RESPOSTAS
<><><><>
SOBRE FONOLOGIA E A FONÉTICA
<><><><>
1) Enumere a
segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da
primeira coluna:
( 1 ) Fonologia.
( 2 ) Fonema.
( 3 ) Função
do fonema.
( 4 ) Letra.
( 5 ) Palavra.
- - - - - -
( 5 ) Conjunto de letras que representa uma
coisa, ideia ou ação.
( 4 ) Símbolo, um sinal correspondente a um
respectivo som, ao qual damos o nome de fonema.
( 1 ) Estudo dos sons de cada uma das letras
que formam as palavras.
( 3 ) Estabelecer uma
diferença de significado entre uma palavra e outra.
( 2 ) Som representado graficamente por uma
letra.
<><><><>
2) Enumere a
segunda coluna colocando o número na resposta correspondente à pergunta da
primeira coluna:
(
1 ) Dígrafo.
(
2 ) Letra ‘X’.
(
3 ) Letras
‘m’ e ‘n’.
(
4 ) Fonema
duplo.
( 5 ) Telha /
Nascer.
( 5 ) Exemplos de dígrafo.
( 3 ) Provocam a nasalização.
( 2 ) Táxi: T-a-x-i
/ t-a-k-s-i.
( 1 ) Junção de duas letras que
juntas formam um único som.
( 4 ) Sinal, símbolo que tem dois
fonemas.
<><><><>
3) Separe as letras
e os fonemas das palavras abaixo e coloque suas quantidades no espaço em
branco, conforme o exemplo:
______________________ _Letras____ __________Fonemas
-Anexo: _A/N/E/X/O/_/_/_
(_5_) A/N/E/K/S/O/_/_ /_ (_6_)
-Chaveiro: _ A/S/F/I/X/I/A/_ (_7_) A/S/F/I/K/S/I/A/_ (_8_)
-Chuva: __ C/H/U/V/A/_/_/_ (_5_) X/U/V/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Cinto: ___ _C/I/N/T/O/_/_/_
(_5_) C/I/N/T/O/_/_/_ /_ (_5_)
-Complexo: C/O/M/P/L/E/X/O (_8_) C/O/M/P/L/E/K/S/O (_9_)
-Convexo: _C/O/N/V/E/X/O/_
(_7_) C/O/N/V/E/K/S/O/_ (_8_)
-Dengue: _ _D/E/N/G/U/E/_/_
(_6_) D/E/N/G/E/_/_/_ /_ (_5_)
-Dinheiro: _D/I/N/H/E/I/R/O (_8_) D/I/Ñ/E/I/R/O/_ /_ (_7_)
-Fluxo: __ __F/L/U/X/O/_/_/_
(_5_) F/L/U/K/S/O/_/_ /_ (_6_)
-Guerra: _ __G/U/E/R/R/A/_/_ (_6_) G/E/RR/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Impar: __ __I/M/P/A/R/_/_/_
(_5_) I/M/P/A/R/_/_ /_ (_5_)
-Lhama: __ _L/H/A/M/A/_/_/_
(_5_) LH/A/M/A/_/_/_/_ /_ (_4_)
-Massagem: M/A/S/S/A/G/E/M (_8_) M/A/Ç/A/G/E/M/_
/_ (_7_)
<><><><>
4) Falso ou Verdadeiro?
( F ) Os Encontros Vocálicos são
formados pela junção de duas ou mais consoantes numa única sílaba.
( V ) Os Encontros Vocálicos são formados
pela junção de duas ou mais vogais.
( F ) Os Encontros Consonantais
são formados pela junção de duas ou mais vogais numa única sílaba.
( V ) Os Encontros Consonantais
são encontros de consoantes numa só palavra.
<><><><>
5) Quanto aos tipos de
Encontros vocálicos, enumere as opções abaixo de acordo com as afirmativas e
encontre a sequência correta:
I – Encontro de duas vogais numa só palavra.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
I – Encontro de duas vogais numa só palavra.
II – Junção de três vogais na mesma sílaba.
III - Encontro
de duas vogais numa mesma palavra, mas em sílabas diferentes.
( II) Tritongo
(III) Hiato
( I ) Ditongo
( II) Tritongo
(III) Hiato
( I ) Ditongo
A.
( ) III –II – I.
B.
( ) I – II – III.
C.
(X) II – III – I.
<><><><>
6) Observe as palavras
abaixo, veja que tipo de Encontro Vocálico ou Consonantal ela possui e enumere
a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Água: á – gua
|
( 3 ) Tritongo
|
( 2 ) Triunfo: tri – un – fo
|
( 5 ) Caso do X
|
( 3 ) Enxaguou: en – xa – guou
|
( 4 ) Dígrafo
|
( 4 ) Farinha: fa – ri – nha
|
( 2 ) Hiato
|
( 5 ) Fluxograma: por -
ta
|
( 6 ) Nasalização
|
( 6 ) Campanha: cam – pa - nha
|
( 1 ) Ditongo
|
<><><><>
SOBRE MORFOLOGIA
1)
Cruzadinha
da Composição das Palavras:
<><><><>
2)
Retire as
respostas certas das opções entre parênteses, para preencher as lacunas da
seguinte afirmação:
Na morfologia as palavras são
formadas pelos processos de Derivação e Composição.
(Prefixação
/ Derivação / Justaposição / Composição)
<><><><>
3)
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os
processos de Derivação são:
(1) Prefixal
(2) Sufixal
(3) Prefixal
e Sufixal
(4) Parassintética
(5) Regressiva
(6) Imprópria
|
Quando:
(3) A palavra primitiva está entre o prefixo e o sufixo (prefixo + palavra primitiva + sufixo).
(1) O prefixo está antes da palavra primitiva (prefixo +
palavra primitiva).
(4) a junção ocorre com um radical e não com uma
palavra existente (prefixo + radical + sufixo).
(2) O sufixo está depois palavra primitiva (palavra
primitiva + sufixo).
(6) a
palavra muda de classe
gramatical, sem sofrer acréscimo ou supressão, conforme sua função na oração.
(5) a derivação acontece por redução e não por
acréscimo.
|
<><><><>
4)
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os processos de
Composição são por:
(1) Justaposição
(2) Redução
(3) Hibridismo
(4) Onomatopeia
(5) Prefixos
(6) Sufixos
|
Quando:
( 3 )
A palavra é
formada com elementos de línguas diferentes. (burocracia - Buro (francês)
+ cracia (grego).
( 1 )
Há junção de palavras sem alteração fonética (palavra composta - girassol, couve-flor).
( 2 )
A palavra é de forma reduzida (auto, cine).
( 6 )
Quando
o sufixo muda a classe gramatical da palavra (casar/verbo + mento/sufixo =
casamento/substantivo).
( 5 ) Quando o prefixo muda o
sentido da palavra (hiper-tensão, hipertensão).
( 4 )
As
palavras são criadas a partir da imitação das vozes dos animais e dos ruídos
da natureza. (zum-zum, piar).
|
<><><><>
5)
Coloque “F” nas
opções que se referem à frase e “O” nas que se referem à oração:
(O) Gosto de suco.
(F) Palavra ou grupo de palavras que contém uma ideia
com sentido completo.
(O) Palavras ou frases com estrutura em torno de um
verbo.
(F) Pronto!
<><><><>
6)
Cruzadinha das Classes Gramaticais:
<><><><>
SOBRE ORTOGRAFIA
1)
Sabendo
que as vogais são letras do alfabeto com função
de núcleo das sílabas, identifique o tipo de vogal de acordo com cada conceito
abaixo e preencha os espaços vazios nos quadros:
1
|
A
|
B
|
E
|
R
|
T
|
A
|
S
|
|
|
|
2
|
Á
|
T
|
O
|
N
|
A
|
S
|
|
|
|
|
3
|
F
|
E
|
C
|
H
|
A
|
D
|
A
|
S
|
|
|
4
|
N
|
A
|
S
|
A
|
I
|
S
|
|
|
|
|
5
|
O
|
R
|
A
|
I
|
S
|
|
|
|
|
|
6
|
S
|
E
|
M
|
I
|
V
|
O
|
G
|
A
|
I
|
S
|
7
|
T
|
O
|
N
|
I
|
C
|
A
|
S
|
|
|
|
1.
Pronunciadas com a boca mais aberta.
2.
Pronunciadas
com menor intensidade.
3.
Pronunciadas com a boca mais fechada.
4.
O ar sai
pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.
5.
O ar sai
apenas pela boca.
6.
Quando
aparece apoiada em outra vogal na mesma sílaba.
7.
Tem
pronúncia mais forte.
<><><><>
2) Separe
as sílabas das palavras abaixo:
3) Lembra
que as palavras têm dois tipos de acentuação? A acentuação tônica e a
acentuação gráfica. Então coloque o número correspondente à
classificação de cada palavra e transcreva a sílaba tônica para o quadro ao
lado:
|
|
|
Sílaba
Tônica:
|
(1)
Proparoxítonas.
(2)
Paroxítonas.
(3) Oxítonas.
(4)
Monossílabas.
|
(1) Acadêmico
(3) Crachá
(2) Dinâmico
(4) Dói
(3) Jacaré
(4) Mãe
(1) Matemática
(2) Pezinho
(2) Rubrica
(3) Sofá
(2) Túnel
(4) Um
|
dê
chá
nâ
dói
ré
mãe
má
zi
bri
fá
tú
um
|
<><><><>
4) Acentue
as palavras que devem ser acentuadas e coloque, nos parênteses, o número que
corresponde à regra na segunda coluna:
( 7 ) Domino
( 2 ) Ideia
( 8 ) Mantem
( 5 ) Maracuja
( 2 ) Paranoia
( 1 ) Publico (substantivo)
( 6 ) Pure
( 1 ) Sonambulo
( 4 ) Torax
( 1 ) Trafego (substantivo)
( 3 ) Tunel
( 1 ) Ultimo
|
( 1 ) Proparoxítona – Todas
são acentuadas.
( 2 ) Não tem acento.
( 3 ) Paroxítona terminada
em ‘L’.
( 4 ) Paroxítona terminada
em ‘X’.
( 5 ) Oxítona terminada em
‘A’.
( 6 ) Oxítona terminada em
‘E’.
( 7 ) Oxítona terminada em
‘O’.
( 8 ) Oxítona terminada em
‘EM’.
|
<><><><>
5) Sobre os Hiatos, marque com um
‘X’ a opção correta:
Os hiatos são formados por duas...
|
( ) consoantes
(X) vogais
|
que ficam...
|
( ) na mesma sílaba.
(X) em sílabas separadas.
|
Nos hiatos de ‘baú’ e ‘traíra’, o ‘i’ e ‘u’ são acentuados porque...
|
(X) formam sílabas sozinhos.
( ) errado, não têm acento.
|
Nas palavras como ‘rainha’e ‘moinho’ o hiato não é acentuado, porque...
|
( ) não é hiato.
(X) não tem acento antes de
‘nh’.
|
Nas palavras como ‘Juiz’, ‘ruim’ e ‘cair’, o hiato
também não tem acento.
|
( ) porque não é hiato.
(X) porque é seguido de ‘m, r, z’.
|
<><><><>
6) O acento diferencial ainda
existe, então enumere os parenteses vazios de acordo cada caso à direita: (os
números nas respostas podem se repetir)
( 1 ) Pode
|
|
( 2 ) Pôde
|
|
( 3 ) Pôr
|
|
( 4 ) Por
|
(1) 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.
|
( 5 ) Tem
|
(2) 3ª pessoa do singular no presente do indicativo.
|
( 6 ) Têm
|
(3) Verbo.
|
( 5 ) Mantém
|
(4) Preposição.
|
( 6 ) Mantêm
|
(5) 3ª pessoa do singular.
|
( 7 ) Forma
|
(6) 3ª pessoa do plural.
|
( 7 ) Fôrma
|
(7) Facultativo.
|
( 8 ) Enxáguo
|
(8) verbos terminados em ‘guar’, ‘quar’ e ‘quir’, o acento ___depende da pronúncia.
|
( 8 ) Delínquo
|
|
( 8 ) Enxaguo
|
|
( 8 ) Delinquo
|
|
<><><><>
7) Agora vamos brincar um
pouco com a crase. Complete a afirmação escolhendo as palavras certas, nas
opções abaixo:
A
crase acontece pela Junção de duas Vogais “a”, sendo marcada pelo acento Grave. A primeira representa
uma Preposição e a segunda um Artigo. Também pode ocorrer na
contração da preposição “a” com os
pronomes Demonstrativos “aquele(s),
aquela(s), aquilo”.
□ Agudo
□ Aquela
□ Artigo
□ Demonstrativos
□ Grave
□ Junção
|
□ Letras
□ Pessoais
□ Preposição
□ Pronome
□ Separação
□ Vogais
|
<><><><>
8) Quanto houver ocorrência de
‘crase’, coloque “C” nos parênteses onde a oração está correta e “E” quando
estiver errada.
(
C ) A cantora encantou a plateia.
(
C ) Aquele restaurante é bom.
(
E ) Ontem não fui a escola.
(
C ) Ela fez aquela tarefa.
(
C ) Amei aquele filme.
(
E ) Assisti aquele filme.
(
C ) Vamos àquele restaurante.
(
C ) Vou à Porto Alegre.
<><><><>
9) Observe as regras de uso da
crase e preencha os parênteses à esquerda, de acordo com as situações de
ocorrência na coluna da direita.
Regras
|
Situações
|
||
(2)
|
Antes da palavra "terra", quando esta
significar oposição a bordo.
|
(1)
|
Obrigatória.
|
(4)
|
Antes da palavra “casa”, quando
complementada por um adjetivo, ou uma locução adjetiva.
|
(2)
|
Proibida.
|
(2)
|
Antes de cidades, estados e países, se na volta
utilizarmos a proposição “de” e não a preposição “da”.
|
(3)
|
Facultativa.
|
(1)
|
Antes de cidades, estados,
países (femininos).
|
(4)
|
Casos
Especiais.
|
(2)
|
Antes de nomes de santas, de Nossa Senhora e de
mulheres célebres.
|
|
|
(3)
|
Antes de palavras masculinas, quando
estiver implícito “à moda de”.
|
|
|
(2)
|
Antes de palavras masculinas.
|
|
|
(3)
|
Antes de pronomes possessivos.
|
|
|
(2)
|
Antes de pronomes: pessoais, tratamento,
interrogativos, indefinidos, relativos e demonstrativos (exceto ‘aquela,
aquele, aquilo’).
|
|
|
(2)
|
Antes de verbos.
|
|
|
(2)
|
Antes do artigo indefinido “uma”.
|
|
|
(1)
|
Com a vogal “a”, quando na função de pronome demonstrativo.
|
|
|
(4)
|
Com as locuções adverbiais de
“hora”:
|
|
|
(1)
|
Com as locuções adverbiais,
conjuntivas ou prepositivas de base feminina.
|
|
|
(1)
|
Com os
pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquilo, aquela, aquelas.
|
|
|
(3)
|
Depois da preposição
"até".
|
|
|
(2)
|
Depois das preposições: para, perante, com,
contra e outras.
|
|
|
(2)
|
Expressões formadas por palavras repetidas.
|
|
|
(3)
|
Locuções
adjetivas, adverbiais, prepositivas e conjuntivas, com sentido de meio ou de
instrumento.
|
|
|
(4)
|
Nas construções das
preposições: “da...a / das...as”; “dos...a”; “deste...a”.
|
|
|
(2)
|
Quando a vogal "a" vem antes de plural.
|
|
|
(3)
|
Quando subentendido termo
feminino: vou à Fernão de Noronha. (ilha).
|
|
|
<><><><>
SOBRE SEMÂNTICA
1)
Caça
palavras: Procure e destaque, no quadro, as palavras relacionadas com os
conceitos abaixo:
A
|
T
|
V
|
H
|
Q
|
Z
|
Ç
|
X
|
F
|
N
|
T
|
Z
|
H
|
A
|
Q
|
O
|
B
|
S
|
E
|
S
|
C
|
R
|
I
|
T
|
A
|
M
|
B
|
X
|
G
|
E
|
W
|
P
|
C
|
R
|
R
|
G
|
W
|
L
|
L
|
C
|
L
|
Q
|
G
|
C
|
T
|
I
|
E
|
Ç
|
D
|
Q
|
B
|
F
|
E
|
I
|
K
|
P
|
A
|
A
|
R
|
V
|
V
|
O
|
R
|
L
|
E
|
P
|
A
|
E
|
R
|
N
|
J
|
L
|
B
|
Z
|
E
|
B
|
F
|
U
|
D
|
K
|
F
|
O
|
L
|
I
|
M
|
G
|
U
|
A
|
G
|
E
|
M
|
N
|
R
|
Q
|
F
|
J
|
G
|
N
|
U
|
D
|
T
|
U
|
H
|
C
|
E
|
W
|
F
|
M
|
C
|
A
|
O
|
H
|
F
|
A
|
L
|
A
|
D
|
A
|
G
|
A
|
S
|
S
|
V
|
A
|
D
|
Z
|
R
|
G
|
H
|
M
|
V
|
C
|
Y
|
S
|
F
|
S
|
T
|
X
|
C
|
S
|
E
|
W
|
M
|
F
|
I
|
L
|
X
|
B
|
U
|
A
|
D
|
C
|
O
|
L
|
O
|
Q
|
U
|
I
|
A
|
L
|
J
|
K
|
Z
|
A
|
I
|
O
|
P
|
V
|
S
|
E
|
D
|
D
|
F
|
G
|
L
|
B
|
a.
A língua ...... é a representação da língua
falada. (ESCRITA)
b.
A língua ...... , utiliza-se de
tonalidades da voz. (FALADA)
c.
Fala
espontânea, utilizada em situações informais. (COLOQUIAL)
d.
Fala
rebuscada, utilizada em situações formais. (FORMAL)
e.
Ferramenta
de comunicação dos homens. (LINGUAGEM)
f.
Forma
mais natural forma de uso individual da língua. (FALA)
g.
Linguagem
não verbal. (PLACAS)
h.
Maneira
de expressão da linguagem. (GESTOS)
i.
Pode
ser falada ou escrita. (LÍNGUA)
j.
Tipo
de linguagem. (VERBAL)
<><><><>
2)
Preencha
as lacunas tornando verdadeira a seguinte afirmativa, utilizando as palavras/dicas
entre parênteses:
Os
signos são elementos
representativos e convencionais de uma determinada língua e representam dois aspectos:
o significado (som
de algo que conhecemos); e o significante (imagem gravada na memória e resgatada ao
ouvir o som).
(signos/vocábulos; significado/símbolo;
código/significante)
<><><><>
3)
Sabendo
que, na semântica, as palavras são classificadas quanto ao seu significado,
analise o quadro abaixo e preencha os parênteses com o número correspondente ao
exemplo de cada caso na coluna ao lado:
Classe
|
Conceito
|
Exemplo
|
||
(5)
|
Parônimos
|
Grafia e pronúncia parecidas, mas significados
diferentes.
|
(1)
|
Jovem/velho, linda/feia.
|
(7)
|
Sinônimos
|
Grafias diferentes, mas significados parecidos.
|
(2)
|
Almoço/substantivo, almoço/verbo.
|
(6)
|
Polissemia
|
Grafias iguais, mas com significados múltiplos.
|
(3)
|
Acento/gráfico, acento/cadeira,
acender o fogo/ ascender ao cargo.
|
(4)
|
Homônimos Perfeitos
|
Mesma grafia, mesmo som, mas significados
diferentes.
|
(4)
|
Cedo/verbo, cedo/advérbio de
tempo.
|
(3)
|
Homônimos
|
Mesma pronúncia e significados diferentes
|
(5)
|
Aprender/obter conhecimento,
apreender/capturar.
|
(1)
|
Antônimos
|
Palavras de significados contrários
|
(7)
|
Cabo/graduação militar, cabo
de aço/ de vassoura/de faca.
|
(2)
|
Homógrafas
|
Possuem a mesma
grafia, mas a pronúncia e significado diferentes.
|
(7)
|
Menino/garoto, bela/linda.
|
<><><><>
1)
Para
relembrar as divisões do estudo do verbo, enumere a segunda coluna de acordo
com a primeira.
(1)
|
Semântica
|
(3)
|
Infinitivo,
particípio, gerúndio.
|
(2)
|
Morfologia
|
(4)
|
Número,
pessoa, modo, voz (ativa, passiva, reflexiva).
|
(3)
|
Formas
Nominais
|
(2)
|
Regulares,
irregulares, anômalos, defectivos, abundantes.
|
(4)
|
Flexão
|
(1)
|
Transitivos:
direto, indireto, direto e indireto.
|
<><><><>
2)
Nos
parênteses abaixo, coloque (V) quando a afirmativa for Verdadeira e (F) quando for
Falsa. Quanto ao estudo do verbo em relação à semântica, podemos afirmar que:
(V) A
semântica estuda a relação entre os significantes e o que eles representam.
(F) Os
verbos transitivos são que não necessitam de
complemento para dar sentido à oração.
(V) Os verbos transitivos diretos, não exigem preposição
(objeto direto).
(V) Na oração: “A garota gosta de cantar”, temos um
exemplo de verbo transitivo indireto.
(F) O objeto direto revela a presença de um verbo
transitivo direto e indireto.
(V) Os verbos intransitivos “andar” e “existir”, designam ações que não exigem
complemento.
(F) Verbos impessoais
são os que designam ações e necessitam de sujeito.
(F) Os verbos de ligação designam ações e servem para ligar dois sujeitos.
<><><><>
3)
Na
morfologia é estudada a estrutura, a formação e a classificação
dos verbos. Seguindo as dicas abaixo, preencha os quadrados vazios para
descobrir as classes de estudo dos verbos.
1
|
A
|
B
|
U
|
N
|
D
|
A
|
N
|
T
|
E
|
S
|
///
|
2
|
A
|
M
|
A
|
V
|
A
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
3
|
D
|
F
|
E
|
C
|
T
|
I
|
V
|
O
|
S
|
///
|
///
|
4
|
I
|
N
|
E
|
X
|
I
|
S
|
T
|
E
|
N
|
T
|
E
|
5
|
R
|
E
|
G
|
U
|
L
|
A
|
R
|
E
|
S
|
///
|
///
|
6
|
A
|
C
|
E
|
I
|
T
|
A
|
D
|
O
|
///
|
///
|
///
|
7
|
A
|
N
|
Ô
|
M
|
A
|
L
|
O
|
S
|
///
|
///
|
///
|
8
|
I
|
D
|
E
|
S
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
9
|
I
|
R
|
R
|
E
|
G
|
U
|
L
|
A
|
R
|
E
|
S
|
10
|
A
|
C
|
E
|
I
|
T
|
O
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
11
|
C
|
A
|
I
|
B
|
O
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
///
|
- Abundantes - Verbos
que particularmente, aceitam duas formas de utilização, mesmo soando de forma
estranha.
- Amava: 1ª
pessoa do singular, pretérito imperfeito, modo indicativo, do verbo ‘Amar’.
- Defectivos - Verbos que não podem ser conjugados em todas as
formas (precaver, reaver).
- Inexistente – 1ª, 2ª e 3ª pessoa
do presente do indicativo, do verbo ‘Precaver’.
- Regulares – Verbos que seguem um certo paradigma na sua flexão,
conseguem executar todas as conjungações normais, sem alterar o seu radical.
(Amar, bater, partir)
- Aceitado - Particípio Regular do
verbo ‘Aceitar’.
- Anômalos – Verbos que, além de irregulares, o radical pode
ficar completamente diferente na conjugação (ir, ser, ter, pôr).
- Ides – 2ª pessoa do plural,
presente do indicativo, do verbo ‘Ir’.
- Irregulares – Verbos que sofrem modificações em relação aos
paradigmas da conjugação, tendo modificações no radical e nas terminações
(resfolegar, caber, medir).
- Aceito - Particípio Irregular do
verbo ‘Aceitar’.
- Caibo - 1ª pessoa do singular, presente do Indicativo do verbo
‘Caber’.
<><><><>
4)
Complete
as orações com as formas nominais indicadas nos parênteses
a) A agência do banco foi invadida ontem de manhã.
(particípio de invadir)
b) As pessoas gritando pedia sua saída. (gerúndio de gritar)
c) Ela, tremendo, pediu o remédio (gerúndio de tremer)
d) Nunca tinham suspendido tantos alunos. (particípio de suspender)
e) O aluno foi suspenso no final da aula. (particípio de suspender)
f) Tenho coberto o bebê todas as noites. (particípio de cobrir)
g) Tente fazer o que eu peço. (infinitivo impessoal de fazer)
h) Tinha aberto a garagem para ele entrar. (particípio de abrir)
<><><><>
5)
Preencha
os parênteses da primeira coluna, com os números correspondentes à conjugação
de cada verbo.
(3)
|
Abrir
|
|
|
(2)
|
Aprender
|
|
|
(2)
|
Bater
|
|
|
(1)
|
Cantar
|
|
|
(2)
|
Correr
|
|
|
(1)
|
Dar
|
|
|
(3)
|
Decidir
|
(1)
|
1ª Conjugação
|
(1)
|
Estar
|
(2)
|
2ª Conjugação
|
(2)
|
Fazer
|
(3)
|
3ª Conjugação
|
(3)
|
Fingir
|
|
|
(3)
|
Imprimir
|
|
|
(1)
|
Levar
|
|
|
(3)
|
Permitir
|
|
|
(1)
|
Usar
|
|
|
(2)
|
Vender
|
|
|
<><><><>
6) Separa os verbos da oração abaixo e preencha os
espaços vazios com a classificação de cada verbo quanto à flexão.
A reunião iniciará quando todos estiverem presentes.
Verbo
|
Número
|
Pessoa
|
Modo
|
Tempo
|
Voz
|
Iniciará
|
singular
|
1ª pessoa
|
indicativo
|
futuro
|
ativa
|
Estiverem
|
plural
|
1ª pessoa
|
subjuntivo
|
futuro
|
ativa
|
<><><><>
7) Reescreva a oração abaixo, colocando-a na ‘voz passiva
analítica’.
- O humorista contou a
piada.
- A piada foi
contada pelo humorista.
<><><><>
8) Coloque a oração abaixo na ‘voz passiva sintética’.
- Todos se sentaram.
- Sentaram-se todos.
<><><><>
9)
Complete: Na
oração: O ciclista se feriu. A flexão verbal está na ‘voz’ reflexiva.
<><><><>
10)
Vamos conjugar o
verbo Estudar? Preencha as cruzadinhas seguindo as dicas abaixo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
2
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
3
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
4
|
֍
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
5
|
֍
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
E
|
S
|
֍
|
6
|
֍
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
A
|
R
|
A
|
O
|
7
|
E
|
S
|
T
|
U
|
D
|
A
|
R
|
A
|
M
|
֍
|
8
|
֍
|
T
|
U
|
D
|
A
|
I
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
9
|
֍
|
U
|
D
|
A
|
N
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
10
|
֍
|
D
|
A
|
R
|
D
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
11
|
֍
|
O
|
D
|
֍
|
O
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
12
|
֍
|
֍
|
O
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
֍
|
3V-
Estudo – 1ª pessoa do singular, do Presente do indicativo
4V-
Estudado - Particípio passado
5V-
Estudar – Infinitivo
6V-
Estudando – Gerúndio
7V-
Estudai – 2ª pessoa do plural do imperativo
5H-
Estudes – 2ª pessoa do presente do subjuntivo
6H-
Estudarão – 3ª pessoa do plural, do futuro do presente do indicativo
7H
- Estudaram – 3ª pessoa do plural, do presente do indicativo
<><><><>
11)
Cruzadinha verbal.
|
|
|
|
2
|
15
|
|
24
|
4
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1
|
P
|
A
|
S
|
S
|
A
|
D
|
O
|
7
|
|
|
|
|
|
|
|
14
|
S
|
A
|
I
|
D
|
A
|
20
|
C
|
A
|
F
|
É
|
|
|
|
8
|
19
|
S
|
I
|
M
|
5
|
R
|
21
|
H
|
O
|
J
|
E
|
|
3
|
F
|
A
|
Z
|
E
|
N
|
D
|
O
|
|
|
O
|
11
|
|
|
|
|
|
M
|
16
|
I
|
D
|
O
|
L
|
O
|
12
|
V
|
C
|
|
|
|
|
|
A
|
23
|
18
|
O
|
6
|
H
|
A
|
V
|
E
|
R
|
|
|
|
|
13
|
N
|
A
|
T
|
U
|
R
|
A
|
L
|
10
|
R
|
E
|
M
|
A
|
R
|
|
17
|
D
|
A
|
N
|
Ç
|
A
|
M
|
|
|
|
I
|
|
|
|
|
|
O
|
22
|
T
|
A
|
9
|
O
|
X
|
Í
|
T
|
O
|
N
|
A
|
|
|
|
|
|
|
|
|
S
|
|
|
|
|
|
|
|
Horizontais:
1 – Tempo
verbal que indica um fato já acontecido.
3 – Gerúndio
do verbo ‘fazer’.
6 – Verbo de
ligação de 2ª conjugação.
9 – Palavra
cuja última sílaba é tônica.
10 –
Infinitivo impessoal de ‘eu remei’.
12 –
Abreviação de ‘você’ no ‘msn’.
13 – O que vem
da ‘natureza’.
14 – Contrário
de ‘entrada’.
16 – Que é
idolatrado.
17 – Verbo
‘dançar’ na 3ª pessoa do plural, presente do indicativo.
19 –
Confirmação positiva.
20 – Bebida
feita de grãos torrados e moídos.
21 – Antônimo
de ‘ontem’.
22 – Forma
popular do verbo ‘estar’ na 3ª pessoa do singular, presente do indicativo.
|
Verticais:
2 – Verbo
‘assar’, 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.
4 – Infinitivo
impessoal de ‘ele deu’.
5 – Verbo
‘olhar’, 1ª pessoa do plural, presente do indicativo.
7 – Verbo da
2ª conjugação que representa um fenômeno natural.
8 – Gerúndio
do verbo ‘amar’.
11 – Verbo
‘crer’ na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
15 – Gerúndio
do verbo ‘sair’, mais o sufixo de ‘dentuça’.
18 – Sigla de
Trinitotolueno (explosivo).
23 – Sigla que
designa as pilhas alcalinas pequenas.
24 – Sigla de
‘Anno Domini’ (em latim significa: "ano
do Senhor").
|
<><><><>
SOBRE CONCORDÂNCIA
1)
Marque
a opção que completa corretamente as lacunas.
Elas mesmas
fizeram os trabalhos e enviaram anexos às propostas, como materiais bastantes
para cumprir o objetivo.
( ) mesmo,
anexo, bastante
( )
mesmas, anexo, bastante
( x ) mesmas, anexos, bastantes
( ) mesmo,
anexos, bastante
( )
mesmas, anexos, bastante
Explicação:
- ‘mesmas’ concorda com ‘elas’.
- ‘anexos’ concorda com ‘trabalhos’.
- ‘bastantes’ concorda com ‘materiais’.
<><><><>
2)
Marque
a opção que completa corretamente as lacunas.
Água às refeições é mau para a saúde. Essa é uma das muitas
precauções que são precisas tomar, para conservar a silhueta."
( ) mau, é preciso
( ) mal, é precisa
( ) má, são precisas
( x ) mau, são precisas
( ) má, é preciso
Explicação:
- ‘mau’ não varia, pois o substantivo
não está precedido de um determinante.
- ‘é preciso’ variou para concordar com
‘precauções’, por causa do determinante ‘muitas’ que o levou para o plural.
