que cabia na palma da minha mão.

Incrédulo disse:
- Mas como é possível estar aqui tudo o que pedi?

Sorrindo o senhor me respondeu:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, só as sementes. Plante-as! Cultive-as no coração e distribua-as ao próximo.
◄▬►

AOS FILHOS

“Eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.
Eu posso mostrar os caminhos, mas não posso estar neles para liderar você.
Eu posso leva-lo à igreja, mas não posso fazer com que tenha fé.
Eu posso mostrar a diferença entre o certo e o errado, mas não posso decidir por você.
Eu posso comprar roupas bonitas, mas não posso fazê-lo bonito por dentro.
Eu posso aconselhá-lo sobre amigos, mas não posso escolhê-los por você.
Eu posso orientá-lo sobre álcool e drogas, mas não posso dizer “NÃO” por você.
Eu posso orar por você, mas não posso impor Deus em sua vida.
Mas eu posso dar-lhe amor incondicional por toda a minha existência, e isso eu farei! “    (Silvia Schmidt)
◄▬►

CRIANÇAS

“Crianças não conseguem processar direito o que vivenciam. Assumem culpas que não possuem, fantasiam abandonos, se sentem responsáveis pela infelicidade dos pais e, o pior de tudo, se sentem desprotegidas em um lar briguento.

Crescem e se tornam homens e mulheres paranoicos, inseguros e acovardados diante da vida. É uma tecla insistentemente batida, mas pouco escutada: criança precisa ser amada. Não precisa de um iPhone aos nove anos, não precisa ir à Disney antes de ser alfabetizada, não precisa de um guarda-roupa de estrela de cinema. Precisa ser amada. Sai de graça.

Só custa caro quando é educada por duas criaturas mais infantis do que ela.”      (Martha Medeiros)
◄▬►

A ATUAL SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS NOS LEVA A PENSAR.

Mario Cortella, no seu livro ‘Não Nascemos Prontos’, cita a seguinte frase do escritor suíço Denis de Rougemont: “A decadência de uma sociedade começa quando o homem pergunta a si próprio: ‘O que irá acontecer?’, em vez de inquirir: ‘O que eu posso fazer?’”

Parece que o suíço já se referia ao Brasil, e Cortella explica: “A decadência (seja ela na sociedade mais ampla, seja em quaisquer instâncias como família, trabalho, política, etc.) principia quando o imperativo ético da ação é substituído pela acomodação e pela espera desalentada”.

E Cortella diz mais: “Estamos nos acostumando – com rapidez e sem resistência ativa – com alguns desvios que parecem fatais e inexoravelmente presentes, como se fizessem “parte da vida”: violência, desemprego, fome, corrupção e outros. Mas, felizmente, ainda há esperança.”

Embora, segundo Paulo Freire: “não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar”, e Cortella completa: “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”

É, dá o que pensar.

18/07/2014
◄▬►

Do livro: AO PROFESSOR COM CARINHO

“A cabeça pode esquecer, mas aquilo que foi aprendido com o coração não é esquecido nunca.”

“Sabedoria nada tem a ver com a quantidade de informações que alguém tem na cabeça, mas antes com a capacidade de discernir o gosto das coisas.”

“Palavra é coisa que se acolhe como quem colhe uma uva; coisa para comer e beber, e ficamos com ela por aquilo que ela faz conosco.”

“As palavras fazem crescer o nosso corpo, crescer os nossos olhos, os ouvidos, o nariz, a boca. Tudo fica mais sensível, odores novos, murmúrios antes não ouvidos, mundos submarinos que agora se veem.”

“O poema é a palavra mágica que chama a vida que mora escondida em nós. A interpretação é o bisturi do cérebro que retalha a palavra e fica tudo como era.”

Rubem Alves
◄▬►

DIVERSOS

26/12/2013

“Nós não sorrimos porque somos felizes, nós somos felizes porque sorrimos” (William James)

“Existem apenas dois legados permanentes que podemos deixar as nossas crianças. Um deles é: “raízes”; o outro, “asas”.” (Holdding Carter)

“A oportunidade não bate à porta, ela se apresenta quando você derruba a porta.” (Kyle Chandler)

“A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas.” (Elmer G. Letterman)

“Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos.” (Brian Tracy)

“A vida é uma sucessão de lições que precisam ser vividas para serem entendidas.” (Thomas Carlyle)

“O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo.” (Ralph Waldo Emerson)

“Pessoas inteligentes escolhem suas próprias experiências, aquelas experiências pelas quais querem passar.”
(Aldous Huxley)

“A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ‘Vá!’ – um líder diz, ‘Vamos!” (E.M.Kelly, Growing Disciples, 1995)

“A franqueza não consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo tudo o que se diz.” (Vitor Hugo)

“Um navio no porto é seguro, mas não é para isso que os navios foram feitos.” (William Sheld)

“Falta de dinheiro não é obstáculo. Falta de ideia é um obstáculo.”(Ken Hakuta)

“Experiência não é o que acontece com você; é o que você faz com o que acontece com você.” (Aldous Huxley)

“No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou o fim.” (Fernando Sabino)

“Não existem atalhos para qualquer lugar que vale a pena ir.”
 (Anônimo)

“O orgulho se preocupa com quem está certo, a humildade se preocupa com o que está certo.” (Ezra Taft Benson)

Amor é um sentimento intenso de afeição abnegada que nos induz a estar perto, proteger e proporcionar bem estar à pessoa amada.

Sentimento é uma forma inconsciente de perceber qualidades e sensações boas ou ruins.

Então, o amor não precisa ser dito, precisa ser demonstrado, o amor não precisa ser ouvido, precisa ser sentido, pois dito ele é apenas uma palavra, sentido ele é vivido.

Você pode amar muito a um animal e dizê-lo mil vezes que ele não entenderá, mas se você apenas demonstrar esse amor, com certeza, ele compreenderá e, certamente, saberá retribuir sem dizer uma só palavra.

“Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho).

“Você é o único que pode fazer a diferença. Onde quer que seu sonho esteja, vá busca-lo.” (Earvin Magic Johnson).

“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.” (Nana, 103 anos de idade).

“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.” (Lao-Tsé).

“Tentar não significa conseguir. Mas, certamente, todos os que conseguiram tentaram…” (Autor Desconhecido).

“Não podemos nos tornar aquilo que precisamos ser enquanto permanecermos o que somos.” (Oprah Winfrey).

“Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” (Paulo Freire)

“O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada.” (Albert Einstein)

“Através do trabalho o homem supera sua condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade”. (Karl Marx)

“Ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade e em ser dono de si próprio, é saber agir segundo a razão e cumprir com o dever”. (Émile Durkheim)

“A função da educação é ser um instrumento de legitimação das desigualdades sociais e uma perspectiva libertadora” (Pierre Bourdieu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário