EXERCÍCIOS - Continuação

  
REGÊNCIA

  1)    Para gravar melhor o significado da Regência, estabeleça a relação entre as duas colunas:

(1)
Regência
(  )
Facilitar/Dar sentido
(2)
Tipos
(  )
Nome/Complemento
(3)
Relação
(  )
Relação de subordinação
(4)
Função
(  )
Verbal e Nominal
(5)
Regência Verbal
(  )
Verbo/Complemento
(6)
Regência Nominal
(  )
Verbo/Nome e complementos

                                                  <><><><><><><>

  2)    As frases abaixo apresentam erros de regência. Faça as correções necessárias:
       a)     O jovem foi no cinema a fim de assistir o filme.
            O jovem foi ___ cinema a fim de assistir ___ filme.

      b)    O médico chegou no hospital a fim de assistir o paciente.
           O médico chegou ___ hospital a fim de assistir ___ paciente.

      c)    Os amigos custaram a simpatizar-se com as novas ideias.
           Os amigos custaram a ___________ com as novas ideias.

      d)      João namora com Maria.
           João namora ___ Maria.

      e)     Prefiro ser punido do que obedecer os preceitos do novo gerente.
     Prefiro ser punido ___ obedecer os preceitos do novo gerente.
                                           <><><><><><><>

    3)    Identifique e transcreva nos espaços em branco, o verbo regente e o  complemento,       das orações abaixo:

- O aluno tirou boas notas.
Regente: _______
Complemento: ________.

- Ontem assistimos ao jogo.
Regente: assistimos
Complemento: ________.

- As crianças gostam de doces.
Regente: ________
Complemento: ________.
                                                  <><><><><><><>

   4)    Sabendo que na regência verbal deve ser considerada a transitividade do verbo,            numere a primeira coluna de acordo com o conceito da segunda:

(1)
Intransitivos
(  )
Complementados por objeto direto
(2)
Transitivos
(  )
Complementados por objetos indiretos
(3)
Transitivos Diretos
(  )
Exigem uma preposição
(4)
Objeto Direto
(  )
Não exige preposição
(5)
Transitivos Indiretos
(  )
Não precisa preposição, mas pode aceitar.
(6)
Objetos Indiretos
(  )
Não precisam de complemento
(7)
Transitivos Diretos ou Indiretos
(  )
Precisam de complemento
<><><><><><><>

    5)    Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as dicas entre parênteses:
          Obs.: Preste atenção nesta resposta. (pode ter duas respostas)

        Regência ________ (Verbal/Nominal)  é a ________ (união/relação) que existente        entre um ________ (verbo/nome) e o seu complemento.
<><><><>____<><><               ><><><><><><><>

    6)    Complete as lacunas escolhendo as alternativas corretas dentro dos parênteses:         
   
-       - Passamos por uma fazenda _____ se criam búfalos. (a qual, de cujo, onde)
-       - Estas são as pessoas _______ lhe falei. (das quais, de cujas, na cuja)
-       - Encontrei um amigo de infância _______ nome não me lembrava. (a que, de        cujo, onde)
-       - A arma ______ se feriu desapareceu. (com que, que, a que)
<><><><><><><>

    7)    Coloque o número de cada oração da primeira coluna nas respostas correspondentes das colunas dois e três:

  (1)
Choveu muito ontem.
(  )
    Verbo transitivo direto
(  )
Precisa de uma preposição
  (2)
Quero dormir!
(  )
   Verbo transitivo indireto
(  )
 Não necessita de uma preposição
  (3) 
Respondi às questões da prova com cuidado.
(  )
    Verbo transitivo indireto
(  )
É um verbo impessoal
 (4)
  Gostamos de filmes românticos.
(  )
 Verbo intransitivo
(  )
Objeto direto e indireto
(5)
  Agradeço aos ouvintes a audiência.
(  )
  Verbo transitivo direto e indireto
(  )
Precisa de uma preposição

<><><><><><><> 


COESÃO E COERÊNCIA

    1)    Utilize os conectivos (Elementos de Coesão) adequados e faça a ligação das orações transformando-as num texto coeso:

  - Nossos alunos estão felizes, _______ hoje é o último dia de aula, _____ amanhã iniciam as férias.
  - A professora repreendeu os alunos, _______ eles deixaram de fazer o trabalho, _______ lhes deu mais uma chance, _______ de eles não merecerem.
  - A mãe cuidou do bebê, _______ estava doente, _______ ele melhorou logo _______voltou a brincar.
<><><><><><><> 

    2)    Enumere as colunas. Sobre a Coesão por Referência e quem são os elementos desse tipo de coesão podemos dizer que:

A função é exercida por:
Cujos exemplos são:
(1)
pronomes pessoais
(  )
algum, nenhum, todo...
(2)
pronomes possessivos
(  )
aqui, aí, lá...
(3)
pronomes demonstrativos
(  )
este, esse, aquele...
(4)
pronomes indefinidos
(  )
eu, tu, ele, me, te...
(5)
pronomes relativos
(  )
meu, teu, seu, nosso...
(6)
advérbios de lugar
(  )
que, o qual, onde...

<><><><><><><> 

     3)    Substitua as orações abaixo, utilizando a coesão por substituição:
- Ele chegou hoje de Salvador.
→ Ele chegou hoje da ____________.
- A Rainha da Inglaterra sancionou a lei.
→ A lei foi sancionada pela ____________.
- O jogo foi realizado na capital gaúcha.
→ O jogo aconteceu em ____________.
<><><><><><><> 

     4)    Coloque as conexões corretas para que o texto abaixo tenha coesão:
O texto lido não soa bem, não tem harmonia, ________ a palavra usada é uma conjunção conclusiva ____ a oração acima pede um conectivo adversativo. ________, para a oração ficar coesa, deve-se trocar a conjunção errada pela conjunção correta.
<><><><><><><> 

     5)    Seguindo os conceitos abaixo, preencha os espaços em branco:

1-    Tem o objetivo de fazer com que o leitor entenda perfeitamente o seu propósito.
2-    Instrumento que o autor utiliza para encaixar as ideias e dar um sentido ao texto.
3-    Permite a ligação entre as palavras e frases entre si, fazendo com que haja uma sequência lógica entre elas.
4-    Também conhecidos como Elementos de Coesão.
5-    Aquele que tem uma mensagem lógica e objetiva.

<><><><><><><><><><><><><><> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário