Outro dia, durante uma de minhas caminhadas matinais, ao passar
por várias pessoas, como é meu hábito, cumprimentei-as com um bom dia, alto e
em bom tom. Reparei que as pessoas de aparência mais humilde respondiam com
mais vontade, muitas até sorriam, enquanto as pessoas de "aparência"
mais sofisticada, a maioria com seus cãezinhos de raça, mal respondiam ou nem
respondiam. Então pensei: encontrei a diferença entre Educação e Conhecimento.
E como conhecimento tem a ver com Ensino e Educação, também tem a ver com Cultura,
acabei fazendo uma salada mista, para depois, tentar separar os ingredientes.
EDUCAÇÃO, ENSINO OU CULTURA?
Vejamos os conceitos:
Educação é o ato de educar, de
instruir, é polidez e disciplina. Resumindo, significa o meio
utilizado para transmitir bons valores, hábitos e costumes, de uma geração para
a próxima. Forma-se através da troca de experiências de um indivíduo para o
outro e engloba a cortesia, delicadeza e a civilidade.
A palavra educação tem origem no
Latim educare, é um derivado de ex (fora
ou exterior) e de ducere (guiar, instruir, conduzir). Ou seja,
na sua origem educação significava “guiar para fora”, o
que se pode entender, que era voltada tanto para o mundo exterior
quanto para fora de si próprio.
Ensino é uma
ação, a arte de ensinar e de transmitir conhecimentos, no sentido de orientar
ou modificar o comportamento das pessoas através da Instrução, ou seja, uma
atividade de magistério, cabendo a cada grau das organizações escolares, como a
alfabetização, os conhecimentos de linguagem, matemática, ciências, história,
geografia e de línguas estrangeiras, desde os anos iniciais até o nível
superior.
A etimologia da palavra ensino vem
do latim in+signare (pôr marcas ou sinais, designar e mostrar
coisas). “O professor, quando ensina, coloca uma marca no aluno”
(www.significados.com.br). No espanhol essa palavra corresponde a enseñar e
significa mostrar, como na frase enseñame tu livro (mostra-me
o teu livro). Ensinar exige uma dinâmica para tornar as coisas legíveis, um
aprendizado eficiente dos alunos.
O Dicionário Etimológico ainda
fornece outras duas origens significativas:
A palavra Propedêutica,
do grego Pro (antes) e Paidein(ensinar), que
significa a introdução ao ensino de determinada matéria,um curso, um
ensinamento preparatório ou introdutório. Conhecimentos mínimos necessários,
mas sem proficiência.
E a palavra Trivial, que os
educadores medievais reconheciam como as sete artes liberais, divididas em dois
grupos, sendo, as três elementares denominadas em latim trivium, vinda
da combinação de "tri" (três) e "via" (caminho); essas
artes eram a Gramática, a Lógica e a Retórica. As outras quatro, mais elevadas,
denominadas dequadrivium (quatro caminhos) e eram a Aritmética,
Música, Geometria e Astronomia. Daí, o trivial passou a ter uma conotação de
comum, ordinário, ou seja, um ensino mais elementar.
DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO E ENSINO.
“A diferença entre
os termos educação e ensino pode parecer apenas mais um detalhe no cotidiano do
aprendizado. Mas, para especialistas da área, o tema é polêmico e pode, sim,
definir melhorias para o setor”. (Luana Costa / Blog Educação)
No seu livro Professor não é Educador, o professor Armindo
Moreira diz que, a partir do século 20, houve uma inversão de papéis ao se
transmitir para o professor a função de educador, gerando grande problema para
a qualidade de ensino. Disse, ainda, que ao se misturar as funções de ensino
com as de educação, surgiram crises em todas as partes do mundo. “Educar uma
criança não é papel do professor, a educação é papel dos pais”, e explicou: “a
partir do momento que o professor começa a educar, ele não está cumprindo com o
seu papel. Se ele começar a ensinar sobre sexualidade, estará educando, dando
bons conselhos. Mas isso é papel dos pais. Professor tem que ensinar as
matérias básicas, como Geografia, História e Matemática”.
Ainda, segundo
Moreira, a principal diferença entre os dois termos, é que o ensino
significa o repasse de conhecimentos e a educação representa um conjunto de
hábitos e valores. “Um analfabeto pode ser muito bem educado. No meio de
pessoas pouco instruídas, há pessoas muito bem educadas; e no meio de pessoas
muito instruídas, há pessoas mal educadas.”
Já para o professor
José Sérgio de Carvalho, da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo – FEUSP, o verbo ensinar tem a intenção de
promover uma aprendizagem no outro, a qual pode ser tanto uma transmissão de
uma informação, quanto o desenvolvimento de uma competência como ler e
escrever. Pode-se ensinar alguém a ler e escrever, assim como a roubar e matar.
E explica: “A educação, neste caso, sempre pressupõe a ideia de transformação
naquele que foi educado”. E essa transformação deve ser positiva. Esse termo
relaciona-se a uma positividade ética, uma pessoa só poderá ser educada para
ser alguém melhor, nunca pior.
Embora, de certa
forma o professor também se torne um educador, pois através da transmissão dos
conhecimentos, eventualmente, o professor pode ensinar coisas que têm muito
valor educativo. Principalmente porque, conforme as leis, o direito público das
crianças é à educação, não ao ensino.
Os dicionários
etimológicos apresentam uma diferença sutil entre os dois vocábulos latinos,
como se pode sentir no verbo latinoinsignare (transmitir
conhecimento) e na raiz educatio (processo de desenvolvimento da capacidade física,
intelectual e moral). Isso nos dá uma visão mais integral do aprendizado. Dessa
forma Carvalho considera que os dois termos devem ser casados, para obtenção de
resultados positivos e conclui: “É possível ensinar sem educar, mas é
impossível educar sem ensinar”.
A Cultura, por sua vez,
engloba um complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a
lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo
ser humano tanto em família, quanto na sociedade a qual pertence.
A origem da palavra Cultura também
está no latim cultus (ação de tratar, cultivar, tanto a terra como
a mente e os conhecimentos, costumes). Admite uma analogia entre o plantio da
terra e o plantio das capacidades intelectuais, que será o responsável pelo
desenvolvimento educacional das pessoas.
Fontes:
Comentário teste
ResponderExcluirProf. Gostei muito do que você escreveu. Inclusive hoje estava trocando uma ideia com um professor e falei a ele, que não sabemos realmente o que é educação. Quando você coloca que é um conjunto é 1/3 do caminho andado, "hábitos e valores" duas palavras que mudam qualquer coisa e nação e "transformação naquele que foi educado" é esse o segredo, a educação precisa produzir transformação já dizia Cury. Quando não produz é mera transmissão de conteúdos. Chega né, sabes que amo escrever jejejeje Abrazos maestro.
ResponderExcluirAgradeço a atenção cara Mestra. Abraço.
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