Os Modos do
Verbo
Indicativo
|
Presente
|
eu
estudo
tu estudas ele estuda nós estudamos vós estudais eles estudam |
Pretérito
Perfeito
|
eu
estudei
tu estudaste ele estudou nós estudamos vós estudastes eles estudaram |
|
Pretérito
Imperfeito
|
eu
estudava
tu estudavas ele estudava nós estudávamos vós estudáveis eles estudavam |
|
Pretérito
mais-que-perfeito
|
eu
estudara
tu estudaras ele estudara nós estudáramos vós estudáreis eles estudaram |
|
Mais-que-perfeito
Composto
|
eu
tinha estudado
tu tinhas estudado ele tinha estudado nós tínhamos estudado vós tínheis estudado eles tinham estudado |
|
Futuro
do Presente
|
eu
estudarei
tu estudarás ele estudará nós estudaremos vós estudareis eles estudarão |
|
Futuro
do Pretérito
|
eu
estudaria
tu estudarias ele estudaria nós estudaríamos vós estudaríeis eles estudariam |
Exemplo:
Aprecio boas leituras.
Estou contente com a notícia.
Durmo regularmente.
“Em 58 a.C César invade a
Gália e inicia uma das mais famosas campanhas da história militar”.
Daqui a alguns instantes ele volta.
Viajo no próximo final de semana.
Subjuntivo
|
Presente
|
que
eu estude
que tu estudes que ele estude que nós estudemos que vós estudeis que eles estudem |
Pretérito
Imperfeito
|
se eu
estudasse
se tu estudasses se ele estudasse se nós estudássemos se vós estudásseis se eles estudassem |
|
Futuro
|
quando
eu estudar
quando tu estudares quando ele estudar quando nós estudarmos quando vós estudardes quando eles estudarem |
Por
exemplo:
É conveniente que estudes
para o exame (presente).
Eu esperava que ele vencesse
o jogo (pretérito imperfeito).
Se ele viesse ao clube,
participaria do campeonato (pretérito imperfeito).
Embora tenha estudado
bastante, não passou no teste (pretérito perfeito composto).
Embora o teste já tivesse
começado, alguns alunos puderam entrar na sala de exames (pretérito
mais-que-perfeito composto).
Quando ele vier à loja,
levará as encomendas (futuro simples).
Se ele vier à loja, levará
as encomendas (futuro simples).
Quando ele tiver saído do
hospital, nós o visitaremos (futuro do presente composto).
Imperativo
É o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, orientação ou conselho. Este modo pode ser afirmativo ou negativo.
|
Afirmativo
|
--
estuda tu estude ele estudemos nós estudai vós estudem eles |
Negativo
|
--
não estudes tu não estude ele não estudemos nós não estudeis vós não estudem eles |
Exemplos:
Vamos,
corram!
Perdoe-me,
eu lhe imploro.
Por
favor, diga-me onde fica esta praça.
Faça
o que digo, agora!
|
Imperativo
Afirmativo:
para tu
pare você
paremos nós
parai vós
parem vocês
|
Imperativo
Negativo:
não pares tu
não pare você
não paremos nós
não pareis vós
não parem vocês
|
INFINITIVO
É como o verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer
conjugação; é o "nome" do verbo. Dá ideia de uma ação ou estado,
porém sem vinculá-la a um tempo, modo ou pessoa específica.
|
Pessoal
|
por
estudar eu
por estudares tu por estudar ele por estudarmos nós por estudardes vós por estudarem eles |
Impessoal
|
estudar
|
Exemplo
Infinitivo Pessoal:
Se tu não perceberes
isto...
Convém vocês irem primeiro.
O bom é sempre lembrarmos desta regra (sujeito implícito = nós)
Convém vocês irem primeiro.
O bom é sempre lembrarmos desta regra (sujeito implícito = nós)
O professor deu um prazo de
cinco dias para os alunos estudarem bastante para a prova.
Perdoo-te por me traíres.
O hotel preparou tudo para os turistas ficarem à vontade.
Perdoo-te por me traíres.
O hotel preparou tudo para os turistas ficarem à vontade.
Exemplo
Impessoal:
Amar é sofrer.
Querer é poder.
Fumar prejudica a saúde.
É proibido colar cartazes neste muro.
Fumar prejudica a saúde.
É proibido colar cartazes neste muro.
Gerúndio
|
Estudando
|
Exemplo:
Saindo de casa, encontrei
alguns amigos. (função de advérbio)
Nas ruas, havia crianças vendendo doces. (função adjetivo)
PARTICÍPIO PASSADO
Tem várias funções, podendo funcionar como um
substantivo, adjetivo, advérbio e também pode ser utilizado na construção de
frases compostas.
|
Estudado
|
Exemplos:
O arroz está cozido.
O carro está estacionado.
A carta já foi enviada.
Ela tem estudado todos os
dias.
O prédio foi vendido.
Ele foi amado por todos que o
amavam .
ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - ESTUDO DOS VERBOS
Verbo é a palavra que exprime um fato
representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo.
1. Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.
2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.
a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.
3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.
4. Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas.
5. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.
1. Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.
2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.
a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.
3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.
4. Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas.
5. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.
a) Eu estudo
muito.
___________________________________________
___________________________________________
b) Joana
treina para o campeonato.
___________________________________________
___________________________________________
c) Eu
leio as obras de Machado de Assis.
___________________________________________
___________________________________________
d) Os
garotos falam ao celular.
___________________________________________
___________________________________________
e) Eu
estou na escola.
___________________________________________
___________________________________________
f) Jorge
Carlos joga futebol.
___________________________________________
___________________________________________
g) As
meninas desfilam bem.
___________________________________________
___________________________________________
h) Os
animais correm o tempo todo.
___________________________________________
___________________________________________
6. Passe as orações abaixo para o
tempo futuro do modo indicativo.
a) Os
alunos leram um texto sobre festas juninas.
___________________________________________
b) Muitas
pessoas gostam de festas juninas.
___________________________________________
c) O
cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
___________________________________________
d) Maria
Rita começou a praticar esportes.
___________________________________________
e)
Provocaram um desmatamento no local.
___________________________________________
f)
Poluíram nossos rios.
___________________________________________
g) Nossa
terra brasileira é um país bonito.
___________________________________________
h) Poucos
conhecem esse jogo.
___________________________________________
7) Complete as frases de acordo
com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.
a)
Preciso passar no vestibular, por isso______________muito. (estudar - futuro do
presente do indicativo).
b) ____________boas
lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c)
Marcela e Bruna______________ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do
indicativo).
d) Nesta
vida______________o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro______________futebol
muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os
homens______________viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente
do indicativo).
g) O
aluno______________um prêmio ao final do semestre. (ganhar -
futuro do presente do indicativo).
h) A menina______________alto
durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).
8.
Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.Exemplo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.(____________________________________)
b) Juliano corria muito nas competições escolares. (____________________________________)
c) Os alunos estudaram muito para a prova. (____________________________________)
d) Tu jogaste bem hoje. (____________________________________)
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico? (____________________________________)
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano. (____________________________________)
g) Marcelinho Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas. (____________________________________)
AULAS
Fonte: Português (Ensino Fundamental) - Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin, Vera Marchezi - 6º, 7º e 8º anos - Editora Ática - São Paulo - 2013.
6ª.1 e 6ª. 2
11/04/14
– 6ª Feira
Organizando o que estudamos – p. 24
Conto
> Narrativas de fatos imaginários,
fictícios.
|
Elementos
da
narrativa
|
- Narrador >
Aquele que conta a história.
- Espaço > Onde acontece a ação.
- Personagens >
Os participantes da história.
- Tempo > Quando acontece a ação.
- Enredo/Ação > O
que acontece e como se desenrolam as ações.
|
Momentos
da
narrativa/enredo
|
- Situação Inicial > Apresentação das
personagens, lugar, tempo e situação.
- Conflito > Desequilíbrio,
problema provocado.
- Clímax > Momento de maior
tensão.
- Desfecho > Resolução do
conflito e final.
|
Atividade: Prática de oralidade – p. 26.
15/04/14 – 3ª Feira
ESTUDOS GRAMATICAIS
– Frases e tipos de frases – p. 35 a 40;
– Frases e sinais de pontuação – p. 58 a 60.
1) Frase é uma
unidade de comunicação capaz de transmitir uma ideia.
É formada por uma ou mais palavras com um enunciado de sentido completo.
2) Tipos da Frase:
Declarativa: Afirma ou nega alguma coisa > -
O papagaio falava sete línguas.
Exclamativa: Expressa espanto, admiração, medo > - Meu Deus!
Interrogativa: Faz uma pergunta direta > - Cadê o papagaio que eu comprei? Ou
indireta > - Não sei onde está o meu papagaio.
Imperativa: Indica ordem, pedido, conselho >
- Toma cuidado com esse papagaio.
Optativa: Expressa desejo > - Tomara que
você não goste de papagaio assado.
3) Pontuação:
Ponto-final (.): marca frases
declarativas (afirmativas ou negativas).
Ponto de interrogação
(?): marca
perguntas.
Ponto de exclamação
(!): marca
frases exclamativas.
Reticências (...): indica interrupção do
pensamento, momento de hesitação ou dúvida.
Atividade: Exercícios 1 a 4 – p.
36. Exercício 1 a 3 – p. 39 e 40.
16/04/14 – 4ª Feira
– Lembrando que existem frases Verbais e Não
Verbais –
p. 58
– Ordem das palavras – p.60.
A ordem
das palavras pode enriquecer ou alterar o sentido de uma
frase. Isso pode ser usado como recurso pelos poetas, como no conto em versos
“A panela” (p.45):
“Quando
ouviu tropel de mulas,
Pedro o
plano começou (ao invés de > Pedro começou o plano)
Pôs no
chão a panelinha
E o
braseiro apagou.” (ao invés de > E apagou o braseiro)
22/04/14 - 3ª Feira
1) Recordando: Na
Unidade 1 estudamos o conto em prosa
e em verso.
- Vimos que os contos são narrativas
contadas e recontadas a partir de fatos reais ou de ficção, e dependem da
capacidade criadora do autor.
- Vimos também que os tipos de narrador
são:
a) narrador personagem - O que
participa da história como personagem;
b) narrador observador - Só
observa e conta, não participa da história; e
c) narrador onisciente (que
sabe tudo) - às vezes interfere na história dando opiniões ou posicionando-se.
2) Na
Unidade 2 veremos outra modalidade de conto: O conto em prosa poética. É uma narrativa com a característica de
aproximar a prosa da poesia. (p.72).
3) Ler
o conto: O Sabiá e a Girafa (p.73).
4) Compreensão
do Texto – Exercícios 1 a 5 (p.75).
5) Atividade: Prática
de Oralidade, tema: Autoconhecimento: o que faria você mais feliz? (p.79)
- Sala dividida em 4 grupos (escolher um
relator).
- Cada dois grupos discutirá uma das
questões de 1 e 2 (p.79).
- O relator de cada grupo anotará as
conclusões e fará a exposição aos outros grupos).
- Todos os grupos chegarão a uma
conclusão sobre o tema do debate.
23/04/14
e 24/04/14
Língua:
Usos e Reflexão (As frases e as palavras)
No texto O Sabia e
a Girafa, existem palavras cuidadosamente escolhidas pelo autor para
enriquecer sua narrativa. Essas palavras indicam as ações (verbos) e nomeiam a
quem elas se referem (substantivos).
As palavras são classificadas por Classes Gramaticais, onde são agrupadas pelas semelhanças nas
características e no funcionamento. Exemplo:
- Os Verbos: todos
indicam uma ação e alguns também servem como auxiliares nas ações.
- Ao Substantivos:
nomeiam, designam seres, coisas ou substâncias.
Obs.: As
palavras, dentro de suas classes ainda sofrem outras divisões ou classificações
que serão estudas mais tarde.
Em uma dessas classificações as palavras podem ser variáveis e invariáveis.
Ex.:
a) “Não
desistia o sabiá.” – Se fossem muitos sabiás, como ficaria a frase? ______
b) “Girafa
também é sempre igual.” – Se fossem Girafa e Sabiá, como fica a variação da
frase? ________
c) “A
girafa, muito triste, se lamentava embaixo daquela árvore.” – Substituindo
(girafa por girafas e árvore por árvores), como fica a frase? _____
d) Agora
identifique as palavras variáveis e as invariáveis: ___________
Atividade:
Exercício:
Leia os parágrafos 1 a 4 do texto O
Sabia e a Girafa (p.73), retire 5 palavras variáveis e 5 invariáveis,
transcrevendo-as no seu caderno. Sublinhe as que pertencem as classes
gramaticais estudas.
Classes
de Palavras:
Atividade: Desafio! (p.88, 89); Exercícios 1 a 3 (p.90
25/04/14 - 6ª Feira
Variáveis
|
Invariáveis
|
Substantivo
Adjetivo
Artigo
Pronome
Numeral
Verbo
|
Preposição
Conjunção
Interjeição
|
Advérbios – Pode ser Variável ou invariável
|
Ø Substantivo:
- Próprio
(Nome de um ser específico) – Luísa, Saturno, Brasil; Comum () - Sabiá, girafa, menina;
-
Concreto (Não dependem de outro ser para existir) – Sol, dia,
noite; Abstrato (Coisas que não
existem por si) – sono, sonho, desejo;
-
Simples (uma só palavra) – Azulão, rouxinol, cotovia; Compostos (junção de dois simples, com
ou sem hífen) – Bem-te-vi, João-de-barro, passatempo, girassol;
-
Primitivos (palavras originais) – Peixe, dente; Derivados (se formam de outras palavras) – Peixe > peixaria,
dente > dentista;
-
Coletivos (designam conjunto de uma mesma espécie) – Peixe > cardume, Cão
> matilha.
07/05/14 – 08/05/14 –
4ª Feira
Leitura: “A menina
e as balas.” – p.99
Atividade:
Exercícios 1 a 7 – p. 101 e 102.
Determinantes do Substantivo: p. 113
09/05/14 – 6ª Feira
Discurso direto e discurso indireto: Formas de
representar a fala das personagens.
- No discurso direto – a fala da
personagem vem claramente separada da fala do narrador, por travessão ou aspas.
Ex.: A menina me disse: Os doces não
são meus.
- No
discurso indireto – o narrador conta o que a personagem diz, sem dar a
palavra a ela. Ex.: Ela me olhou sem
entender direito e disse que eu tinha que levar os doces.
Exercícios: 1 a 3 – p.107. E 1
e 2 – p.108.
15/05/14 – 5ª Feira
Quando o autor quer
detalhar mais os elementos de um texto, de forma que o leitor tenha imagens
mais claras, utiliza os determinantes no substantivo a ser destacado:
Ex.: “Quando eu era
menina queria ter uma fábrica”. (nada definido)
Ex.: “Quando eu era menina queria ter uma fábrica de doces”.
(define o tipo da fábrica)
Ex.: “Quando eu era menina queria ter a fábrica de doces”.
(define uma única fábrica)
Atividade:
Exercícios a) e b). p.114.
Então. Os
determinantes tornam o substantivo mais preciso e são formados por palavras e
expressões que pertencem à classe gramatical dos adjetivos:
Ex.: “Eu tinha de
assistir a um filme....”. (substantivo)
Ex.: “Eu tinha de assistir a um filme sobre crianças,.....”.
Ex.: “Eu tinha de assistir a um filme sobre crianças, um filme
iraniano”.
- filme....”.
(substantivo)
- filme sobre crianças
– Locução Adjetiva.
- filme iraniano
– Adjetivo Pátrio.
Atividade:
Exercícios 1, 2 e 3. P.115 e 116.
Locuções Adjetivas
- Locução Adjetiva
é uma expressão usada em um texto com a mesma função de um adjetivo.
Ex.: “A lua
iluminava as brincadeiras noturnas”.
Ex.: “A lua iluminava as brincadeiras da noite”.
Porém. Nem sempre é
possível fazer uma correspondência entre o adjetivo e a locução adjetiva:
Ex.: Um carrinho de
pipoca tombou na porta do estádio”.
– Não se pode
colocar um adjetivo equivalente às locuções existentes na frase.
Exercícios: 1, 2 e
3 - P. 117
10/06/14 - 3ª
Feira
ORGANIZANDO O QUE ESTUDAMOS – p. 120 a
123.
Determinantes do Substantivo
| |||
Palavra ou conjunto de palavras que acompanham o
substantivo,
dando-lhe uma característica.
| |||
Adjetivo
| Classe de palavra utilizada para caracterizar, qualificar o substantivo. | ||
Locução Adjetiva
| Expressão que tem a mesma função de um adjetivo. | ||
Artigo
|
Acompanha o substantivo dando-lhe efeito de:
| Determinação - (o, os, a, as) | |
Indeterminação – (um, uns, uma, umas) | |||
Numeral
| Dá ao substantivo a ideia de: |
Quantidade (Cardinais)
| Um, dois, ...quatro, cinco... |
Ordem de série (Ordinais) | Primeiro, segundo,...décimo, vigésimo... | ||
Aumento da quantidade (Multiplicativos) | Dobro, triplo, sêxtuplo... | ||
Indicar partes de um todo (Fracionários) | Meio, metade, um terço, um décimo... |
Atividade – p. 125
Veja a seguinte frase:
“Minha mãe vai
brigar comigo, ela fica muito braba quando
eu faço alguma besteira.” 1. Reescreva a frase no caderno, substituindo a palavra mãe, pela palavra padrasto, fazendo as alterações necessárias.
________________________________________________________________
2. Agora reescreva a frase, abaixo, colocando a palavra mãe, no lugar da palavra padrasto, fazendo as alterações necessárias:
“O meu padrasto, quando eu chego em casa, faz as contas.”
_______________________________________________________________
3. Desta vez reescreva a mesma frase, substituindo a palavra padrasto, pela palavra irmãos, fazendo as alterações necessárias:
“O meu padrasto, quando eu chego em casa, faz as contas.”
_______________________________________________________________
1)______________________________________________________________
2)______________________________________________________________
3)______________________________________________________________
Deve ter sido notada a concordância de gênero e número, entre os substantivos substituídos, seus determinantes e o verbo.
Agora observe a frase a seguir:
“Os meus dois melhores amigos da escola mudaram de cidade”.
As palavras que acompanham o substantivo, determinando-o,
devem concordar com ele em:
- gênero:
masculino ou feminino;
- número:
singular ou plural.
Agora faça os exercícios número 5
e 6 da página 125.
7ª.1, 7ª.2 e 7ª.3
11/04/14 – 6ª Feira
Marcação do tempo
Geralmente
é possível identificar a época dos acontecimentos e a duração dos fatos
narrados. Isso acontece observando-se os tempos verbais empregados no texto e
pela indicação do início e fim dos relatos.
Tipos de Narrador
O
narrador é escolhido pelo autor e pode ser:
- Narrador Personagem ou narrador em 1ª
pessoa:
Também é um dos personagens da história.
- Narrador Neutro, observador ou narrador em
3ª pessoa:
Não aparece na história, apenas conta os fatos, sem interferir ou manifestar
opinião.
- Narrador Intruso: Não faz parte da
história, mas comenta os fatos, expressa sentimento e emoções.
Atividade: Prática de oralidade – p. 57.
15/04/14 – 3ª Feira
LÍNGUAS: USOS E REFLEXÃO
- Adjetivo e Locução Adjetiva – p.60.
1) Adjetivo é toda
palavra que modifica um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexiona-se em gênero, número e grau.
Observemos, no conto “Como os campos” a modificação do substantivo
jovem:
“Só um jovem pequenino não
havia feito sua roupa. – p. 51, 4º parágrafo.
“O jovem pequenino
emendou os rasgões com os fios.” – p.52, 1 parágrafo.
- Jovem > um jovem > um jovem pequenino > o jovem. A autora, além de dar uma caraterística ao jovem o torna
individualizado, com o auxílio de “um” e “o”, chamados de determinantes do
substantivo.
2) Locução
adjetiva é a união de duas ou mais palavras que fazem a função de
adjetivo.
Observemos no conto:
“tecidos de muitas cores” > tecidos
(substantivo) de muitas cores (locução adjetiva).
“quadrados de veludo” > quadrados
(substantivo) de veludo (locução adejetiva).
Atividade: Exercícios 1 a 3 (p.60) e 4 e 5 (p.61).
LÍNGUAS: USOS E REFLEXÃO
- Adjetivo e Locução Adjetiva – p.60.
1) Adjetivo é toda
palavra que modifica um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexiona-se em gênero, número e grau.
Observemos, no conto “Como os campos” a modificação do substantivo jovem:
2) Locução
adjetiva é a união de duas ou mais palavras que fazem a função de
adjetivo.
Observemos no conto:
Atividade: Exercícios 1 a 3 (p.60)
e 4 e 5 (p.61).
16/04/14 – 4ª Feira (Essa
aula foi repetida por motivo da palestra do COPON no dia 15/04/14)
Observemos, no conto “Como os campos” a modificação do substantivo jovem:
“Só um jovem pequenino não
havia feito sua roupa. – p. 51, 4º parágrafo.
“O jovem pequenino
emendou os rasgões com os fios.” – p.52, 1 parágrafo.
- Jovem > um jovem > um jovem pequenino > o jovem. A autora, além de dar uma caraterística ao jovem o torna
individualizado, com o auxílio de “um” e “o”, chamados de determinantes do
substantivo.
Observemos no conto:
“tecidos de muitas cores” > tecidos
(substantivo) de muitas cores (locução adjetiva).
“quadrados de veludo” > quadrados
(substantivo) de veludo (locução adejetiva).
Só Para a 7ª 3
FEIRA: MOSTRA
CULTURAL GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE
Tema: História da Escrita
Trabalho: Linha do tempo da escrita
(Modelo: página 18 – Livro do 8º Ano – Texto com exemplos)
Data para a 1ª entrega das pesquisas: 20/05/14.
3400 a.C
|
3000 a.C
|
2000 a.C
|
1000 a.C
|
800 a.C
|
100 a.C
|
Século IV
|
Sumérios
|
Egípcios
|
Chineses
|
Fenícios
|
Gregos
|
Romanos
|
Europeus
|
Invenção
da escrita cuneiforme, a mais antiga do mundo.
|
Primeiros
registros da escrita hieroglífica.
|
Primeiros
ideogramas chineses apareceram no vale de Huang-ho.
|
Primeiro
alfabeto com 22 letras, todas consoantes.
|
Adaptação
do alfabeto fenício, com acréscimo de vogais.
|
Forma
definitiva do alfabeto com 23 letras.
|
Desenvolvimento
de uma escrita cursiva do alfabeto romano.
|
22/04/14 - 3ª Feira
1) Recordando: Na
Unidade 1 estudamos os textos em prosa
e em verso.
- Vimos que os contos são narrativas
contadas e recontadas a partir de fatos reais ou de ficção, e dependem da
capacidade criadora do autor.
2) Na
Unidade 2 veremos outra modalidade de textos: O relato.
3) Relato e memória (p.
78).
- Relato é uma narração
feita sobre uma situação, acontecimento ou experiência vivida.
4) Ler
o relato: Como me tornei santista
(p.81).
5) Compreensão
do Texto – Exercícios 1 a 5 (p.83).
6) Atividade: Prática
de Oralidade, tema: Violência entre os torcedores: que atitude é essa? (p.87)
- Sala dividida em 4 grupos (escolher um
relator).
- Cada grupo discutirá uma das questões
de 1 a 4 (p.87 e 88).
- O relator de cada grupo anotará as
conclusões e fará a exposição aos outros grupos).
- Todos os grupos chegarão a uma
conclusão sobre o tema do debate.
23/04/14
RELATO ► Narração de
fatos reais vivenciados em um tempo e em um espaço.
|
De Memória
(Pessoal) ► Fatos vivenciados por quem os registra
|
- Intensão
► Registrar fatos significativos guardados na memória do autor.
|
- Construção
► Elementos: O quê? Quem? Onde? Quando? É livre e não tem estrutura
padronizada.
|
||
- Linguagem
► Pessoal e emotiva, 1ª pessoa, tempo passado, informal e uso de aspas.
|
||
Biográfico ►Fatos reais da
vida de alguém
|
- Intensão
► Informar com detalhes, sobre a vida e obra de alguém.
|
|
- Construção
► Elementos: O quê? Quem? Onde? Quando? Tem estrutura mais padronizada.
|
||
- Linguagem
► Formal, clara e direta, 3ª pessoa, tempo passado.
|
Pontuação:
Uso da vírgula
Finalidades:
1) Separar,
no início das frases, expressões de tempo e lugar;
“Algum tempo depois, ouvi pela primeira
vez ‘Açum-preto’, com Luiz Gonzaga.”
2) Separar
elementos de uma enumeração;
“Lembro-me
de Vasconcelos, Tite, Del Vechio, Pepe,
Manga.”
3) Facilitar
a compreensão de algum elemento (uma explicação, uma informação) que quebre a
continuidade da frase.
“Devia
ser porque, gostando tanto do esporte,
queria torcer (na carona dos filhos) para outros clubes...”
Atividade: Exercícios
1 a 3 (p.91).
25/04/14 - 6ª Feira
Ø Eu tinha 5 anos e já era apaixonado por futebol quando o Corinthians foi campeão. (os verbos destacados
indicam que os fatos ocorreram no passado)
Os verbos flexionam-se em:
Ø Número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª);
Ø Tempo (presente, passado e
futuro);
Ø Modo (Indicativo, Subjuntivo, Imperativo).
Além desses modos, o verbo apresenta ainda as formas nominais, que
podem exercer funções de nomes (substantivo, adjetivo, advérbio), são elas:
a) Infinitivo Impessoal: exprime o significado do
verbo de modo vago e indefinido, podendo ter valor e função de substantivo. (Viver
é lutar. - vida é luta). Essa forma pode apresentar-se no presente (forma
simples) ou no passado (forma composta). Ex.: É preciso ler este livro. Era
preciso ter lido este livro.
b) Infinitivo Pessoal: relaciona-se às três
pessoas do discurso. Ex.: Foste
elogiado por teres
alcançado uma boa colocação.
07/05/14 – 08/05/14 - 4ª
e 5ª Feira
Produção de Texto
Biografia – p.97.
Data de entrega: 08/05/14
__________________________________________
Leitura 1: De
costas para o Ano Novo – p.103
Atividade:
Exercícios 1 a 7 – p.105
Leitura 2:
Manuscrito encontrado numa garrafa
Atividade:
Exercícios 1 a 3 – p.107 e 108.
Língua: usos e
reflexão – p.118
Verbo: Locuções
verbais, formas do pretérito, Flexões verbais
09/05/14 – 6ª Feira
Verbo:
Locução Verbal – é uma expressão formada por dois ou
mais verbos com valor de um, pois expressão uma só ideia. Ex.: Eu gostaria de ter
ouvido sua voz.
Exercícios: 1, 2 e 3 – p.118
Flexões Verbais –
1)
Em Pessoa e Número:
Pessoa
|
Número
|
|
Singular
|
Plural
|
|
1ª Pessoa – Aquela que fala
|
Eu
|
Nós
|
2ª Pessoa – Aquela com quem
se fala
|
Tu
|
Vós
|
3ª Pessoa – Aquela de quem se
fala
|
Ele / Ela
|
Eles / Elas
|
Exercício: ■ letras a), b), c) e d) – p.118
Indica se os fatos ocorreram:
- No momento em que se fala – Presente
(Falo)
- Antes do momento em que se fala – Pretérito/passado
(Falei)
- Depois do momento em que se fala – Futuro (Falarei)
3)
Modo do Verbo
- Modo indicativo – é o modo
da certeza; expressa algo que acontece, aconteceu ou acontecerá seguramente. Ex.: Tiago não aceitou o pedido de desculpas.
Presente
Presente
- Modo imperativo – é o modo
que expressa ordem, pedido, súplica, recomendação, convite. Pode ser Imperativo
e Negativo. . Ex.: Vá buscar seu casaco, pois está frio
- Modo infinito pessoal –
Se Eu aceitar
- Modo infinito impessoal – Aceitar
É a situação em que o verbo se apresenta, informando como serão
conjugados:
Eu aceito
tu aceitas
ele/ ela/ você aceita
nós aceitamos
vós aceitais
eles/ elas/ vocês aceitam
- Modo subjuntivo – é o modo
da dúvida; indica a possibilidade de algo ter acontecido ou vir a acontecer. . Ex.: Se o cabo se partisse, todos cairiam.
que eu aceite
que tu aceites
que ele/ ela/ você aceite
que nós aceitemos
que vós aceiteis
que eles/ elas/ vocês aceitem
Afirmativo
Aceita tu
aceite ele/ ela/ você
aceitemos nós
aceitai vós
aceitem eles/ elas/ vocês
Negativo
não aceites tu
não aceite ele/ ela/ você
não aceitemos nós
não aceiteis vós
não aceitem eles/ elas/
Se tu aceitares
Se ele/ ela/ você aceitar
Se nós aceitarmos
Se vós aceitardes
Se eles/ elas/
vocês aceitarem
- Gerúndio
- Aceitando
- Particípio Passado - Aceito -
aceite - aceitado
Exercícios: 1 a 6 – p.121 a
123.
10/06/14 – 3ª Feira
ORGANIZANDO O QUE FOI ESTUDADO NO 2º BIMESTRE – p.124
O que é conjugar um verbo?
- É dizê-lo em
todas as pessoas, tempos e modos, de forma que saibamos o modelo que um verbo
segue ao ser utilizado. Ou seja, como
utilizar um verbo.
Devemos lembrar
que, tratando-se da conjugação, existem dois tipos de verbo:
- Os regulares, são os que não sofrem alteração no seu radical.
Ex.: Amor (radical am) – amo, amava, amaria.
- Os irregulares, são os que sofrem alteração no seu radical.
Ex.: Fazer (radical
faz) – faço, fez, fiz.
No quadro abaixo, temos as diversas situações sobre
o uso do verbo:
VERBO
Palavra que indica ação, estado ou mudança de
estado de um ser ou fenômeno da natureza.
Numa oração, podemos dizer que o
verbo é o “dedo-duro”, pois está
sempre dizendo o que o sujeito
está fazendo.
|
Conjugações
|
1ª Conjugação
|
Verbos terminados em - ar
|
Amar, falar.
|
2ª Conjugação
|
Verbos terminados em - er
|
Bater, fazer
|
||
3ª Conjugação
|
Verbos terminados em - ir
|
Partir, cair.
|
||
Flexões
|
Pessoa
|
1ª Pessoa
|
Aquela que fala - Eu
|
|
2ª Pessoa
|
Com quem se fala – Tu
|
|||
3ª Pessoa
|
De quem fala - Ele
|
|||
Número
|
Singular
|
Unidade – Eu
|
||
Plural
|
Vários - Nós
|
|||
Tempos
|
Presente
|
Momento em que se fala
|
||
Pretérito (passado)
|
Antes do momento em que se fala: perfeito (aconteceu), imperfeito (aconteceria), mais-que-perfeito (acontecera).
|
|||
Futuro
|
Ainda acontecerá: do presente (acontecerá), do pretérito (aconteceria).
|
|||
Modos
|
Indicativo
|
Certeza.
|
||
Imperativo
|
Ordem, pedido, convite,
recomendação.
|
|||
Subjuntivo
|
Dúvida. Poder ser: afirmativo (que aconteça) ou negativo (que não aconteça).
|
Atividade: p. 123
- Faça os exercícios número 4, 5
e 6.
8ª.1 e 8ª.3
11/04/14 – 6ª Feira
SEQUÊNCIA NARRATIVA
Para
entendermos o que é sequência narrativa, vamos ver os tipos de textos:
Texto narrativo - Conta um
fato, fictício ou não, acontecido num determinado tempo e lugar, envolvendo
certos personagens.
Texto conversacional – Reproduz uma conversação, um
diálogo.
Texto descritivo - Um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto.
Texto dissertativo - Texto temático, que analisa, interpreta, explica e avalia
dados da realidade.
Texto argumentativo - Tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de
aceitar uma ideia imposta.
Texto injuntivo/instrucional – Fornece instruções de como realizar uma ação.
Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio.
Portanto, a sequência textual ou
narrativa é
um recurso do qual o autor se utiliza para organizar a linguagem do texto,
combinando trechos de vários tipos de texto, como: narrativos com descritivo,
com conversacional, com argumentativo, etc...
Ver 2º parágrafo da página 57: “Não valia a pena
falar mais, ........Mavinga dissera que não era vergonha retirar.”
Atividade: Exercícios nº 1 e 2 - p. 61.
15/04/14 – 3ª Feira
LINGUAGEM DO TEXTO
Discurso Direto – p. 65.
É
geralmente marcado pelo travessão e acompanhado pelos verbos de fala (dizer, perguntar,
afirmar, responder, etc.).
Ex.:
“Ele
esperou e, quando a rapariga chegou perto dele, falou-lhe:
- Como
te chamas?
-
Uassamba.”
Discurso Indireto – p.66.
O
narrador reproduz a fala da personagem com as suas próprias palavras e não são
marcadas por travessão. É comum aparecerem os verbos de fala acompanhados das
conjunções “que” e “se”.
Ex:
“Ngunga contou-lhe tudo. Falou-lhe também do seu projeto de fugir com ela. O
comandante fez ar zangado.”
Discurso Indireto Livre – p.66.
A fala
do narrador mistura-se a fala da personagem, sem que haja marcas da passagem de
uma fala para a outra.
Ex.:
“Ngunga encostou-se a uma árvore. Porque o mundo era assim?” > Ngunga
encostou-se a uma árvore (narrador). Porque o mundo era assim? (personagem).
Atividade: Exercícios a), b), c) e d) – p. 67.
Exercícios 1 e 2 – p.68.
16/04/14 – 4ª Feira
LINGUAGEM DO TEXTO
Transformação do Discurso Direto em Discurso
Indireto – p.
67 e 68
Como
vimos na aula anterior, o Discurso direto tem como características o travessão e
os verbos de fala.
Ex.: “- Não – disse Uassamba. – Podem ver-nos
e o meu marido é muito ciumento.”
Então.
Para transformar em Discurso Indireto, eliminamos o travessão, acrescentamos a
conjunção “que”, mudamos as formas
verbais e os pronomes.
Ex.: Uassamba disse que não. Poderiam vê-los
e o marido dela era muito ciumento.
Além
dessas mudanças, às vezes é necessário alterar advérbios e outros pronomes.
Ex.: Disse o poeta apaixonado à sua musa: -
quando estou aqui com você,
esqueço-me de tudo o mais. (discurso direto)
O poeta apaixonado disse à sua musa que,
quando estava ali com ela,
esquecia-se de tudo o mais. (discurso indireto)
Atividade: Exercícios 1 e 2 – p. 68
- Entrega da primeira pesquisa até 15/05/14.
Então:
O Período Composto é constituído por duas ou mais orações.
Ø
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
(duas orações)
O sujeito é o termo que concorda com o
verbo em número e pessoa e, normalmente: o "ser de quem se fala" ou o
“tema do qual se fala".
O predicado é a parte da frase que traz
uma informação sobre o sujeito.
Ø As
vitrines estão muito bem decoradas
O Predicativo:
Atividade: Exercícios 1 a 4 (p. 113 e 114).
Objetividade
e Subjetividade – p.128
> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.
> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.
No estudo do predicado verbal, devemos observar duas condições do verbo:
Para 8ª 1 e 8ª 3
DESAFIO - PRODUÇÃO
DE TEXTO
Trabalho em grupos de até 4 alunos.
- Imaginar uma continuação para a história de Ngunga e
Uassamba.
- Escrever o Capítulo 30 do romance.
- Ver as orientações da atividade na página 85 do livro.- Entrega da primeira pesquisa até 15/05/14.
22/04/14 - 3ª Feira
1) Recordando: Na
Unidade 1 estudamos que:
- a narrativa mítica vem dos povos da antiguidade que
costumavam contar histórias sobre deuses, heróis e criaturas fantásticas. Essas
histórias eram repassadas de geração em geração durante os rituais religiosos,
nas festividades e nas conversas diárias.
- o romance é tipicamente um gênero narrativo,
assim como a novela
e o conto,
com a diferença de que no romance há um
paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações
individualizadas.
2) Na
Unidade 2 veremos outra modalidade o texto
expositivo e algumas formas de organizar a informação.
3) Ler
o texto: Consumismo (p.97).
4) Compreensão
do Texto – Exercícios 1 a 3 (p.99) e exercícios 1 a 3 (p.100).
5) Atividade: Em duplas, ler os
parágrafos 3, 4 e 5 (p.101) e responder os exercícios 1 e 2 (p. 101 e 102).
23/04/14
1) Mecanismos de coesão: Servem
para relacionar as ideias e dar sentido ao texto. Os segmentos do texto
utilizados, pelo autor, como recurso para organizar, tornar e convincente a sua
obra, são chamados de elementos de
coesão, que expressam as ideias de: adição, ordenação, sintetização,
conclusão, reafirmação, oposição, numeração e ampliação. (p.101).
Ex.:
Parágrafo 3º
“Para planejar melhor suas vendas – e
fazer com que as pessoas consumam mais – os supermercadistas já dispõem de
algumas informações. Em primeiro lugar,
sabem que o consumidor permanece durante uma média de 40 minutos dentro do
supermercado.”
O elemento destacado indica a ordenação de ideias no texto.
Ver mais
exemplos nos parágrafos 4 e 5, (p.101).
2) Atividade: Em
duplas, ler os parágrafos 3, 4 e 5 (p.101) e responder os exercícios 1 e 2 (p.
101 e 102).
Organizando
o que estudamos
Textos expositivos ► Caracterizam-se
pela exposição, transmissão e construção dos saberes. (Verbetes de
dicionários, enciclopédias e textos científicos)
|
- Intensão ►
|
- divulgar
conhecimentos;
|
- dar
explicações;
| ||
- transmitir
saberes.
| ||
- Linguagem ►
|
-
Clara. Direta;
| |
-
Dados e informações objetivas;
| ||
-
Recorre a citações de autoridades.
| ||
- Construção ►
|
-
Organização em parágrafos;
| |
-
Emprego de ideias-chave;
| ||
- Uso
de elementos de coesão.
|
25/04/14 - 6ª Feira
Relembrando:
Frase é um enunciado linguístico que
transmiti uma ideia. É uma palavra ou conjunto de palavras capaz de
transmitir uma ideia e de constituir um enunciado de sentido completo.
Ø
Espantoso!
Ø
O Brasil possui um grande potencial
turístico.
Então:
Oração é um conjunto linguístico estruturado
em torno de um verbo ou locução verbal, e que apresenta sujeito e predicado. (para
existir uma oração é preciso ter um verbo).
Ø
Ontem Brinquei no parque.
(uma oração)
Período é uma frase que possui uma ou mais
orações e pode ser simples ou composto.
O Período Simples é constituído por apenas uma oração, que recebe
o nome de oração
absoluta.
Ø O amor é eterno.
Ø O tempo é o melhor remédio.
Ø
Vim, vi,
venci. (três
orações)
Estrutura da Oração:
Quase todas as orações possuem sujeito e
predicado.
Sujeito
|
Verbo
|
Predicado (qualidade do sujeito)
|
As
vitrines
|
estão
|
muito
bem decoradas
|
Atentar para o núcleo significativo
do predicado:
Ø se estiver no verbo,
temos predicado verbal –
“Os shopping centers também baseiam seu sucesso na exposição tentadora[...]” (ação do
sujeito);
Ø se estiver em algum nome, teremos um predicado nominal –
“O ritmo musical é suave e imperceptível. (qualidade
do sujeito - esses casos exigem um verbo de ligação).
O Predicativo:
O predicativo do sujeito é o
elemento do predicado que se refere ao sujeito, completando o verbo de ligação.
Ø Os alunos estavam assustados
com a prova de português.
07/05/14 – 4ª Feira
Revisão:
Mecanismos
de coesão
Mecanismos de coesão:
Recursos do autor que servem para relacionar as ideias e dar sentido
ao texto
|
Elementos de coesão: Segmentos do texto utilizados,
pelo autor
|
como recurso para organizar, tornar e convincente a sua obra.
|
como recurso para organizar, tornar e convincente a sua obra.
| ||
|
| |
Elementos de coesão
|
Exemplos:
| |
Ideia de Ordenação
|
Em primeiro lugar
| |
Ideia de Sintetização
|
Isso
| |
Ideia de Reafirmação
|
Dessa forma
| |
Ideia de Oposição
|
Por outro lado, mas
| |
Ideia de Adição
|
Outra
| |
Ideia de Conclusão
|
É assim que
| |
Ideia de Ampliação da enumeração
|
Além disso.
|
Vejamos as frases:
- Você precisa ser mais objetivo.
- sua análise está muito subjetiva.
1) O que é objetividade? É uma realidade que está “fora”
da pessoa que fala, só permite uma interpretação, não expressa sua opinião,
pois diz respeito ao mundo exterior, ao que pode ser observado, comprovado ou
desmentido por outro sujeito que conheça o assunto.
Exemplo: “A contaminação da
água doce que circula pelo planeta é cada vez maior.”
2) O que é subjetividade? É a expressão do que
sente o sujeito que está falando. Revela o sentimento ou ponto de vista, que
não pode ser comprovado por outro sujeito.
Exemplo: “A terrível
contaminação da água doce leva-me a pensar em um futuro incerto e triste.”
Atividade: Ler o texto “Águas
subterrâneas também estão em risco”.
