REGÊNCIA
1) Para gravar melhor o significado da Regência, estabeleça a relação entre as duas colunas:
(1)
|
Regência
|
( )
|
Facilitar/Dar sentido
|
(2)
|
Tipos
|
( )
|
Nome/Complemento
|
(3)
|
Relação
|
( )
|
Relação de subordinação
|
(4)
|
Função
|
( )
|
Verbal e Nominal
|
(5)
|
Regência Verbal
|
( )
|
Verbo/Complemento
|
(6)
|
Regência Nominal
|
( )
|
Verbo/Nome e complementos
|
<><><><><><><>
2) As frases abaixo apresentam erros de regência. Faça as correções necessárias:
a) O jovem foi no cinema a fim de assistir o filme.
O jovem foi ___ cinema a fim de assistir ___ filme.
b) O médico chegou no hospital a fim de assistir o paciente.
O médico chegou ___ hospital a fim de assistir ___ paciente.
c) Os amigos custaram a simpatizar-se com as novas ideias.
Os amigos custaram a ___________ com as novas ideias.
d) João namora com Maria.
João namora ___ Maria.
e) Prefiro ser punido do que obedecer os preceitos do novo gerente.
Prefiro ser punido ___ obedecer os preceitos do novo gerente.
<><><><><><><>
3) Identifique e transcreva nos espaços em branco, o verbo regente e o complemento, das orações abaixo:
- O aluno tirou boas notas.
Regente: _______
Complemento: ________.
- Ontem assistimos ao jogo.
Regente: assistimos
Complemento: ________.
- As crianças gostam de doces.
Regente: ________
Complemento: ________.
<><><><><><><>
4) Sabendo que na regência verbal deve ser considerada a transitividade do verbo, numere a primeira coluna de acordo com o conceito da segunda:
(1)
|
Intransitivos
|
( )
|
Complementados por objeto direto
|
(2)
|
Transitivos
|
( )
|
Complementados por objetos indiretos
|
(3)
|
Transitivos Diretos
|
( )
|
Exigem uma preposição
|
(4)
|
Objeto Direto
|
( )
|
Não exige preposição
|
(5)
|
Transitivos Indiretos
|
( )
|
Não precisa preposição, mas pode aceitar.
|
(6)
|
Objetos Indiretos
|
( )
|
Não precisam de complemento
|
(7)
|
Transitivos Diretos ou Indiretos
|
( )
|
Precisam de complemento
|
<><><><><><><>
5) Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as dicas entre parênteses:
Obs.: Preste atenção nesta resposta. (pode ter duas respostas)
Regência ________ (Verbal/Nominal) é a ________ (união/relação) que existente entre um ________ (verbo/nome) e o seu complemento.
<><><><>____<><>< ><><><><><><><>
6) Complete as lacunas escolhendo as alternativas corretas dentro dos parênteses:
- - Passamos por uma fazenda _____ se criam búfalos. (a qual, de cujo, onde)
- - Estas são as pessoas _______ lhe falei. (das quais, de cujas, na cuja)
- - Encontrei um amigo de infância _______ nome não me lembrava. (a que, de cujo, onde)
- - A arma ______ se feriu desapareceu. (com que, que, a que)
<><><><><><><>
7) Coloque o número de cada oração da primeira coluna nas respostas correspondentes das colunas dois e três:
(1)
Choveu muito ontem.
|
( )
Verbo transitivo direto
|
( )
Precisa de uma preposição
|
(2)
Quero dormir!
|
( )
Verbo transitivo indireto
|
( )
Não necessita de uma preposição
|
(3)
Respondi às questões da prova com cuidado.
|
( )
Verbo transitivo indireto
|
( )
É um verbo impessoal
|
(4)
Gostamos de filmes românticos.
|
( )
Verbo intransitivo
|
( )
Objeto direto e indireto
|
(5)
Agradeço aos ouvintes a audiência.
|
( )
Verbo transitivo direto e indireto
|
( )
Precisa de uma preposição
|
<><><><><><><>
COESÃO E COERÊNCIA
1) Utilize os conectivos (Elementos
de Coesão) adequados e faça a ligação das orações transformando-as num texto
coeso:
- Nossos
alunos estão felizes, _______ hoje é o último dia de aula, _____
amanhã iniciam as férias.
- A
professora repreendeu os alunos, _______ eles deixaram de fazer o
trabalho, _______ lhes deu mais uma chance, _______ de eles não
merecerem.
- A mãe
cuidou do bebê, _______ estava doente, _______ ele melhorou logo _______voltou
a brincar.
<><><><><><><>
2)
Enumere as colunas. Sobre a Coesão por Referência e
quem são os elementos desse tipo de coesão podemos dizer que:
A função é exercida por:
|
Cujos exemplos são:
|
||
(1)
|
pronomes pessoais
|
( )
|
algum, nenhum, todo...
|
(2)
|
pronomes possessivos
|
( )
|
aqui, aí, lá...
|
(3)
|
pronomes demonstrativos
|
( )
|
este, esse, aquele...
|
(4)
|
pronomes indefinidos
|
( )
|
eu, tu, ele, me, te...
|
(5)
|
pronomes relativos
|
( )
|
meu, teu, seu, nosso...
|
(6)
|
advérbios de lugar
|
( )
|
que, o qual, onde...
|
<><><><><><><>
3) Substitua as orações abaixo,
utilizando a coesão por substituição:
- Ele chegou hoje de Salvador.
→ Ele chegou hoje da ____________.
- A Rainha da Inglaterra
sancionou a lei.
→ A lei foi sancionada pela ____________.
- O jogo foi realizado na capital
gaúcha.
→ O jogo aconteceu em ____________.
<><><><><><><>
4) Coloque as conexões corretas para
que o texto abaixo tenha coesão:
O texto lido não
soa bem, não tem harmonia, ________
a palavra usada é uma conjunção conclusiva ____ a oração acima pede um conectivo
adversativo. ________, para a oração
ficar coesa, deve-se trocar a conjunção errada pela conjunção correta.
<><><><><><><>
5) Seguindo os conceitos abaixo,
preencha os espaços em branco:
1-
Tem
o objetivo de fazer com que o leitor entenda perfeitamente o seu propósito.
2-
Instrumento
que o autor utiliza para encaixar as ideias e dar um sentido ao texto.
3-
Permite
a ligação entre as palavras e frases entre si, fazendo com que haja
uma sequência lógica entre elas.
4-
Também
conhecidos como Elementos de Coesão.
5-
Aquele
que tem uma mensagem lógica e objetiva.
<><><><><><><><><><><><><><>
Nenhum comentário:
Postar um comentário