EEB IZOLETE MÜLLER


Os Modos do Verbo

Indicativo
É um modo verbal que expressa uma certeza, um fato.
Presente
eu estudo
tu estudas
ele estuda
nós estudamos
vós estudais
eles estudam
Pretérito Perfeito
eu estudei
tu estudaste
ele estudou
nós estudamos
vós estudastes
eles estudaram
Pretérito Imperfeito
eu estudava
tu estudavas
ele estudava
nós estudávamos
vós estudáveis
eles estudavam
Pretérito mais-que-perfeito
eu estudara
tu estudaras
ele estudara
nós estudáramos
vós estudáreis
eles estudaram
Mais-que-perfeito Composto
eu tinha estudado
tu tinhas estudado
ele tinha estudado
nós tínhamos estudado
vós tínheis estudado
eles tinham estudado
Futuro do Presente
eu estudarei
tu estudarás
ele estudará
nós estudaremos
vós estudareis
eles estudarão
Futuro do Pretérito
eu estudaria
tu estudarias
ele estudaria
nós estudaríamos
vós estudaríeis
eles estudariam

 

Exemplo:

Aprecio boas leituras.

Estou contente com a notícia.

Durmo regularmente.

“Em 58 a.C César invade a Gália e inicia uma das mais famosas campanhas da história militar”.

Daqui a alguns instantes ele volta.

Viajo no próximo final de semana.

 

 

Subjuntivo
É o modo verbal que expressa uma dúvida ou desejo.
Presente
que eu estude
que tu estudes
que ele estude
que nós estudemos
que vós estudeis
que eles estudem
Pretérito Imperfeito
se eu estudasse
se tu estudasses
se ele estudasse
se nós estudássemos
se vós estudásseis
se eles estudassem
Futuro
quando eu estudar
quando tu estudares
quando ele estudar
quando nós estudarmos
quando vós estudardes
quando eles estudarem

Por exemplo:

É conveniente que estudes para o exame (presente).

Eu esperava que ele vencesse o jogo (pretérito imperfeito).

Se ele viesse ao clube, participaria do campeonato (pretérito imperfeito).

Embora tenha estudado bastante,  não passou no teste (pretérito perfeito composto).

Embora o teste já tivesse começado, alguns alunos puderam entrar na sala de exames (pretérito mais-que-perfeito composto).

Quando ele vier à loja, levará as encomendas (futuro simples).

Se ele vier à loja, levará as encomendas (futuro simples).

Quando ele tiver saído do hospital, nós o visitaremos (futuro do presente composto).

 

Imperativo
É o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, orientação ou conselho. Este modo pode ser afirmativo ou negativo.
Afirmativo
--
estuda tu
estude ele
estudemos nós
estudai vós
estudem eles
Negativo
--
não estudes tu
não estude ele
não estudemos nós
não estudeis vós
não estudem eles

 

Exemplos:
Vamos, corram!
Perdoe-me, eu lhe imploro.
Por favor, diga-me onde fica esta praça.
Organizem-se rapidamente.
Faça o que digo, agora!
 
Imperativo Afirmativo:
para tu
pare você
paremos nós
parai vós
parem vocês
 
Imperativo Negativo:
não pares tu
não pare você
não paremos nós
não pareis vós
não parem vocês
 

 

 

INFINITIVO
É como o verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação; é o "nome" do verbo. Dá ideia de uma ação ou estado, porém sem vinculá-la a um tempo, modo ou pessoa específica.
Pessoal
por estudar eu
por estudares tu
por estudar ele
por estudarmos nós
por estudardes vós
por estudarem eles
Impessoal
estudar

Exemplo Infinitivo Pessoal:

Se tu não perceberes isto...
Convém vocês irem primeiro.
O bom é sempre lembrarmos desta regra (sujeito implícito = nós)

O professor deu um prazo de cinco dias para os alunos estudarem bastante para a prova.
Perdoo-te por me traíres.
O
hotel preparou tudo para os turistas ficarem à vontade.

Exemplo Impessoal:

Amar é sofrer.

Querer é poder.
Fumar prejudica a saúde.
É proibido colar cartazes neste muro.

 

 

Gerúndio
Estudando

 

Exemplo:

Saindo de casa, encontrei alguns amigos. (função de advérbio)

Nas ruas, havia crianças vendendo doces. (função adjetivo)

Trabalhando, aprenderás o valor do dinheiro.

 

PARTICÍPIO PASSADO
Tem várias funções, podendo funcionar como um substantivo, adjetivo, advérbio e também pode ser utilizado na construção de frases compostas.
Estudado

 

Exemplos:

O arroz está cozido.

O carro está estacionado.

A carta já foi enviada.

Ela tem estudado todos os dias.

O prédio foi vendido.

Ele foi amado por todos que o amavam .


ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - ESTUDO DOS VERBOS

 

Verbo é a palavra que exprime um fato representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo.


1. Grife os verbos das orações abaixo.

a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.

a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.

3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.

4. Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas. 
   
5. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.

 

a) Eu estudo muito.

___________________________________________

___________________________________________

b) Joana treina para o campeonato.

___________________________________________

___________________________________________

c) Eu leio as obras de Machado de Assis.

___________________________________________

___________________________________________

d) Os garotos falam ao celular.

___________________________________________

___________________________________________

e) Eu estou na escola.

___________________________________________

___________________________________________

f) Jorge Carlos joga futebol.

___________________________________________

___________________________________________

g) As meninas desfilam bem.

___________________________________________

___________________________________________

h) Os animais correm o tempo todo.

___________________________________________

___________________________________________

 

6. Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.

 

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.

___________________________________________

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.

___________________________________________

c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.

___________________________________________

d) Maria Rita começou a praticar esportes.

___________________________________________

e) Provocaram um desmatamento no local.

___________________________________________

f) Poluíram nossos rios.

___________________________________________

g) Nossa terra brasileira é um país bonito.

___________________________________________

h) Poucos conhecem esse jogo.

___________________________________________

 

7) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

 

a) Preciso passar no vestibular, por isso______________muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).

b) ____________boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).

c) Marcela e Bruna______________ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).

d) Nesta vida______________o que plantamos. (colher - presente do indicativo).

e) Pedro______________futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).

f) Os homens______________viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do  indicativo).

g) O aluno______________um prêmiohttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).

h) A menina______________alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).


8. Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.

Exemplo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)

a) Moramos no planeta terra.(____________________________________)
b) Juliano corria muito nas competições escolares. (____________________________________)
c) Os alunos estudaram muito para a prova. (____________________________________)
d) Tu jogaste bem hoje. (____________________________________)
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico? (____________________________________)
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano. (____________________________________)
g) Marcelinho Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas. (____________________________________)


AULAS

 
Fonte: Português (Ensino Fundamental) - Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin, Vera Marchezi - 6º, 7º e 8º anos - Editora Ática - São Paulo - 2013.

 
6ª.1 e 6ª. 2

 

11/04/14 – 6ª Feira

 

Organizando o que estudamos – p. 24

 
Conto
> Narrativas de fatos imaginários, fictícios.
Elementos
da
narrativa
- Narrador > Aquele que conta a história.
- Espaço > Onde acontece a ação.
- Personagens > Os participantes da história.
- Tempo > Quando acontece a ação.
- Enredo/Ação > O que acontece e como se desenrolam as ações.
Momentos
da
narrativa/enredo
- Situação Inicial > Apresentação das personagens, lugar, tempo e situação.
- Conflito > Desequilíbrio, problema provocado.
- Clímax > Momento de maior tensão.
- Desfecho > Resolução do conflito e final.

 

Atividade: Prática de oralidade – p. 26.

 
15/04/14 – 3ª Feira
 
ESTUDOS GRAMATICAIS
– Frases e tipos de frases – p. 35 a 40;
– Frases e sinais de pontuação – p. 58 a 60.
 
1)    Frase é uma unidade de comunicação capaz de transmitir uma ideia. É formada por uma ou mais palavras com um enunciado de sentido completo.
 
2)    Tipos da Frase:
Declarativa: Afirma ou nega alguma coisa > - O papagaio falava sete línguas.
Exclamativa: Expressa espanto, admiração, medo >  - Meu Deus!
Interrogativa: Faz uma pergunta direta  > - Cadê o papagaio que eu comprei? Ou indireta > - Não sei onde está o meu papagaio.
Imperativa: Indica ordem, pedido, conselho > - Toma cuidado com esse papagaio.
Optativa: Expressa desejo > - Tomara que você não goste de papagaio assado.
 
3)    Pontuação:
Ponto-final (.): marca frases declarativas (afirmativas ou negativas).
Ponto de interrogação (?): marca perguntas.
Ponto de exclamação (!): marca frases exclamativas.
Reticências (...): indica interrupção do pensamento, momento de hesitação ou dúvida.
Atividade: Exercícios 1 a 4 – p. 36. Exercício 1 a 3 – p. 39 e 40.

 
16/04/14 – 4ª Feira

 LÍNGUA: USOS E REFLEXÃO – p. 58

– Lembrando que existem frases Verbais e Não Verbais – p. 58

 Atividade: Exercício 1 – p.59.
 
– Ordem das palavras – p.60.

A ordem das palavras pode enriquecer ou alterar o sentido de uma frase. Isso pode ser usado como recurso pelos poetas, como no conto em versos “A panela” (p.45):
 
“Quando ouviu tropel de mulas,

Pedro o plano começou (ao invés de > Pedro começou o plano)

Pôs no chão a panelinha

E o braseiro apagou.” (ao invés de > E apagou o braseiro)

 Outro Exemplo: Apareça e cresça > Cresça e apareça. Devagar homens trabalhando > Homens trabalhando, devagar.

 Atividade: Exercícios 8 e 9 – p.61


22/04/14 - 3ª Feira

1)    Recordando: Na Unidade 1 estudamos o conto em prosa e em verso.

- Vimos que os contos são narrativas contadas e recontadas a partir de fatos reais ou de ficção, e dependem da capacidade criadora do autor.

- Vimos também que os tipos de narrador são:

a) narrador personagem - O que participa da história como personagem;

b) narrador observador - Só observa e conta, não participa da história; e

c) narrador onisciente (que sabe tudo) - às vezes interfere na história dando opiniões ou posicionando-se.

2)    Na Unidade 2 veremos outra modalidade de conto: O conto em prosa poética. É uma narrativa com a característica de aproximar a prosa da poesia. (p.72).

3)    Ler o conto: O Sabiá e a Girafa (p.73).

4)    Compreensão do Texto – Exercícios 1 a 5 (p.75).

5)    Atividade: Prática de Oralidade, tema: Autoconhecimento: o que faria você mais feliz? (p.79)

- Sala dividida em 4 grupos (escolher um relator).

- Cada dois grupos discutirá uma das questões de 1 e 2 (p.79).

- O relator de cada grupo anotará as conclusões e fará a exposição aos outros grupos).

- Todos os grupos chegarão a uma conclusão sobre o tema do debate.
 

23/04/14 e 24/04/14


Língua: Usos e Reflexão (As frases e as palavras)

No texto O Sabia e a Girafa, existem palavras cuidadosamente escolhidas pelo autor para enriquecer sua narrativa. Essas palavras indicam as ações (verbos) e nomeiam a quem elas se referem (substantivos).

As palavras são classificadas por Classes Gramaticais, onde são agrupadas pelas semelhanças nas características e no funcionamento. Exemplo:

- Os Verbos: todos indicam uma ação e alguns também servem como auxiliares nas ações.

- Ao Substantivos: nomeiam, designam seres, coisas ou substâncias.

Obs.: As palavras, dentro de suas classes ainda sofrem outras divisões ou classificações que serão estudas mais tarde.
Em uma dessas classificações as palavras podem ser variáveis e invariáveis.
Ex.:
a)    “Não desistia o sabiá.” – Se fossem muitos sabiás, como ficaria a frase? ______
b)    “Girafa também é sempre igual.” – Se fossem Girafa e Sabiá, como fica a variação da frase? ________
c)    “A girafa, muito triste, se lamentava embaixo daquela árvore.” – Substituindo (girafa por girafas e árvore por árvores), como fica a frase? _____
d)    Agora identifique as palavras variáveis e as invariáveis: ___________
Atividade: Exercício: Leia os parágrafos 1 a 4 do texto O Sabia e a Girafa (p.73), retire 5 palavras variáveis e 5 invariáveis, transcrevendo-as no seu caderno. Sublinhe as que pertencem as classes gramaticais estudas.


25/04/14 - 6ª Feira

 Classes de Palavras:



Variáveis

Invariáveis

Substantivo

Adjetivo

Artigo

Pronome

Numeral

Verbo

Preposição

Conjunção

Interjeição

Advérbios – Pode ser Variável ou invariável

 
Ø  Substantivo:

- Próprio (Nome de um ser específico) – Luísa, Saturno, Brasil; Comum () - Sabiá, girafa, menina;

- Concreto (Não dependem de outro ser para existir) – Sol, dia, noite; Abstrato (Coisas que não existem por si) – sono, sonho, desejo;

- Simples (uma só palavra) – Azulão, rouxinol, cotovia; Compostos (junção de dois simples, com ou sem hífen) – Bem-te-vi, João-de-barro, passatempo, girassol;

- Primitivos (palavras originais) – Peixe, dente; Derivados (se formam de outras palavras) – Peixe > peixaria, dente > dentista;

- Coletivos (designam conjunto de uma mesma espécie) – Peixe > cardume, Cão > matilha.

 Atividade: Desafio! (p.88, 89); Exercícios 1 a 3 (p.90



07/05/14 – 08/05/14 – 4ª Feira

 
Leitura: “A menina e as balas.” – p.99

Atividade: Exercícios 1 a 7 – p. 101 e 102.


09/05/14 – 6ª Feira

Discurso direto e discurso indireto: Formas de representar a fala das personagens.

- No discurso direto – a fala da personagem vem claramente separada da fala do narrador, por travessão ou aspas. Ex.: A menina me disse: Os doces não são meus.



 - No discurso indireto – o narrador conta o que a personagem diz, sem dar a palavra a ela. Ex.: Ela me olhou sem entender direito e disse que eu tinha que levar os doces.
 
 Exercícios: 1 a 3 – p.107. E 1 e 2 – p.108.

 

15/05/14 – 5ª Feira

 Determinantes do Substantivo: p. 113

 
Quando o autor quer detalhar mais os elementos de um texto, de forma que o leitor tenha imagens mais claras, utiliza os determinantes no substantivo a ser destacado:

 
Ex.: “Quando eu era menina queria ter uma fábrica”. (nada definido)

Ex.: “Quando eu era menina queria ter uma fábrica de doces”. (define o tipo da fábrica)

Ex.: “Quando eu era menina queria ter a fábrica de doces”. (define uma única fábrica)

 
Atividade: Exercícios a) e b). p.114.

 
Então. Os determinantes tornam o substantivo mais preciso e são formados por palavras e expressões que pertencem à classe gramatical dos adjetivos:

 
Ex.: “Eu tinha de assistir a um filme....”. (substantivo)

Ex.: “Eu tinha de assistir a um filme sobre crianças,.....”.

Ex.: “Eu tinha de assistir a um filme sobre crianças, um filme iraniano”.

 
- filme....”. (substantivo)

- filme sobre crianças – Locução Adjetiva.

- filme iraniano – Adjetivo Pátrio.

 

Atividade: Exercícios 1, 2 e 3. P.115 e 116.

 

Locuções Adjetivas

 
- Locução Adjetiva é uma expressão usada em um texto com a mesma função de um adjetivo.

 
Ex.: “A lua iluminava as brincadeiras noturnas”.

Ex.: “A lua iluminava as brincadeiras da noite”.

 
Porém. Nem sempre é possível fazer uma correspondência entre o adjetivo e a locução adjetiva:

 
Ex.: Um carrinho de pipoca tombou na porta do estádio”.

– Não se pode colocar um adjetivo equivalente às locuções existentes na frase.

 
Exercícios: 1, 2 e 3 - P. 117
 

10/06/14  -  3ª Feira

 

ORGANIZANDO O QUE ESTUDAMOS – p. 120 a 123.



Determinantes do Substantivo

Palavra ou conjunto de palavras que acompanham o substantivo,

dando-lhe uma característica.

Adjetivo
Classe de palavra utilizada para caracterizar, qualificar o substantivo.

Locução Adjetiva
Expressão que tem a mesma função de um adjetivo.

Artigo

Acompanha o substantivo dando-lhe efeito de:
  Determinação - (o, os, a, as)
Indeterminação – (um, uns, uma, umas)

Numeral
Dá ao substantivo a ideia de:

Quantidade (Cardinais)
Um, dois, ...quatro, cinco...
Ordem de série (Ordinais)
Primeiro, segundo,...décimo, vigésimo...
Aumento da quantidade (Multiplicativos)
Dobro, triplo, sêxtuplo...
Indicar partes de um todo (Fracionários)
Meio, metade, um terço, um décimo...

 
Atividade – p. 125

Veja a seguinte frase:
“Minha mãe vai brigar comigo, ela fica muito braba quando eu faço alguma besteira.”

1.    Reescreva a frase no caderno, substituindo a palavra mãe, pela palavra padrasto, fazendo as alterações necessárias.
________________________________________________________________

2.    Agora reescreva a frase, abaixo, colocando a palavra mãe, no lugar da palavra padrasto, fazendo as alterações necessárias:

“O meu padrasto, quando eu chego em casa, faz as contas.”
_______________________________________________________________ 

3.    Desta vez reescreva a mesma frase, substituindo a palavra padrasto, pela palavra irmãos, fazendo as alterações necessárias:

“O meu padrasto, quando eu chego em casa, faz as contas.”
_______________________________________________________________

 
4.    Responda: que mudanças foram necessárias ao reescrever as frases:

1)______________________________________________________________

2)______________________________________________________________

3)______________________________________________________________

 
Respostas:
Deve ter sido notada a concordância de gênero e número, entre os substantivos substituídos, seus determinantes e o verbo.

Agora observe a frase a seguir:

“Os meus dois melhores amigos da escola mudaram de cidade”.

 
Em torno do substantivo amigos há palavras que, além de acrescentar significados, concordam com ele em gênero e em número.

 



As palavras que acompanham o substantivo, determinando-o, devem concordar com ele em:

- gênero: masculino ou feminino;

- número: singular ou plural.

 

Agora faça os exercícios número 5 e 6 da página 125.

 
7ª.1, 7ª.2 e 7ª.3
 
11/04/14 – 6ª Feira
 
Marcação do tempo
Geralmente é possível identificar a época dos acontecimentos e a duração dos fatos narrados. Isso acontece observando-se os tempos verbais empregados no texto e pela indicação do início e fim dos relatos.
 
Tipos de Narrador
 
O narrador é escolhido pelo autor e pode ser:
 
- Narrador Personagem ou narrador em 1ª pessoa: Também é um dos personagens da história.
- Narrador Neutro, observador ou narrador em 3ª pessoa: Não aparece na história, apenas conta os fatos, sem interferir ou manifestar opinião.
- Narrador Intruso: Não faz parte da história, mas comenta os fatos, expressa sentimento e emoções.
 
Atividade: Prática de oralidade – p. 57.
 
15/04/14 – 3ª Feira
 
LÍNGUAS: USOS E REFLEXÃO
 
- Adjetivo e Locução Adjetiva – p.60.
 
1)    Adjetivo é toda palavra que modifica um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexiona-se em gênero, número e grau.
 
Observemos, no conto “Como os campos” a modificação do substantivo jovem:
“Só um jovem pequenino não havia feito sua roupa. – p. 51, 4º parágrafo.
“O jovem pequenino emendou os rasgões com os fios.” – p.52, 1 parágrafo.
- Jovem > um jovem > um jovem pequenino > o jovem. A autora, além de dar uma caraterística ao jovem o torna individualizado, com o auxílio de “um” e “o”, chamados de determinantes do substantivo.
 
2)    Locução adjetiva é a união de duas ou mais palavras que fazem a função de adjetivo.
 
Observemos no conto:
“tecidos de muitas cores” > tecidos (substantivo) de muitas cores (locução adjetiva).
“quadrados de veludo” > quadrados (substantivo) de veludo (locução adejetiva).
 
Atividade: Exercícios 1 a 3 (p.60) e 4 e 5 (p.61).


16/04/14 – 4ª Feira (Essa aula foi repetida por motivo da palestra do COPON no dia 15/04/14)

 LÍNGUAS: USOS E REFLEXÃO

 - Adjetivo e Locução Adjetiva – p.60.

 1)    Adjetivo é toda palavra que modifica um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexiona-se em gênero, número e grau.

Observemos, no conto “Como os campos” a modificação do substantivo jovem:

“Só um jovem pequenino não havia feito sua roupa. – p. 51, 4º parágrafo.

“O jovem pequenino emendou os rasgões com os fios.” – p.52, 1 parágrafo.

- Jovem > um jovem > um jovem pequenino > o jovem. A autora, além de dar uma caraterística ao jovem o torna individualizado, com o auxílio de “um” e “o”, chamados de determinantes do substantivo.

 
2)    Locução adjetiva é a união de duas ou mais palavras que fazem a função de adjetivo.

Observemos no conto:

“tecidos de muitas cores” > tecidos (substantivo) de muitas cores (locução adjetiva).

“quadrados de veludo” > quadrados (substantivo) de veludo (locução adejetiva).

 
Atividade: Exercícios 1 a 3 (p.60) e 4 e 5 (p.61).


Só Para a 7ª 3

FEIRA: MOSTRA CULTURAL GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE

Tema: História da Escrita

Trabalho: Linha do tempo da escrita

(Modelo: página 18 – Livro do 8º Ano – Texto com exemplos)

Data para a 1ª entrega das pesquisas: 20/05/14.

3400 a.C
3000 a.C
2000 a.C
1000 a.C
800 a.C
100 a.C
Século IV
Sumérios
Egípcios
Chineses
Fenícios
Gregos
Romanos
Europeus
Invenção da escrita cuneiforme, a mais antiga do mundo.
Primeiros registros da escrita hieroglífica.
Primeiros ideogramas chineses apareceram no vale de Huang-ho.
Primeiro alfabeto com 22 letras, todas consoantes.
Adaptação do alfabeto fenício, com acréscimo de vogais.
Forma definitiva do alfabeto com 23 letras.
Desenvolvimento de uma escrita cursiva do alfabeto romano.
 

22/04/14 - 3ª Feira

1)    Recordando: Na Unidade 1 estudamos os textos em prosa e em verso.

- Vimos que os contos são narrativas contadas e recontadas a partir de fatos reais ou de ficção, e dependem da capacidade criadora do autor.

2)    Na Unidade 2 veremos outra modalidade de textos: O relato.

3)    Relato e memória (p. 78).

- Relato é uma narração feita sobre uma situação, acontecimento ou experiência vivida.

4)    Ler o relato: Como me tornei santista (p.81).

5)    Compreensão do Texto – Exercícios 1 a 5 (p.83).

6)    Atividade: Prática de Oralidade, tema: Violência entre os torcedores: que atitude é essa? (p.87)

- Sala dividida em 4 grupos (escolher um relator).
- Cada grupo discutirá uma das questões de 1 a 4 (p.87 e 88).
- O relator de cada grupo anotará as conclusões e fará a exposição aos outros grupos).
- Todos os grupos chegarão a uma conclusão sobre o tema do debate.

23/04/14
RELATO ► Narração de fatos reais vivenciados em um tempo e em um espaço.
De Memória (Pessoal) ► Fatos vivenciados por quem os registra
- Intensão ► Registrar fatos significativos guardados na memória do autor.
- Construção ► Elementos: O quê? Quem? Onde? Quando? É livre e não tem estrutura padronizada.
- Linguagem ► Pessoal e emotiva, 1ª pessoa, tempo passado, informal e uso de aspas.
Biográfico ►Fatos reais da vida de alguém
- Intensão ► Informar com detalhes, sobre a vida e obra de alguém.
- Construção ► Elementos: O quê? Quem? Onde? Quando? Tem estrutura mais padronizada.
- Linguagem ► Formal, clara e direta, 3ª pessoa, tempo passado.

 24/04/14

Pontuação: Uso da vírgula

Finalidades:

1)    Separar, no início das frases, expressões de tempo e lugar;

“Algum tempo depois, ouvi pela primeira vez ‘Açum-preto’, com Luiz Gonzaga.”

2)    Separar elementos de uma enumeração;

“Lembro-me de Vasconcelos, Tite, Del Vechio, Pepe, Manga.”

3)    Facilitar a compreensão de algum elemento (uma explicação, uma informação) que quebre a continuidade da frase.

“Devia ser porque, gostando tanto do esporte, queria torcer (na carona dos filhos) para outros clubes...”

Atividade: Exercícios 1 a 3 (p.91).

25/04/14 - 6ª Feira

 Verbo:

 Aprender verbo é indispensável para a língua portuguesa, pois ele nos indica o tempo em que es coisas acontecem, quando falamos ou escrevemos.

Ø  Eu tinha 5 anos e já era apaixonado por futebol quando o Corinthians foi campeão. (os verbos destacados indicam que os fatos ocorreram no passado)

 
Os verbos flexionam-se em:
      Ø  Número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª);
Ø  Tempo (presente, passado e futuro);
Ø  Modo (Indicativo, Subjuntivo, Imperativo).

Além desses modos, o verbo apresenta ainda as formas nominais, que podem exercer funções de nomes (substantivo, adjetivo, advérbio), são elas:

a)    Infinitivo Impessoal: exprime o significado do verbo de modo vago e indefinido, podendo ter valor e função de substantivo. (Viver é lutar. - vida é luta). Essa forma pode apresentar-se no presente (forma simples) ou no passado (forma composta). Ex.: É preciso ler este livro. Era preciso ter lido este livro.
 
b)   Infinitivo Pessoal: relaciona-se às três pessoas do discurso. Ex.: Foste elogiado por teres alcançado uma boa colocação.

 Atividade: Exercícios de 1 a 7 (p.93 e 94).



07/05/14 – 08/05/14 - 4ª e 5ª Feira


Produção de Texto

Biografia – p.97.

Data de entrega: 08/05/14
__________________________________________

Leitura 1: De costas para o Ano Novo – p.103

Atividade: Exercícios 1 a 7 – p.105

Leitura 2: Manuscrito encontrado numa garrafa

Atividade: Exercícios 1 a 3 – p.107 e 108.

Língua: usos e reflexão – p.118

Verbo: Locuções verbais, formas do pretérito, Flexões verbais

09/05/14 – 6ª Feira

 
Verbo:

 
Locução Verbal – é uma expressão formada por dois ou mais verbos com valor de um, pois expressão uma só ideia. Ex.: Eu gostaria de ter ouvido sua voz.

Exercícios: 1, 2 e 3 – p.118

 
Flexões Verbais –

1)    Em Pessoa e Número:

Pessoa
Número
Singular
Plural
1ª Pessoa – Aquela que fala
Eu
Nós
2ª Pessoa – Aquela com quem se fala
Tu
Vós
3ª Pessoa – Aquela de quem se fala
Ele / Ela
Eles / Elas

 
Exercício: ■ letras a), b), c) e d) – p.118

 2)    Tempo

Indica se os fatos ocorreram:

- No momento em que se fala – Presente (Falo)

- Antes do momento em que se fala – Pretérito/passado (Falei)

- Depois do momento em que se fala – Futuro (Falarei)
 
3)    Modo do Verbo

É a situação em que o verbo se apresenta, informando como serão conjugados:

 - Modo indicativo – é o modo da certeza; expressa algo que acontece, aconteceu ou acontecerá seguramente. Ex.: Tiago não aceitou o pedido de desculpas.

 Presente

Eu aceito

tu aceitas

ele/ ela/ você aceita

nós aceitamos

vós aceitais

eles/ elas/ vocês aceitam


- Modo subjuntivo – é o modo da dúvida; indica a possibilidade de algo ter acontecido ou vir a acontecer. . Ex.: Se o cabo se partisse, todos cairiam.

 Presente

que eu aceite

que tu aceites

que ele/ ela/ você aceite

que nós aceitemos

que vós aceiteis

que eles/ elas/ vocês aceitem

 - Modo imperativo – é o modo que expressa ordem, pedido, súplica, recomendação, convite. Pode ser Imperativo e Negativo. . Ex.: Vá buscar seu casaco, pois está frio

 

Afirmativo

Aceita tu

aceite ele/ ela/ você
aceitemos nós
aceitai vós
aceitem eles/ elas/ vocês
 
Negativo
não aceites tu
não aceite ele/ ela/ você
não aceitemos nós
não aceiteis vós
não aceitem eles/ elas/
 
- Modo infinito pessoal –

 Se Eu aceitar
Se tu aceitares
Se ele/ ela/ você aceitar
Se nós aceitarmos
Se vós aceitardes
Se eles/ elas/ vocês aceitarem

 - Modo infinito impessoal – Aceitar
 
- Gerúndio  -  Aceitando
 
- Particípio Passado  -  Aceito  -  aceite  -  aceitado

Exercícios: 1 a 6 – p.121 a 123.

 
10/06/14 – 3ª Feira

 

ORGANIZANDO O QUE FOI ESTUDADO NO 2º BIMESTRE – p.124

 

O que é conjugar um verbo?

- É dizê-lo em todas as pessoas, tempos e modos, de forma que saibamos o modelo que um verbo segue ao ser utilizado. Ou seja, como utilizar um verbo.

 

Devemos lembrar que, tratando-se da conjugação, existem dois tipos de verbo:

 

- Os regulares, são os que não sofrem alteração no seu radical.

Ex.: Amor (radical am) – amo, amava, amaria.

 

- Os irregulares, são os que sofrem alteração no seu radical.

Ex.: Fazer (radical faz) – faço, fez, fiz.

 

No quadro abaixo, temos as diversas situações sobre o uso do verbo:


VERBO
 
Palavra que indica ação, estado ou mudança de estado de um ser ou fenômeno da natureza.
 
Numa oração, podemos dizer que o verbo é o “dedo-duro”, pois está sempre dizendo o que o sujeito está fazendo.
Conjugações
1ª Conjugação
Verbos terminados em - ar
Amar, falar.
2ª Conjugação
Verbos terminados em - er
Bater, fazer
3ª Conjugação
Verbos terminados em - ir
Partir, cair.
Flexões
Pessoa
1ª Pessoa
Aquela que fala - Eu
 
2ª Pessoa
Com quem se fala – Tu
 
3ª Pessoa
De quem fala - Ele
Número
Singular
Unidade – Eu
Plural
Vários - Nós
Tempos
Presente
Momento em que se fala
Pretérito (passado)
Antes do momento em que se fala: perfeito (aconteceu), imperfeito (aconteceria), mais-que-perfeito (acontecera).
Futuro
Ainda acontecerá: do presente (acontecerá), do pretérito (aconteceria).
Modos
Indicativo
Certeza.
Imperativo
Ordem, pedido, convite, recomendação.
Subjuntivo
Dúvida. Poder ser: afirmativo (que aconteça) ou negativo (que não aconteça).

 

Atividade: p. 123  -  Faça os exercícios número 4, 5 e 6.


8ª.1 e 8ª.3
 
11/04/14 – 6ª Feira
 
SEQUÊNCIA NARRATIVA
Para entendermos o que é sequência narrativa, vamos ver os tipos de textos:
 
Texto narrativo - Conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.

Texto conversacional – Reproduz uma conversação, um diálogo.

Texto descritivo - Um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto.

Texto dissertativo - Texto temático, que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade.

Texto argumentativo - Tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta.

Texto injuntivo/instrucional – Fornece instruções de como realizar uma ação. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio.

Portanto, a sequência textual ou narrativa é um recurso do qual o autor se utiliza para organizar a linguagem do texto, combinando trechos de vários tipos de texto, como: narrativos com descritivo, com conversacional, com argumentativo, etc...
Ver 2º parágrafo da página 57: “Não valia a pena falar mais, ........Mavinga dissera que não era vergonha retirar.”
 
Atividade: Exercícios nº 1 e 2 - p. 61.
 
15/04/14 – 3ª Feira
 
LINGUAGEM DO TEXTO
 
Discurso Direto – p. 65.
É geralmente marcado pelo travessão e acompanhado pelos verbos de fala (dizer, perguntar, afirmar, responder, etc.).
Ex.:
“Ele esperou e, quando a rapariga chegou perto dele, falou-lhe:
- Como te chamas?
- Uassamba.”
 
Discurso Indireto – p.66.
O narrador reproduz a fala da personagem com as suas próprias palavras e não são marcadas por travessão. É comum aparecerem os verbos de fala acompanhados das conjunções “que” e “se”.
Ex: “Ngunga contou-lhe tudo. Falou-lhe também do seu projeto de fugir com ela. O comandante fez ar zangado.”
 
Discurso Indireto Livre – p.66.
A fala do narrador mistura-se a fala da personagem, sem que haja marcas da passagem de uma fala para a outra.
Ex.: “Ngunga encostou-se a uma árvore. Porque o mundo era assim?” > Ngunga encostou-se a uma árvore (narrador). Porque o mundo era assim? (personagem).
 
Atividade: Exercícios a), b), c) e d) – p. 67. Exercícios 1 e 2 – p.68.

16/04/14 – 4ª Feira

LINGUAGEM DO TEXTO

Transformação do Discurso Direto em Discurso Indireto – p. 67 e 68

Como vimos na aula anterior, o Discurso direto tem como características o travessão e os verbos de fala.

Ex.: “- Não – disse Uassamba. – Podem ver-nos e o meu marido é muito ciumento.”

Então. Para transformar em Discurso Indireto, eliminamos o travessão, acrescentamos a conjunção “que”, mudamos as formas verbais e os pronomes.

Ex.: Uassamba disse que não. Poderiam vê-los e o marido dela era muito ciumento.

Além dessas mudanças, às vezes é necessário alterar advérbios e outros pronomes.

Ex.: Disse o poeta apaixonado à sua musa: - quando estou aqui com você, esqueço-me de tudo o mais. (discurso direto)

       O poeta apaixonado disse à sua musa que, quando estava ali com ela, esquecia-se de tudo o mais. (discurso indireto)

Atividade: Exercícios 1 e 2 – p. 68


Para 8ª 1 e 8ª 3

DESAFIO  -  PRODUÇÃO DE TEXTO

Trabalho em grupos de até 4 alunos.
- Imaginar uma continuação para a história de Ngunga e Uassamba.

- Escrever o Capítulo 30 do romance.
- Ver as orientações da atividade na página 85 do livro.

- Entrega da primeira pesquisa até 15/05/14.


22/04/14 - 3ª Feira

1)    Recordando: Na Unidade 1 estudamos que:

- a narrativa mítica vem dos povos da antiguidade que costumavam contar histórias sobre deuses, heróis e criaturas fantásticas. Essas histórias eram repassadas de geração em geração durante os rituais religiosos, nas festividades e nas conversas diárias.

- o romance é tipicamente um gênero narrativo, assim como a novela e o conto, com a  diferença de que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas.

 
2)    Na Unidade 2 veremos outra modalidade o texto expositivo e algumas formas de organizar a informação.

3)    Ler o texto: Consumismo (p.97).

4)    Compreensão do Texto – Exercícios 1 a 3 (p.99) e exercícios 1 a 3 (p.100).

5) Atividade: Em duplas, ler os parágrafos 3, 4 e 5 (p.101) e responder os exercícios 1 e 2 (p. 101 e 102).


23/04/14

1)    Mecanismos de coesão: Servem para relacionar as ideias e dar sentido ao texto. Os segmentos do texto utilizados, pelo autor, como recurso para organizar, tornar e convincente a sua obra, são chamados de elementos de coesão, que expressam as ideias de: adição, ordenação, sintetização, conclusão, reafirmação, oposição, numeração e ampliação. (p.101).

Ex.:

Parágrafo 3º

“Para planejar melhor suas vendas – e fazer com que as pessoas consumam mais – os supermercadistas já dispõem de algumas informações. Em primeiro lugar, sabem que o consumidor permanece durante uma média de 40 minutos dentro do supermercado.”

O elemento destacado indica a ordenação de ideias no texto.

Ver mais exemplos nos parágrafos 4 e 5, (p.101).

2)    Atividade: Em duplas, ler os parágrafos 3, 4 e 5 (p.101) e responder os exercícios 1 e 2 (p. 101 e 102).


Organizando o que estudamos


     Textos expositivos ► Caracterizam-se pela exposição, transmissão e construção dos saberes. (Verbetes de dicionários, enciclopédias e textos científicos)

    - Intensão

     - divulgar conhecimentos;

     - dar explicações;

     - transmitir saberes.

 

    - Linguagem

     - Clara. Direta;

     - Dados e informações objetivas;

     - Recorre a citações de autoridades.

    -  Construção

     - Organização em parágrafos;

     - Emprego de ideias-chave;

     - Uso de elementos de coesão.



25/04/14 - 6ª Feira

 
Relembrando:

Frase é um enunciado linguístico que transmiti uma ideia. É uma palavra ou conjunto de palavras capaz de transmitir uma ideia e de constituir um enunciado de sentido completo.

Ø  Espantoso!

Ø  O Brasil possui um grande potencial turístico.

Então:
     Oração é um conjunto linguístico estruturado em torno de um verbo ou locução verbal, e que apresenta sujeito e predicado. (para existir uma oração é preciso ter um verbo).

 
Ø  Ontem Brinquei no parque. (uma oração)
 
Período é uma frase que possui uma ou mais orações e pode ser simples ou composto.
 
O Período Simples é constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.

Ø  O amor é eterno.

Ø  O tempo é o melhor remédio.

 O Período Composto é constituído por duas ou mais orações.

            Ø  Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias. (duas orações)

Ø  Vim, vi, venci. (três orações)

 
Estrutura da Oração:

Quase todas as orações possuem sujeito e predicado.

 O sujeito é o termo que concorda com o verbo em número e pessoa e, normalmente: o "ser de quem se fala" ou o “tema do qual se fala".

 O predicado é a parte da frase que traz uma informação sobre o sujeito.

 Ø  As vitrines estão muito bem decoradas

Sujeito
Verbo
Predicado (qualidade do sujeito)
As vitrines
estão
muito bem decoradas
 
Atentar para o núcleo significativo do predicado:

Ø  se estiver no verbo, temos predicado verbal – “Os shopping centers também baseiam seu sucesso na exposição tentadora[...]” (ação do sujeito);

Ø  se estiver em algum nome, teremos um predicado nominal“O ritmo musical é suave e imperceptível. (qualidade do sujeito - esses casos exigem um verbo de ligação).
 
O Predicativo:

O predicativo do sujeito é o elemento do predicado que se refere ao sujeito, completando o verbo de ligação.

Ø  Os alunos estavam assustados com a prova de português.

 
Atividade: Exercícios 1 a 4 (p. 113 e 114).




07/05/14 – 4ª Feira


Revisão: Mecanismos de coesão


Mecanismos de coesão:

Recursos do autor que servem para relacionar as ideias e dar sentido ao texto

Elementos de coesão: Segmentos do texto utilizados, pelo autor

como recurso para organizar, tornar e convincente a sua obra.

como recurso para organizar, tornar e convincente a sua obra.

 

 

Elementos de coesão

Exemplos:

Ideia de Ordenação

Em primeiro lugar

Ideia de Sintetização

Isso

Ideia de Reafirmação

Dessa forma

Ideia de Oposição

Por outro lado, mas

Ideia de Adição

Outra

Ideia de Conclusão

É assim que

Ideia de Ampliação da enumeração

Além disso.


 Objetividade e Subjetividade – p.128

Vejamos as frases:

- Você precisa ser mais objetivo.

- sua análise está muito subjetiva.


1) O que é objetividade? É uma realidade que está “fora” da pessoa que fala, só permite uma interpretação, não expressa sua opinião, pois diz respeito ao mundo exterior, ao que pode ser observado, comprovado ou desmentido por outro sujeito que conheça o assunto.
Exemplo: “A contaminação da água doce que circula pelo planeta é cada vez maior.”
2) O que é subjetividade? É a expressão do que sente o sujeito que está falando. Revela o sentimento ou ponto de vista, que não pode ser comprovado por outro sujeito.
Exemplo: “A terrível contaminação da água doce leva-me a pensar em um futuro incerto e triste.”
Atividade: Ler o texto “Águas subterrâneas também estão em risco”.
                  Exercícios nº 1 e 2 – p.129.

O texto lido é de divulgação científica e está incluído nos textos expositivos, e a sua construção tem uma estrutura própria, para facilitar a compreensão, seguindo o seguinte padrão:
- Introdução (nos primeiros três primeiros parágrafos apresenta várias informações, com a indicação do assunto que será apresentado);
- Desenvolvimento (explica o assunto apresentado na introdução e pode ser feito em grandes blocos);
- Conclusão (Opinião sobre os achados da pesquisa, sua relevância para a ciência, como podem contribuir para a melhoria do conhecimento científico, novos rumos de pesquisas futuras. Essas opiniões devem ser baseadas nos dados que foram analisados); e
- Fechamento (Normalmente com uma citação, Bibliografia e outras fontes pesquisadas).
Atividade: Exercícios, p. 130

 
Atividade para Visto:
Pesquisar na internet ou em outras fontes.
Tema: “O caminho da água, da captação até nossas torneiras.”
Máximo: 2 páginas digitadas ou manuscritas.
Entrega: 13/05/14 – 3ª Feira.
 
8ª.1 e 8ª.3 - 09/05/14 – 6ª Feira
Exercícios sobre: Objetividade e Subjetividade – 1 e 2 – p.129
 
Construção do Texto
Texto de Divulgação Científica:
Tem a intensão de dar explicações e tornar claras ao leitor comum as informações sobre determinado assunto. É estruturado de modo a ajudar o leitor a absorver conceitos e compreender as explicações.
Construção:
- O título – permite mostrar o conteúdo do texto.
Ex.: ■ Responda os itens a) e b) (sobre o título “Águas subterrâneas também estão em risco”) – p.129.
- A introdução – normalmente nos três primeiros parágrafos, contendo várias informações que indicam o assunto a ser apresentado.
Ex.: ■ Qual a alternativa que sintetiza a ideia que corresponde à introdução do texto “Águas subterrâneas também estão em risco”: a) - b) - c) e b) – p.130.
- O Desenvolvimento - explica o assunto apresentado na introdução e pode ser feito em grandes blocos.
Ex.: ■ De acordo com o texto “Águas subterrâneas também estão em risco”, como exemplo é citado “O Guarani” – Responda: O que é? ________________________. Como é? ___________. E que espaço abrange? ____________(Ver mapa p.132). p.130.
- O Fechamento - normalmente encerra o texto com uma conclusão, citação, bibliografia e fontes pesquisadas.
Ex.: ■ No texto “Águas subterrâneas também estão em risco”. Qual das alternativas a) - b) - c) e b) sintetiza a ideia de fechamento do texto?. p.130.
___________________________________
No texto estudado, é possível perceber que o autor utilizou vários elementos de coesão: releia os parágrafos 9, 10, 11, 12 e identifique os elementos que dão ideia de:
- Alternação ou oposição - ___________
- Adição de uma informação - ______________
- Ampliação de uma informação- __________________(p.131)




8ª.1 e 8ª.3 - 16/05/14 – 6ª Feira


Predicado Nominal

Com já sabemos, o predicado da oração pode centrar suas informações em dois termos:


> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.

> Na informação contida no verbo – o predicado é verbal, pois o seu núcleo é o verbo.

 

Ex: “O aquífero Guarani é o principal manancial de água doce da América do Sul”.

Ex: “O aquífero Guarani” - Sujeito.

Ex: “é” – Verbo de ligação.

Ex: “o principal manancial de água doce da América do Sul” – Predicativo do sujeito.



8ª.1 e 8ª.3 - 13/06/14 – 6ª Feira


O Predicado

Com já sabemos, o predicado da oração pode centrar suas informações em dois termos:

No predicado Nominal


> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.

 

Ex: “O aquífero Guarani é o principal manancial de água doce da América do Sul”.

Ex: “O aquífero Guarani” - Sujeito.

Ex: “é” – Verbo de ligação.

Ex: “o principal manancial de água doce da América do Sul” – Predicativo do sujeito.

 

No Predicado Verbal

 

> Na informação contida no verbo – o predicado é verbal, pois o seu núcleo é o verbo.

Ex.1: “O planeta enfrenta uma grande crise invisível”.

Ex: “O planeta” - Sujeito.

Ex: “enfrenta” – Verbo de ação.

Ex: “uma grande crise invisível” – Complementa o verbo.

 

Ex.2: “As reservas de água estão diminuindo em todo o planeta de forma impressionante”.

Ex: “As reservas de água” - Sujeito.

Ex: “estão diminuindo” – Locução verbal.

Ex: “em todo o planeta”. – Complemento circunstancial de lugar.

Ex: “de forma impressionante”. – Complemento circunstancial de modo.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Desafio:

Se no exemplo 2 a oração fosse assim:

Ex.2: “As reservas de água estão menores em todo o planeta de forma impressionante”.

Ex: “As reservas de água” - Sujeito.

Ex: “estão” – Verbo de ligação.

Ex: “menores em todo o planeta”. – Predicativo do sujeito.

Ex: Portanto teríamos um: predicado nominal.

 

 No estudo do predicado verbal, devemos observar duas condições do verbo:

- O verbo transitivo, assim chamado porque passa sua ação para um complemento e necessita de um objeto para ter sentido completo:

Ex.1: “O planeta enfrenta uma grande crise invisível”.

Ex: “O planeta” - Sujeito.

Ex: “enfrenta” – Verbo de ação. (enfrenta o quê?)

Ex: “uma grande crise invisível” – Complementa o verbo.

 

- O verbo intransitivo, não necessita de um complemento para ter sentido completo:

Ex.1: “Carlos adoeceu ontem”.

Ex: “Carlos” - Sujeito.

Ex: “adoeceu” – Verbo. (não há necessidade de complemento)

Ex: “ontem” – Complemento circunstancial. (sem necessidade)

 

Atividade:

Fazer os exercícios número 1, 2 e 3 das páginas 142 e 143.

 

 
 
 

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