Exercícios nº 1 e 2 – p.129.
O texto lido é de divulgação científica e
está incluído nos textos expositivos,
e a sua construção tem uma estrutura própria, para facilitar a compreensão,
seguindo o seguinte padrão:
- Introdução
(nos primeiros três primeiros parágrafos apresenta várias informações, com a
indicação do assunto que será apresentado);
- Desenvolvimento
(explica o assunto apresentado na introdução e pode ser feito em grandes blocos);
- Conclusão
(Opinião sobre os achados da pesquisa, sua relevância para a ciência, como
podem contribuir para a melhoria do conhecimento científico, novos rumos de
pesquisas futuras. Essas opiniões devem ser baseadas nos dados que foram
analisados); e
- Fechamento
(Normalmente com uma citação, Bibliografia e outras fontes pesquisadas).
Atividade:
Exercícios,
p. 130
Atividade
para Visto:
Pesquisar na internet ou em outras fontes.
Tema: “O caminho da água, da captação até
nossas torneiras.”
Máximo: 2 páginas digitadas ou manuscritas.
Entrega: 13/05/14 – 3ª Feira.
8ª.1 e 8ª.3 - 09/05/14 – 6ª Feira
Exercícios sobre: Objetividade e Subjetividade – 1 e 2 – p.129
Construção do Texto
Texto
de Divulgação Científica:
Tem a intensão de dar explicações e tornar
claras ao leitor comum as informações sobre determinado assunto. É estruturado
de modo a ajudar o leitor a absorver conceitos e compreender as explicações.
Construção:
- O
título – permite mostrar o conteúdo do texto.
Ex.: ■ Responda os itens a) e b) (sobre o título
“Águas subterrâneas também estão em risco”) – p.129.
- A
introdução – normalmente nos três primeiros parágrafos, contendo várias
informações que indicam o assunto a ser apresentado.
Ex.: ■ Qual a alternativa que sintetiza a
ideia que corresponde à introdução do texto “Águas subterrâneas também estão em
risco”: a) - b) - c) e b) – p.130.
- O Desenvolvimento
- explica o assunto apresentado na introdução e pode ser feito em grandes
blocos.
Ex.: ■ De acordo com o texto “Águas
subterrâneas também estão em risco”, como exemplo é citado “O Guarani” –
Responda: O que é? ________________________. Como é? ___________. E que espaço
abrange? ____________(Ver mapa p.132). p.130.
- O Fechamento
- normalmente encerra o texto com uma conclusão, citação, bibliografia e fontes
pesquisadas.
Ex.: ■ No texto
“Águas subterrâneas também estão em risco”. Qual das alternativas a) - b) - c) e b) sintetiza a
ideia de fechamento do texto?. p.130.
___________________________________
No texto estudado, é
possível perceber que o autor utilizou vários elementos de coesão: releia os
parágrafos 9, 10, 11, 12 e identifique os elementos que dão ideia de:
- Alternação ou
oposição - ___________
- Adição de uma
informação - ______________
- Ampliação de uma
informação- __________________(p.131)
8ª.1 e 8ª.3 - 16/05/14 – 6ª Feira
Predicado Nominal
Com já sabemos, o
predicado da oração pode centrar suas informações em dois termos:
> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.
> Na informação
contida no verbo – o predicado é verbal, pois o seu núcleo é o verbo.
Ex: “O aquífero
Guarani é o principal
manancial de água doce da América do Sul”.
Ex: “O aquífero Guarani” - Sujeito.
Ex: “é” – Verbo de ligação.
Ex: “o principal manancial de água doce da
América do Sul” – Predicativo do sujeito.
8ª.1 e 8ª.3 - 13/06/14 – 6ª Feira
O Predicado
Com já sabemos, o
predicado da oração pode centrar suas informações em dois termos:
No predicado Nominal
> Na qualidade do sujeito – o predicado é nominal, pois o seu núcleo é o predicativo.
Ex: “O aquífero
Guarani é o principal
manancial de água doce da América do Sul”.
Ex: “O aquífero Guarani” - Sujeito.
Ex: “é” – Verbo de ligação.
Ex: “o principal manancial de água doce da
América do Sul” – Predicativo do sujeito.
No Predicado Verbal
> Na informação
contida no verbo – o predicado é verbal, pois o seu núcleo é o verbo.
Ex.1: “O planeta enfrenta uma grande crise invisível”.
Ex: “O planeta” - Sujeito.
Ex: “enfrenta” – Verbo de ação.
Ex: “uma grande crise invisível” – Complementa o
verbo.
Ex.2: “As reservas de água estão diminuindo em todo o planeta de
forma impressionante”.
Ex: “As reservas de água” - Sujeito.
Ex: “estão
diminuindo” – Locução verbal.
Ex: “em todo o planeta”. –
Complemento circunstancial de lugar.
Ex: “de forma
impressionante”. – Complemento circunstancial de modo.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Desafio:
Se no
exemplo 2 a oração fosse assim:
Ex.2: “As reservas de água estão menores em todo o planeta de
forma impressionante”.
Ex: “As reservas de água” - Sujeito.
Ex: “estão”
– Verbo de ligação.
Ex: “menores em todo o
planeta”. – Predicativo do sujeito.
Ex: Portanto teríamos um:
predicado nominal.
- O verbo transitivo, assim chamado porque passa sua ação para um complemento
e necessita de um objeto para ter sentido completo:
Ex.1: “O planeta enfrenta uma grande crise invisível”.
Ex: “O planeta” - Sujeito.
Ex: “enfrenta” – Verbo de ação. (enfrenta o quê?)
Ex: “uma grande crise invisível” – Complementa o
verbo.
- O verbo intransitivo, não necessita de um complemento para ter sentido
completo:
Ex.1: “Carlos adoeceu ontem”.
Ex: “Carlos” - Sujeito.
Ex: “adoeceu” – Verbo. (não há necessidade de complemento)
Ex: “ontem” – Complemento circunstancial. (sem necessidade)
Atividade:
Fazer os exercícios número 1, 2 e 3 das páginas 142 e
143.
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