TEXTOS DE ALUNOS DESTAQUE_2025

 

RESENHA_DO VÍDEO_”VIDA MARIA”

ALUNO: PEDRO BAZOTI – 7º ANO – 18/09/25

Obra: Vida Maria

Autor: Márcio Ramos

Lançamento: 2006

Estilo: Vídeo

Filme (Curta Metragem)

Disciplina: Língua Portuguesa.

 

O vídeo inicia com Maria, ainda criança, em pé na janela, escrevendo seu nome em um velho caderno, quando sua mãe, dando-lhe uma bronca, dizendo que ela deveria estar fazendo algo útil, como seus afazeres do lado de fora. Ela obedeceu a mãe e vai carregar um pesado balde de água no quintal, dando a ideia do trabalho infantil e a falta de aprendizado infantil.

Durante a cena do transporte da água, o tempo passa, Maria cresce, se torna mulher, cumprimenta o pai, conversa com o marido, aparece grávida e, nesse tempo a rotina não muda, ou seja, as coisas se repetem.

Num outro momento de sua vida, mais uma vez o tempo avança, enquanto Maria moía grãos, depois varria o chão, crianças surgem a sua volta, vários filhos, sendo a última uma menina.

Mais uma cena e Maria aparece com as feições de sua mãe e aparece chamando sua filha que, na mesma janela, e num caderno velho, desenhava e tentava escrever seu nome. Maria repete a bronca que levou de sua mãe, mandando a menina para o quintal, encher e carregar o velho balde de água, depois vai até a sala e senta-se ao lada do caixão de sua mãe que havia falecido.

A Cena passa pelo velório, foca o rosto da morta, que era a mãe da Maria, os rostos tristes de Maria e dos inúmeros parentes e fixa num caderno velho colocado na janela, onde se podia ver alguns desenhos e ler, em letras trêmulas alguns nomes: da sua filha, da própria Maria, da sua mãe, da sua avó e de horas Marias da família... Maria Aparecida, Maria de Fátima, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria do Carmo...

A história foca no resultado do trabalho infantil, quando Maria carrega o pesado balde de água, deixando no ar, também, os prejuízos da falta de conhecimento, que acontece muito no sertão. Que não se deve tratar mal os outros, porque fomos maltratados, pois até mesmo das pessoas mais simples, grandes lições se podem aprender.

Para mostrar as mudanças que podem acontecer na vida, foi produzido outro vídeo, com os mesmos personagens, mesma história, mas com enredo diferente. Nessa história, a mãe deixa a filha escrever, incentiva e oferece oportunidades de educação e aprendizagem à filha, abrindo portas para um futuro mais promissor e uma vida mais confortável.   


AUTORAS:

ELOISA, ANNA JULIA, ANA GABRIELLI E JHENYFER – 7º ano

RESENHA DO VÍDEO: VIDA MARIA.

AUTOR: MÁRCIO RAMOS

FONTE: YOUTUBE

 

O vídeo inicia com a introdução de história da vida de uma menina, chamada Maria José, que morava no interior do Sertão Nordestino.

Ele apresenta a grande vontade da pequena garota, em ter um futuro promissor. Porém nota-se que o círculo familiar, especificamente, sua mãe, não apoia as suas expectativas.

Observa-se também, que mesmo com tantos irmãos, ela se sentia solitária, pois com a vida simples que viviam, todos eram obrigados a fazerem seus deveres, assim amadurecendo cada vez mais rápido.

Após um tempo trabalhando no interior, o vídeo mostra sua paixão por um homem e logo em seguida, sua gravidez repentina. Por fim, em sua vez, diante do longo período de gravidez, nasce sua filha mais nova e, por criação de infância o ciclo reinicia novamente...

Obs.: Existe um segundo vídeo com a mesma história, porém com uma conclusão diferente, depois de tanto o ciclo se repetir, a história muda, a mãe proporciona algo que ela não pode ter, no primeiro vídeo, um futuro melhor, que mais tarde, também foi proporcionada para sua filha... Os dois vídeos deixam claro o quanto uma história pode ser diferente, dependendo de decisões favoráveis e inteligentes.

 

Publicado no Blog “Ler e Aprender”, link: maufesan – Página, “Textos de alunos Destaques”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário