RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS




RESPOSTAS
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SOBRE FONOLOGIA E A FONÉTICA
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  1)    Enumere a segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da primeira coluna:

( 1 ) Fonologia.
( 2 ) Fonema.
( 3 ) Função do fonema.
( 4 ) Letra.
( 5 ) Palavra.
- - - - - -
( 5 ) Conjunto de letras que representa uma coisa,  ideia ou ação.
( 4 ) Símbolo, um sinal correspondente a um respectivo som, ao qual damos o nome de fonema.
( 1 ) Estudo dos sons de cada uma das letras que formam as palavras.
( 3 ) Estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra.
( 2 ) Som representado graficamente por uma letra.
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   2)    Enumere a segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da primeira coluna:

( 1 ) Dígrafo.
( 2 ) Letra ‘X’.
( 3 ) Letras ‘m’ e ‘n’.
( 4 ) Fonema duplo.
( 5 ) Telha  /  Nascer.

( 5 ) Exemplos de dígrafo.
( 3 ) Provocam a nasalização.
( 2 ) Táxi: T-a-x-i /  t-a-k-s-i.
( 1 ) Junção de duas letras que juntas formam um único som.
( 4 ) Sinal, símbolo que tem dois fonemas.
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   3)    Separe as letras e os fonemas das palavras abaixo e coloque suas quantidades no espaço em branco, conforme o exemplo:

______________________   _Letras____    __________Fonemas
-Anexo:       _A/N/E/X/O/_/_/_ (_5_)   A/N/E/K/S/O/_/_ /_ (_6_)
-Chaveiro: _    A/S/F/I/X/I/A/_ (_7_)      A/S/F/I/K/S/I/A/_ (_8_)
-Chuva: __    C/H/U/V/A/_/_/_ (_5_)    X/U/V/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Cinto: ___   _C/I/N/T/O/_/_/_ (_5_)      C/I/N/T/O/_/_/_ /_ (_5_)
-Complexo: C/O/M/P/L/E/X/O (_8_)  C/O/M/P/L/E/K/S/O (_9_)
-Convexo:  _C/O/N/V/E/X/O/_ (_7_)  C/O/N/V/E/K/S/O/_ (_8_)
-Dengue: _  _D/E/N/G/U/E/_/_ (_6_)    D/E/N/G/E/_/_/_ /_ (_5_)
-Dinheiro:    _D/I/N/H/E/I/R/O (_8_)     D/I/Ñ/E/I/R/O/_ /_ (_7_)
-Fluxo: __  __F/L/U/X/O/_/_/_ (_5_)    F/L/U/K/S/O/_/_ /_ (_6_)
-Guerra: _ __G/U/E/R/R/A/_/_ (_6_)  G/E/RR/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Impar: __   __I/M/P/A/R/_/_/_ (_5_)        I/M/P/A/R/_/_ /_ (_5_)
-Lhama: __  _L/H/A/M/A/_/_/_ (_5_) LH/A/M/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Massagem: M/A/S/S/A/G/E/M (_8_) M/A/Ç/A/G/E/M/_ /_ (_7_)

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     4)    Falso ou Verdadeiro?
( F ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais consoantes numa única sílaba.
( V ) Os Encontros Vocálicos são formados pela junção de duas ou mais vogais.
( F ) Os Encontros Consonantais são formados pela junção de duas ou mais vogais numa única sílaba.
( V ) Os Encontros Consonantais são encontros de consoantes numa só palavra.
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     5)    Quanto aos tipos de Encontros vocálicos, enumere as opções abaixo de acordo com as afirmativas e encontre a sequência correta:

I – Encontro de duas vogais numa só palavra.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
III - Encontro de duas vogais numa mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

( II) Tritongo
(III) Hiato
( I ) Ditongo

A.     (   )  III –II – I.
B.      (   )  I – II – III.
C.      (X)  II – III – I.
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     6)    Observe as palavras abaixo, veja que tipo de Encontro Vocálico ou Consonantal ela possui e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Água: á – gua
( 3 ) Tritongo
( 2 ) Triunfo: tri – un – fo
( 5 ) Caso do X
( 3 ) Enxaguou: en – xa –               guou
( 4 ) Dígrafo
( 4 ) Farinha: fa – ri – nha
( 2 ) Hiato
( 5 ) Fluxograma: por - ta
( 6 ) Nasalização
( 6 ) Campanha: cam – pa -             nha
( 1 ) Ditongo
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SOBRE MORFOLOGIA

1)      Cruzadinha da Composição das Palavras:
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2)      Retire as respostas certas das opções entre parênteses, para preencher as lacunas da seguinte afirmação:
Na morfologia as palavras são formadas pelos processos de Derivação e Composição.
(Prefixação / Derivação / Justaposição / Composição)
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3)      Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.

Os processos de Derivação são:

(1) Prefixal
(2) Sufixal
(3) Prefixal e Sufixal
(4) Parassintética
(5) Regressiva
(6) Imprópria
Quando:

(3) A palavra primitiva está entre o prefixo e o sufixo (prefixo + palavra primitiva + sufixo).
(1) O prefixo está antes da palavra primitiva (prefixo + palavra primitiva).
(4) a junção ocorre com um radical e não com uma palavra existente (prefixo + radical + sufixo).
(2) O sufixo está depois palavra primitiva (palavra primitiva + sufixo).
(6) a palavra muda de classe gramatical, sem sofrer acréscimo ou supressão, conforme sua função na oração.
(5) a derivação acontece por redução e não por acréscimo.
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4)      Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.

Os processos de Composição são por:

(1) Justaposição
(2) Redução
(3) Hibridismo
(4) Onomatopeia
(5) Prefixos
(6) Sufixos
Quando:

( 3 ) A palavra é formada com elementos de línguas diferentes. (burocracia - Buro (francês) + cracia (grego).
( 1 ) Há junção de palavras sem alteração fonética (palavra composta - girassol, couve-flor).
( 2 ) A palavra é de forma reduzida (auto, cine).
( 6 ) Quando o sufixo muda a classe gramatical da palavra (casar/verbo + mento/sufixo = casamento/substantivo).
( 5 ) Quando o prefixo muda o sentido da palavra (hiper-tensão, hipertensão).
( 4 ) As palavras são criadas a partir da imitação das vozes dos animais e dos ruídos da natureza. (zum-zum, piar).

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5)      Coloque “F” nas opções que se referem à frase e “O” nas que se referem à oração:
(O) Gosto de suco.
(F) Palavra ou grupo de palavras que contém uma ideia com sentido completo.
(O) Palavras ou frases com estrutura em torno de um verbo.
(F) Pronto!
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6)      Cruzadinha das Classes Gramaticais:




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SOBRE ORTOGRAFIA

1)      Sabendo que as vogais são letras do alfabeto com função de núcleo das sílabas, identifique o tipo de vogal de acordo com cada conceito abaixo e preencha os espaços vazios nos quadros:

1
A
B
E
R
T
A
S



2
Á
T
O
N
A
S




3
F
E
C
H
A
D
A
S


4
N
A
S
A
I
S




5
O
R
A
I
S





6
S
E
M
I
V
O
G
A
I
S
7
T
O
N
I
C
A
S




1.       Pronunciadas com a boca mais aberta.
2.       Pronunciadas com menor intensidade.
3.       Pronunciadas com a boca mais fechada.
4.       O ar sai pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.
5.       O ar sai apenas pela boca.
6.       Quando aparece apoiada em outra vogal na mesma sílaba.
7.       Tem pronúncia mais forte.

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2)      Separe as sílabas das palavras abaixo:


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3) Lembra que as palavras têm dois tipos de acentuação? A acentuação tônica e a acentuação gráfica. Então coloque o número correspondente à classificação de cada palavra e transcreva a sílaba tônica para o quadro ao lado:



Sílaba
Tônica:
(1) Proparoxítonas.
(2) Paroxítonas.
(3) Oxítonas.
(4) Monossílabas.
(1) Acadêmico
(3) Crachá
(2)   Dinâmico
(4) Dói
(3) Jacaré
(4) Mãe
(1) Matemática
(2) Pezinho
(2) Rubrica
(3) Sofá
(2) Túnel
(4) Um
chá
dói
mãe
zi
bri
um

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4) Acentue as palavras que devem ser acentuadas e coloque, nos parênteses, o número que corresponde à regra na segunda coluna:

( 7 ) Domino
( 2 ) Ideia
( 8 ) Mantem
( 5 ) Maracuja
( 2 ) Paranoia
( 1 ) Publico (substantivo)
( 6 ) Pure
( 1 ) Sonambulo
( 4 ) Torax
( 1 ) Trafego (substantivo)
( 3 ) Tunel
( 1 ) Ultimo
( 1 ) Proparoxítona – Todas são                acentuadas.
( 2 ) Não tem acento.
( 3 ) Paroxítona terminada em ‘L’.
( 4 ) Paroxítona terminada em ‘X’.
( 5 ) Oxítona terminada em ‘A’.
( 6 ) Oxítona terminada em ‘E’.
( 7 ) Oxítona terminada em ‘O’.
( 8 ) Oxítona terminada em ‘EM’.

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     5)    Sobre os Hiatos, marque com um ‘X’ a opção correta:
   
Os hiatos são formados por duas...
(   ) consoantes
(X) vogais
que ficam...
(   ) na mesma sílaba.
(X) em sílabas separadas.

Nos hiatos de ‘baú’ e ‘traíra’, o ‘i’ e ‘u’ são acentuados porque...
(X) formam sílabas sozinhos.
(   ) errado, não têm acento.
Nas palavras como ‘rainha’e ‘moinho’ o hiato não é acentuado, porque...
(   ) não é hiato.
(X) não tem acento antes de ‘nh’.
Nas palavras como ‘Juiz’, ‘ruim’ e ‘cair’, o hiato também não tem acento.
(   ) porque não é hiato.
(X) porque é seguido de ‘m, r, z’.

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     6)    O acento diferencial ainda existe, então enumere os parenteses vazios de acordo cada caso à direita: (os números nas respostas podem se repetir)

( 1 ) Pode

( 2 ) Pôde
( 3 ) Pôr

( 4 ) Por
(1) 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito do               indicativo.
( 5 ) Tem
(2) 3ª pessoa do singular no presente do indicativo.
( 6 ) Têm
(3) Verbo.
( 5 ) Mantém
(4) Preposição.
( 6 ) Mantêm
(5) 3ª pessoa do singular.
( 7 ) Forma
(6) 3ª pessoa do plural.
( 7 ) Fôrma
(7) Facultativo.
( 8 ) Enxáguo
(8) verbos terminados em ‘guar’, ‘quar e ‘quir’, o            acento ___depende da pronúncia.
( 8 ) Delínquo

( 8 ) Enxaguo

( 8 ) Delinquo

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7) Agora vamos brincar um pouco com a crase. Complete a afirmação escolhendo as palavras certas, nas opções abaixo:
A crase acontece pela Junção de duas Vogaisa”, sendo marcada pelo acento Grave. A primeira representa uma Preposição e a segunda um Artigo. Também pode ocorrer na contração da preposição “a” com os pronomes Demonstrativos  aquele(s), aquela(s), aquilo”.

Agudo
Aquela
Artigo
Demonstrativos
Grave
Junção
Letras
Pessoais
Preposição
Pronome
Separação
Vogais
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   8) Quanto houver ocorrência de ‘crase’, coloque “C” nos parênteses onde a oração está correta e “E” quando estiver errada.
( C ) A cantora encantou a plateia.
( C ) Aquele restaurante é bom.
( E ) Ontem não fui a escola.
( C ) Ela fez aquela tarefa.
( C ) Amei aquele filme.
( E ) Assisti aquele filme.
( C ) Vamos àquele restaurante.
( C ) Vou à Porto Alegre.
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  9) Observe as regras de uso da crase e preencha os parênteses à esquerda, de acordo com as situações de ocorrência na coluna da direita.

Regras
Situações
(2)
Antes da palavra "terra", quando esta significar oposição a bordo.
(1)
Obrigatória.
(4)
Antes da palavra “casa”, quando complementada por um adjetivo, ou uma locução adjetiva.
(2)
Proibida.
(2)
Antes de cidades, estados e países, se na volta utilizarmos a proposição “de” e não a preposição “da”.
(3)
Facultativa.
(1)
Antes de cidades, estados, países (femininos).
(4)
Casos Especiais.
(2)
Antes de nomes de santas, de Nossa Senhora e de mulheres célebres.


(3)
Antes de palavras masculinas, quando estiver implícito “à moda de”.


(2)
Antes de palavras masculinas.


(3)
Antes de pronomes possessivos.


(2)
Antes de pronomes: pessoais, tratamento, interrogativos, indefinidos, relativos e demonstrativos (exceto ‘aquela, aquele, aquilo’).


(2)
Antes de verbos.


(2)
Antes do artigo indefinido “uma”.


(1)
Com a vogal “a”, quando na função de pronome demonstrativo.


(4)
Com as locuções adverbiais de “hora”:


(1)
Com as locuções adverbiais, conjuntivas ou prepositivas de base feminina.


(1)
Com os pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquilo, aquela, aquelas.


(3)
Depois da preposição "até".


(2)
Depois das preposições: para, perante, com, contra e outras.


(2)
Expressões formadas por palavras repetidas.


(3)
Locuções adjetivas, adverbiais, prepositivas e conjuntivas, com sentido de meio ou de instrumento.


(4)
Nas construções das preposições: “da...a / das...as”; “dos...a”; “deste...a”.


(2)
Quando a vogal "a" vem antes de plural.


(3)
Quando subentendido termo feminino: vou à Fernão de Noronha. (ilha).



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     SOBRE SEMÂNTICA

  1)      Caça palavras: Procure e destaque, no quadro, as palavras relacionadas com os conceitos abaixo:

A
T
V
H
Q
Z
Ç
X
F
N
T
Z
H
A
Q
O
B
S
E
S
C
R
I
T
A
M
B
X
G
E
W
P
C
R
R
G
W
L
L
C
L
Q
G
C
T
I
E
Ç
D
Q
B
F
E
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K
P
A
A
R
V
V
O
R
L
E
P
A
E
R
N
J
L
B
Z
E
B
F
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D
K
F
O
L
I
M
G
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A
G
E
M
N
R
Q
F
J
G
N
U
D
T
U
H
C
E
W
F
M
C
A
O
H
F
A
L
A
D
A
G
A
S
S
V
A
D
Z
R
G
H
M
V
C
Y
S
F
S
T
X
C
S
E
W
M
F
I
L
X
B
U
A
D
C
O
L
O
Q
U
I
A
L
J
K
Z
A
I
O
P
V
S
E
D
D
F
G
L
B

a.             A língua ...... é a representação da língua falada. (ESCRITA)
b.            A língua ...... , utiliza-se de tonalidades da voz. (FALADA)
c.             Fala espontânea, utilizada em situações informais. (COLOQUIAL)
d.            Fala rebuscada, utilizada em situações formais. (FORMAL)
e.             Ferramenta de comunicação dos homens. (LINGUAGEM)
f.              Forma mais natural forma de uso individual da língua. (FALA)
g.            Linguagem não verbal. (PLACAS)
h.            Maneira de expressão da linguagem. (GESTOS)
i.              Pode ser falada ou escrita. (LÍNGUA)
j.              Tipo de linguagem. (VERBAL)
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2)       Preencha as lacunas tornando verdadeira a seguinte afirmativa, utilizando as palavras/dicas entre parênteses:

Os signos são elementos representativos e convencionais de uma determinada língua e representam dois aspectos: o significado (som de algo que conhecemos); e significante (imagem gravada na memória e resgatada ao ouvir o som).

(signos/vocábulos; significado/símbolo; código/significante)
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3)       Sabendo que, na semântica, as palavras são classificadas quanto ao seu significado, analise o quadro abaixo e preencha os parênteses com o número correspondente ao exemplo de cada caso na coluna ao lado:

Classe
Conceito
Exemplo
(5)
Parônimos
Grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes.
(1)
Jovem/velho, linda/feia.
(7)
Sinônimos
Grafias diferentes, mas significados parecidos.
(2)
Almoço/substantivo, almoço/verbo.
(6)
Polissemia
Grafias iguais, mas com significados múltiplos.
(3)
Acento/gráfico, acento/cadeira, acender o fogo/ ascender ao cargo.
(4)
Homônimos Perfeitos
Mesma grafia, mesmo som, mas significados diferentes.
(4)
Cedo/verbo, cedo/advérbio de tempo.
(3)
Homônimos
Mesma pronúncia e significados diferentes
(5)
Aprender/obter conhecimento, apreender/capturar.
(1)
Antônimos
Palavras de significados contrários
(7)
Cabo/graduação militar, cabo de aço/ de vassoura/de faca.
(2)
Homógrafas
Possuem a mesma grafia, mas a pronúncia e significado diferentes.
(7)
Menino/garoto, bela/linda.

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      SOBRE VERBO

    1)      Para relembrar as divisões do estudo do verbo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1)
Semântica
(3)
Infinitivo, particípio, gerúndio.
(2)
Morfologia
(4)
Número, pessoa, modo, voz (ativa, passiva, reflexiva).
(3)
Formas Nominais
(2)
Regulares, irregulares, anômalos, defectivos, abundantes.
(4)
Flexão
(1)
Transitivos: direto, indireto, direto e indireto.

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    2)      Nos parênteses abaixo, coloque (V) quando a afirmativa for Verdadeira e (F) quando for Falsa. Quanto ao estudo do verbo em relação à semântica, podemos afirmar que:
(V) A semântica estuda a relação entre os significantes e o que eles representam.
(F) Os verbos transitivos são que não necessitam de complemento para dar sentido à oração.
(V) Os verbos transitivos diretos, não exigem preposição (objeto direto).
(V) Na oração: “A garota gosta de cantar”, temos um exemplo de verbo transitivo indireto.
(F) O objeto direto revela a presença de um verbo transitivo direto e indireto.
(V) Os verbos intransitivos “andar” e “existir”, designam ações que não exigem complemento.
(F) Verbos impessoais são os que designam ações e necessitam de sujeito.
(F) Os verbos de ligação designam ações e servem para ligar dois sujeitos.
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    3)      Na morfologia é estudada a estrutura, a formação e a classificação dos verbos. Seguindo as dicas abaixo, preencha os quadrados vazios para descobrir as classes de estudo dos verbos.

1

A

B

U

N

D

A

N

T

E

S

///

2

A

M

A

V

A

///

///

///

///

///

///

3

D

F

E

C

T

I

V

O

S

///

///

4

I

N

E

X

I

S

T

E

N

T

E

5

R

E

G

U

L

A

R

E

S

///

///

6

A

C

E

I

T

A

D

O

///

///

///

7

A

N

Ô

M

A

L

O

S

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///

///

8

I

D

E

S

///

///

///

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///

///

9

I

R

R

E

G

U

L

A

R

E

S

10

A

C

E

I

T

O

///

///

///

///

///

11

C

A

I

B

O

///

///

///

///

///

///

 

- Abundantes - Verbos que particularmente, aceitam duas formas de utilização, mesmo soando de forma estranha.

- Amava: 1ª pessoa do singular, pretérito imperfeito, modo indicativo, do verbo ‘Amar’.

- Defectivos - Verbos que não podem ser conjugados em todas as formas (precaver, reaver).

- Inexistente – 1ª, 2ª e 3ª pessoa do presente do indicativo, do verbo ‘Precaver’.

- Regulares – Verbos que seguem um certo paradigma na sua flexão, conseguem executar todas as conjungações normais, sem alterar o seu radical. (Amar, bater, partir)

- Aceitado - Particípio Regular do verbo ‘Aceitar’.

- Anômalos – Verbos que, além de irregulares, o radical pode ficar completamente diferente na conjugação (ir, ser, ter, pôr).

- Ides – 2ª pessoa do plural, presente do indicativo, do verbo ‘Ir’.

- Irregulares – Verbos que sofrem modificações em relação aos paradigmas da conjugação, tendo modificações no radical e nas terminações (resfolegar, caber, medir).

- Aceito - Particípio Irregular do verbo ‘Aceitar’.

- Caibo - 1ª pessoa do singular, presente do Indicativo do verbo ‘Caber’.

<><><><> 
     4)      Complete as orações com as formas nominais indicadas nos parênteses
a)     A agência do banco foi invadida ontem de manhã. (particípio de invadir)
b)    As pessoas gritando pedia sua saída. (gerúndio de gritar)
c)     Ela, tremendo, pediu o remédio (gerúndio de tremer)
d)    Nunca tinham suspendido tantos alunos. (particípio de suspender)
e)     O aluno foi suspenso no final da aula. (particípio de suspender)
f)      Tenho coberto o bebê todas as noites. (particípio de cobrir)
g)     Tente fazer o que eu peço. (infinitivo impessoal de fazer)
h)    Tinha aberto a garagem para ele entrar. (particípio de abrir)
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      5)      Preencha os parênteses da primeira coluna, com os números correspondentes à conjugação de cada verbo.
(3)
Abrir


(2)
Aprender


(2)
Bater


(1)
Cantar


(2)
Correr


(1)
Dar


(3)
Decidir
(1)
1ª Conjugação
(1)
Estar
(2)
2ª Conjugação
(2)
Fazer
(3)
3ª Conjugação
(3)
Fingir


(3)
Imprimir


(1)
Levar


(3)
Permitir


(1)
Usar


(2)
Vender


<><><><> 
   6)      Separa os verbos da oração abaixo e preencha os espaços vazios com a classificação de cada verbo quanto à flexão.
A reunião iniciará quando todos estiverem presentes.
Verbo
Número
Pessoa
Modo
Tempo
Voz
Iniciará
singular
1ª pessoa
indicativo
futuro
ativa
Estiverem
plural
1ª pessoa
subjuntivo
futuro
ativa

<><><><> 
   7)      Reescreva a oração abaixo, colocando-a na ‘voz passiva analítica’.
- O humorista contou a piada.
- A piada foi contada pelo humorista.
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   8)      Coloque a oração abaixo na ‘voz passiva sintética’.
- Todos se sentaram.
- Sentaram-se todos.
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    9)           Complete: Na oração: O ciclista se feriu. A flexão verbal está na ‘voz’ reflexiva.
<><><><> 
   10)      Vamos conjugar o verbo Estudar? Preencha as cruzadinhas seguindo as dicas abaixo.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
2
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E
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5
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R
A
O
7
E
S
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9
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A
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10
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D
A
R
D
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11
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O
D
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O
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֍
֍
12
֍
֍
O
֍
֍
֍
֍
֍
֍
֍

3V- Estudo – 1ª pessoa do singular, do Presente do indicativo
4V- Estudado - Particípio passado
5V- Estudar – Infinitivo
6V- Estudando – Gerúndio
7V- Estudai – 2ª pessoa do plural do imperativo
5H- Estudes – 2ª pessoa do presente do subjuntivo
6H- Estudarão – 3ª pessoa do plural, do futuro do presente do indicativo
7H - Estudaram – 3ª pessoa do plural, do presente do indicativo
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   11)      Cruzadinha verbal.




2
15

24
4








1
P
A
S
S
A
D
O
7







14
S
A
I
D
A
20
C
A
F
É



8
19
S
I
M
5
R
21
H
O
J
E

3
F
A
Z
E
N
D
O


O
11





M
16
I
D
O
L
O
12
V
C





A
23
18
O
6
H
A
V
E
R




13
N
A
T
U
R
A
L
10
R
E
M
A
R

17
D
A
N
Ç
A
M



I





O
22
T
A
9
O
X
Í
T
O
N
A








S








Horizontais:
1 – Tempo verbal que indica um fato já acontecido.
3 – Gerúndio do verbo ‘fazer’.
6 – Verbo de ligação de 2ª conjugação.
9 – Palavra cuja última sílaba é tônica.
10 – Infinitivo impessoal de ‘eu remei’.
12 – Abreviação de ‘você’ no ‘msn’.
13 – O que vem da ‘natureza’.
14 – Contrário de ‘entrada’.
16 – Que é idolatrado.
17 – Verbo ‘dançar’ na 3ª pessoa do plural, presente do indicativo.
19 – Confirmação positiva.
20 – Bebida feita de grãos torrados e moídos.
21 – Antônimo de ‘ontem’.
22 – Forma popular do verbo ‘estar’ na 3ª pessoa do singular, presente do indicativo.
Verticais:
2 – Verbo ‘assar’, 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.
4 – Infinitivo impessoal de ‘ele deu’.
5 – Verbo ‘olhar’, 1ª pessoa do plural, presente do indicativo.
7 – Verbo da 2ª conjugação que representa um fenômeno natural.
8 – Gerúndio do verbo ‘amar’.
11 – Verbo ‘crer’ na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
15 – Gerúndio do verbo ‘sair’, mais o sufixo de ‘dentuça’.
18 – Sigla de Trinitotolueno (explosivo).
23 – Sigla que designa as pilhas alcalinas pequenas.
24 – Sigla de ‘Anno Domini’ (em latim significa: "ano do Senhor").


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   SOBRE CONCORDÂNCIA

   1)      Marque a opção que completa corretamente as lacunas.

Elas mesmas fizeram os trabalhos e enviaram anexos às propostas, como materiais bastantes para cumprir o objetivo.

     (    ) mesmo, anexo, bastante
     (    ) mesmas, anexo, bastante
     ( x ) mesmas, anexos, bastantes
     (    ) mesmo, anexos, bastante
     (    ) mesmas, anexos, bastante

    Explicação:
    - ‘mesmas’ concorda com ‘elas’.
    - ‘anexos’ concorda com ‘trabalhos’.
    - ‘bastantes’ concorda com ‘materiais’.
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   2)      Marque a opção que completa corretamente as lacunas.

Água às refeições é mau para a saúde. Essa é uma das muitas precauções que são precisas tomar, para conservar a silhueta."

    (    ) mau, é preciso
    (    ) mal, é precisa
    (    ) má, são precisas
    ( x ) mau, são precisas
    (    ) má, é preciso

    Explicação:
    - ‘mau’ não varia, pois o substantivo não está precedido de um determinante.
    - ‘é preciso’ variou para concordar com ‘precauções’, por causa do determinante               ‘muitas’ que o levou para o plural.
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   3)      Considerando as regras de concordância nominal, preencha as lacunas com as opções corretas colocadas entre parênteses:

     a) cabeça e corpo monstruoso / monstruosos (monstruoso / monstruosos)
     b) calma e serenidade invejável / invejáveis (invejável / invejáveis)
     c) cabelo e pupila negros (negros / negras)
     d) dentes e garras afiados / afiadas (afiados / afiadas)
     e) galhos e tronco seco / secos (seco / secos)

    Explicação:
   - ‘monstruoso’ e ‘monstruosos’ – as duas opções servem, pois "monstruoso"                   concorda com o substantivo mais próximo "corpo" e "monstruosos" concorda com       os dois substantivos ‘cabeça e corpo’.
   - ‘calma’ e ‘serenidade’ - as duas opções servem, pois "invejável" concorda com o            substantivo mais próximo "serenidade" e "invejáveis" concorda com os dois                  substantivos ‘calma e serenidade’.
  - ‘negras’ não serve, pois teria que concordar com o substantivo mais próximo                  ‘pupila’, mas este está no singular.
   - ‘dentes’ e ‘garras’ – as duas opções estão corretas, pois ‘afiados’ concorda com os       dois substantivos ‘dentes e garras’ e ‘afiadas’ concorda com o substantivo mais             próximo ‘garras’.
   - ‘galhos’ e ‘tronco’ – as duas opções servem, pois ‘seco" concorda com "tronco", o      substantivo mais próximo e ‘secos’ concorda com os dois substantivos ‘galhos e            tronco’.

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  4)      Assinale as alternativas que preenchem de forma correta as lacunas:

      a) - Meus poemas seguem anexos às cartas.
      b) - Polvo e lula fresca ou frescos serão servidos no jantar.
      c) - Para a matrícula, é necessária a documentação pedida.

    ( x ) - anexos – fresca ou frescos - necessária.
    (    ) - anexas - frescos - necessária.
    (    ) - anexos - fresca ou frescos - necessário.
    (    ) - anexas - frescos - necessário.
    (    ) - anexas - fresca ou frescos - necessária.

     Explicação:
    - ‘anexo’ deve concordar com o substantivo ‘poemas’, então é ‘anexos’.
    - Pode ser a ‘lula’ ‘fresca’, ou o ‘polvo e a lula’ ‘frescos’. (as duas opções estão               corretas)
    - ‘necessária’ concorda com o substantivo ‘documentação’, que está determinada              por um artigo feminino.
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   5)      Cace as palavras que completam corretamente as frases abaixo:

A
B
C
D
R
A
D
I
A
N
T
E
F
G
H
I
L
K
L
M
N
S
O
S
P
Q
R
S
T
U
V
X
C
A
L
A
R
A
M
Y
Z
A
B
C
D
E
F
N
G
L
H
L
E
I
J
K
L
M
N
O
P
H
Q
G
R
G
I
S
T
U
V
X
Y
W
L
E
R
A
V
A
O
X
Z
A
B
C
D
E
F
C
G
D
H
D
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
E
R
A
S
O
T
U
V
X
C
A
N
T
A
R
A
M
Y
S
W
Z
A
B
F
R
I
T
A
S
O
U
F
R
I
T
O
S

         - Hoje acordei cedo para apreciar o lindo amanhecer.
         - As vozes e os risos calaram para sempre.
         - O dia está radiante hoje.
         - A professora e os alunos cantaram o hino.
         - O almoço será somente ovos e batatas fritas (ou fritos).
         - Serviram feijão e carne salgada (ou salgados).
         - As amigas estavam meio ansiosas para ler os jornais.

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   6)      Assinale as alternativas que preenchem as lacunas de forma correta:

Faz anos, que neste local havia árvores e flores. Hoje, só existem ervas daninhas.

(    ) fazem, havia, existe
(    ) fazem, havia, existe
(    ) fazem, haviam, existem
( x ) faz, havia, existem
(    ) faz, havia, existe

Explicação:
- Verbo ‘fazer’ indica tempo, é conjugado na 3.ª pessoa do singular, ‘faz’ anos.
- O mesmo para o verbo ‘haver’.
- O verbo ‘existir’ não é impessoal, concorda com o sujeito.

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7)      Complete as lacunas fazendo a concordância correta:

a) Comenta-se, este assunto entre os políticos. (comenta-se / comentam-se)

b) Se o governo mantiver a atual política salarial teremos problemas. (manter / mantiver)

c) Se o empresariado não repuser as perdas salariais haverá sérios problemas. (repor / repuser) – (haverá / haverão)

d) Quando os sindicatos intervierem, o caos será instalado. (intervierem / intervirem)

Explicação:
- A partícula ‘se’ acusa o sujeito indeterminado. Verbo fica na 3.º pessoa do singular, ‘comenta-se’.
- Verbo ‘manter’ na 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo, ‘se mantiver’.
- O mesmo para o verbo ‘repor’, na 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo, ‘se repuser’.
- Verbo ‘haver’ impessoal, no sentido de ‘existir’, é conjugado na 3.ª pessoa do singular, ‘haverá’.
- Verbo ‘intervir’ na 3.ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo, ‘intervierem’.

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SOBRE REGÊNCIA

1)      Para gravar melhor o significado da Regência, estabeleça a relação entre as duas colunas:

(1)
Regência
(4)
Facilitar/Dar sentido
(2)
Tipos
(6)
Nome/Complemento
(3)
Relação
(1)
Relação de subordinação
(4)
Função
(2)
Verbal e Nominal
(5)
Regência Verbal
(5)
Verbo/Complemento
(6)
Regência Nominal
(3)
Verbo/Nome e complementos

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      2)    As frases abaixo apresentam erros de regência. Faça as correções necessárias:

a)     O jovem foi no cinema a fim de assistir o filme.
O jovem foi ao cinema a fim de assistir ao filme.

b)    O médico chegou no hospital a fim de assistir o paciente.
c)     O médico chegou ao hospital a fim de assistir o paciente.

d)    Os amigos custaram a simpatizar-se com as novas ideias.
e)     Os amigos custaram a simpatizar com as novas ideias.

f)      João namora com Maria.
João namora a Maria.

g)     Prefiro ser punido do que obedecer os preceitos do novo gerente.
Prefiro ser punido a obedecer os preceitos do novo gerente.
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      3)    Identifique e transcreva nos espaços em branco, o verbo regente e o  complemento, das orações abaixo:

- O aluno tirou boas notas.
Regente: tirou
Complemento: boas notas.

- Ontem assistimos ao jogo.
Regente: assistimos
Complemento: ao jogo.

- As crianças gostam de doces.
Regente: gostam
Complemento: de doces.
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     4)    Sabendo que na regência verbal deve ser considerada a transitividade do verbo,             numere a primeira coluna de acordo com o conceito da segunda:

(1)
Intransitivos
(3)
Complementados por objeto direto
(2)
Transitivos
(5)
Complementados por objetos indiretos
(3)
Transitivos Diretos
(6)
Exigem uma preposição
(4)
Objeto Direto
(4)
Não exige preposição
(5)
Transitivos Indiretos
(7)
Não precisa preposição, mas pode aceitar.
(6)
Objetos Indiretos
(1)
Não precisam de complemento
(7)
Transitivos Diretos ou Indiretos
(2)
Precisam de complemento
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      5)    Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as dicas entre parênteses. Aceita          duas respostas:
           - Regência Nominal (Verbal/Nominal)  é a relação (união/relação) que existente               entre um nome (verbo/nome) e o seu complemento.
           Ou
           - Regência Verbal (Verbal/Nominal)  é a relação (união/relação) que existente                  entre um verbo (verbo/nome) e o seu complemento.
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       6)    Complete as lacunas escolhendo as alternativas corretas dentro dos parênteses:

- Passamos por uma fazenda onde se criam búfalos. (a qual, de cujo, onde)
- Estas são as pessoas das quais lhe falei. (das quais, de cujas, na cuja)
- Encontrei um amigo de infância de cujo nome não me lembrava. (a que, de cujo, onde)
- A arma com que se feriu desapareceu. (com que, que, a que)
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7)    Coloque o número de cada oração da primeira coluna nas respostas correspondentes das colunas dois e três:

(1)
Choveu muito ontem.
(2)
Verbo transitivo direto
(4)
Precisa de uma preposição
(2)
Quero dormir!
(4)
Verbo transitivo indireto
(2)
Não necessita de uma preposição
(3)
Respondi às questões da prova com cuidado.
(3)
Verbo transitivo indireto
(1)
É um verbo impessoal
(4)
Gostamos de filmes românticos.
(1)
Verbo intransitivo
(5)
Objeto direto e indireto
(5)
Agradeço aos ouvintes a audiência.
(5)
Verbo transitivo direto e indireto
(3)
Precisa de uma preposição

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SOBRE COESÃO E COERÊNCIA

     1)    Utilize os conectivos (Elementos de Coesão) adequados e faça a ligação das                   orações transformando-as num texto coeso:

- Nossos alunos estão felizes, porque hoje é o último dia de aula, pois amanhã iniciam as férias.
- A professora repreendeu os alunos, quando eles deixaram de fazer o trabalho, mas lhes deu mais uma chance, apesar de eles não merecerem.
- A mãe cuidou do bebê, que estava doente, por isso ele melhorou logo e voltou a brincar.
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      2)    Enumere as colunas. Sobre a Coesão por Referência e quem são os elementos                desse tipo de coesão podemos dizer que:

A função é exercida por:
Cujos exemplos são:
(1)
pronomes pessoais
(4)
algum, nenhum, todo...
(2)
pronomes possessivos
(6)
aqui, aí, lá...
(3)
pronomes demonstrativos
(3)
este, esse, aquele...
(4)
pronomes indefinidos
(1)
eu, tu, ele, me, te...
(5)
pronomes relativos
(2)
meu, teu, seu, nosso...
(6)
advérbios de lugar
(5)
que, o qual, onde...

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      3)    Substitua as orações abaixo, utilizando a coesão por substituição:
- Ele chegou hoje de Salvador.
→ Ele chegou hoje da capital baiana.
- A Rainha da Inglaterra sancionou a lei.
→ A lei foi sancionada pela Rainha Elizabeth.
- O jogo foi realizado na capital gaúcha.
→ O jogo aconteceu em Porto Alegre.
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       4)    Coloque as conexões corretas para que o texto abaixo tenha coesão:
      O texto lido não soa bem, não tem harmonia, pois a palavra usada é uma                        conjunção conclusiva e a oração acima pede um conectivo adversativo. Então,              para a oração ficar coesa, deve-se trocar a conjunção errada pela conjunção correta.
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        5)    Seguindo os conceitos abaixo, preencha os espaços em branco:
         

         1-          Tem o objetivo de fazer com que o leitor entenda perfeitamente o seu                              propósito.
         2-          Instrumento que o autor utiliza para encaixar as ideias e dar um sentido                          ao texto.
         3-          Permite a ligação entre as palavras e frases entre si, fazendo com que haja                     uma sequência lógica entre elas.
         4-       Também conhecidos como Elementos de Coesão.
         5-       Aquele que tem uma mensagem lógica e objetiva.
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