EDUCAÇÃO, ENSINO OU CULTURA?

Outro dia, durante uma de minhas caminhadas matinais, ao passar por várias pessoas, como é meu hábito, cumprimentei-as com um bom dia, alto e em bom tom. Reparei que as pessoas de aparência mais humilde respondiam com mais vontade, muitas até sorriam, enquanto as pessoas de "aparência" mais sofisticada, a maioria com seus cãezinhos de raça, mal respondiam ou nem respondiam. Então pensei: encontrei a diferença entre Educação e Conhecimento. E como conhecimento tem a ver com Ensino e Educação, também tem a ver com Cultura, acabei fazendo uma salada mista, para depois, tentar separar os ingredientes.


EDUCAÇÃO, ENSINO OU CULTURA?

Vejamos os conceitos:
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez e disciplina. Resumindo, significa o meio utilizado para transmitir bons valores, hábitos e costumes, de uma geração para a próxima. Forma-se através da troca de experiências de um indivíduo para o outro e engloba a cortesia, delicadeza e a civilidade.
A palavra educação tem origem no Latim educareé um derivado de ex (fora ou exterior) e de ducere (guiar, instruir, conduzir). Ou seja, na sua origem educação significava “guiar para fora”, o que se pode entender, que era voltada tanto para o mundo exterior quanto para fora de si próprio.

Ensino é uma ação, a arte de ensinar e de transmitir conhecimentos, no sentido de orientar ou modificar o comportamento das pessoas através da Instrução, ou seja, uma atividade de magistério, cabendo a cada grau das organizações escolares, como a alfabetização, os conhecimentos de linguagem, matemática, ciências, história, geografia e de línguas estrangeiras, desde os anos iniciais até o nível superior.
A etimologia da palavra ensino vem do latim in+signare (pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas). “O professor, quando ensina, coloca uma marca no aluno” (www.significados.com.br). No espanhol essa palavra corresponde a enseñar e significa mostrar, como na frase enseñame tu livro (mostra-me o teu livro). Ensinar exige uma dinâmica para tornar as coisas legíveis, um aprendizado eficiente dos alunos.
O Dicionário Etimológico ainda fornece outras duas origens significativas:
A palavra Propedêutica, do grego Pro (antes) e Paidein(ensinar), que significa a introdução ao ensino de determinada matéria,um curso, um ensinamento preparatório ou introdutório. Conhecimentos mínimos necessários, mas sem proficiência.
E a palavra Trivial, que os educadores medievais reconheciam como as sete artes liberais, divididas em dois grupos, sendo, as três elementares denominadas em latim trivium, vinda da combinação de "tri" (três) e "via" (caminho); essas artes eram a Gramática, a Lógica e a Retórica. As outras quatro, mais elevadas, denominadas dequadrivium (quatro caminhos) e eram a Aritmética, Música, Geometria e Astronomia. Daí, o trivial passou a ter uma conotação de comum, ordinário, ou seja, um ensino mais elementar.

DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO E ENSINO.

“A diferença entre os termos educação e ensino pode parecer apenas mais um detalhe no cotidiano do aprendizado. Mas, para especialistas da área, o tema é polêmico e pode, sim, definir melhorias para o setor”. (Luana Costa / Blog Educação)
No seu livro Professor não é Educador, o professor Armindo Moreira diz que, a partir do século 20, houve uma inversão de papéis ao se transmitir para o professor a função de educador, gerando grande problema para a qualidade de ensino. Disse, ainda, que ao se misturar as funções de ensino com as de educação, surgiram crises em todas as partes do mundo. “Educar uma criança não é papel do professor, a educação é papel dos pais”, e explicou: “a partir do momento que o professor começa a educar, ele não está cumprindo com o seu papel. Se ele começar a ensinar sobre sexualidade, estará educando, dando bons conselhos. Mas isso é papel dos pais. Professor tem que ensinar as matérias básicas, como Geografia, História e Matemática”.
Ainda, segundo Moreira, a principal diferença entre os dois termos, é que o ensino significa o repasse de conhecimentos e a educação representa um conjunto de hábitos e valores. “Um analfabeto pode ser muito bem educado. No meio de pessoas pouco instruídas, há pessoas muito bem educadas; e no meio de pessoas muito instruídas, há pessoas mal educadas.”
Já para o professor José Sérgio de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, o verbo ensinar tem a intenção de promover uma aprendizagem no outro, a qual pode ser tanto uma transmissão de uma informação, quanto o desenvolvimento de uma competência como ler e escrever. Pode-se ensinar alguém a ler e escrever, assim como a roubar e matar. E explica: “A educação, neste caso, sempre pressupõe a ideia de transformação naquele que foi educado”. E essa transformação deve ser positiva. Esse termo relaciona-se a uma positividade ética, uma pessoa só poderá ser educada para ser alguém melhor, nunca pior.
Embora, de certa forma o professor também se torne um educador, pois através da transmissão dos conhecimentos, eventualmente, o professor pode ensinar coisas que têm muito valor educativo. Principalmente porque, conforme as leis, o direito público das crianças é à educação, não ao ensino.
Os dicionários etimológicos apresentam uma diferença sutil entre os dois vocábulos latinos, como se pode sentir no verbo latinoinsignare (transmitir conhecimento) e na raiz educatio (processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral). Isso nos dá uma visão mais integral do aprendizado. Dessa forma Carvalho considera que os dois termos devem ser casados, para obtenção de resultados positivos e conclui: “É possível ensinar sem educar, mas é impossível educar sem ensinar”.

A Cultura, por sua vez, engloba um complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano tanto em família, quanto na sociedade a qual pertence.
A origem da palavra Cultura também está no latim cultus (ação de tratar, cultivar, tanto a terra como a mente e os conhecimentos, costumes). Admite uma analogia entre o plantio da terra e o plantio das capacidades intelectuais, que será o responsável pelo desenvolvimento educacional das pessoas.

Fontes:

3 comentários:

  1. Prof. Gostei muito do que você escreveu. Inclusive hoje estava trocando uma ideia com um professor e falei a ele, que não sabemos realmente o que é educação. Quando você coloca que é um conjunto é 1/3 do caminho andado, "hábitos e valores" duas palavras que mudam qualquer coisa e nação e "transformação naquele que foi educado" é esse o segredo, a educação precisa produzir transformação já dizia Cury. Quando não produz é mera transmissão de conteúdos. Chega né, sabes que amo escrever jejejeje Abrazos maestro.

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