<><><><>
3)
Considerando
as regras de concordância nominal, preencha as lacunas com as opções corretas
colocadas entre parênteses:
a) cabeça e corpo monstruoso /
monstruosos (monstruoso / monstruosos)
b) calma e serenidade invejável
/ invejáveis (invejável / invejáveis)
c) cabelo e pupila negros (negros
/ negras)
d) dentes e garras afiados /
afiadas (afiados / afiadas)
e) galhos e tronco seco /
secos (seco / secos)
Explicação:
- ‘monstruoso’ e ‘monstruosos’ –
as duas opções servem, pois "monstruoso" concorda com o substantivo
mais próximo "corpo" e "monstruosos" concorda com os dois
substantivos ‘cabeça e corpo’.
- ‘calma’ e ‘serenidade’ - as
duas opções servem, pois "invejável" concorda com o substantivo mais
próximo "serenidade" e "invejáveis" concorda com os dois substantivos ‘calma e serenidade’.
- ‘negras’ não serve, pois teria
que concordar com o substantivo mais próximo ‘pupila’, mas este está no
singular.
- ‘dentes’ e ‘garras’ – as duas opções
estão corretas, pois ‘afiados’ concorda com os dois substantivos ‘dentes e
garras’ e ‘afiadas’ concorda com o substantivo mais próximo ‘garras’.
- ‘galhos’ e ‘tronco’ – as duas
opções servem, pois ‘seco" concorda com "tronco", o substantivo
mais próximo e ‘secos’ concorda com os dois substantivos ‘galhos e tronco’.
<><><><>
4)
Assinale
as alternativas que preenchem de forma correta as lacunas:
a) - Meus poemas
seguem anexos às cartas.
b) - Polvo e lula fresca
ou frescos serão servidos no jantar.
c) - Para a
matrícula, é necessária a documentação pedida.
( x )
- anexos – fresca ou frescos - necessária.
( ) - anexas -
frescos - necessária.
( ) - anexos -
fresca ou frescos - necessário.
( ) - anexas -
frescos - necessário.
( ) - anexas -
fresca ou frescos - necessária.
Explicação:
- ‘anexo’ deve
concordar com o substantivo ‘poemas’, então é ‘anexos’.
- Pode ser a ‘lula’
‘fresca’, ou o ‘polvo e a lula’ ‘frescos’. (as duas opções estão corretas)
- ‘necessária’
concorda com o substantivo ‘documentação’, que está determinada por um artigo
feminino.
<><><><>
5)
Cace as
palavras que completam corretamente as frases abaixo:
A
|
B
|
C
|
D
|
R
|
A
|
D
|
I
|
A
|
N
|
T
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
L
|
K
|
L
|
M
|
N
|
S
|
O
|
S
|
P
|
Q
|
R
|
S
|
T
|
U
|
V
|
X
|
C
|
A
|
L
|
A
|
R
|
A
|
M
|
Y
|
Z
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
N
|
G
|
L
|
H
|
L
|
E
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
H
|
Q
|
G
|
R
|
G
|
I
|
S
|
T
|
U
|
V
|
X
|
Y
|
W
|
L
|
E
|
R
|
A
|
V
|
A
|
O
|
X
|
Z
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
C
|
G
|
D
|
H
|
D
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
Q
|
E
|
R
|
A
|
S
|
O
|
T
|
U
|
V
|
X
|
C
|
A
|
N
|
T
|
A
|
R
|
A
|
M
|
Y
|
S
|
W
|
Z
|
A
|
B
|
F
|
R
|
I
|
T
|
A
|
S
|
O
|
U
|
F
|
R
|
I
|
T
|
O
|
S
|
- Hoje acordei cedo para apreciar o
lindo amanhecer.
- As vozes e os risos calaram
para sempre.
- O dia está radiante hoje.
- A professora e os alunos cantaram
o hino.
- O almoço será somente ovos e batatas fritas
(ou fritos).
- Serviram feijão e carne salgada
(ou salgados).
- As amigas estavam meio ansiosas para ler
os jornais.
<><><><>
6)
Assinale
as alternativas que preenchem as lacunas de forma correta:
Faz anos, que neste
local havia árvores e flores. Hoje, só existem ervas daninhas.
( ) fazem, havia,
existe
( ) fazem, havia,
existe
( ) fazem,
haviam, existem
( x ) faz, havia, existem
( ) faz, havia,
existe
Explicação:
- Verbo ‘fazer’ indica tempo, é conjugado na 3.ª pessoa do singular,
‘faz’ anos.
- O mesmo para o verbo ‘haver’.
- O verbo ‘existir’ não é impessoal, concorda com o sujeito.
<><><><>
7)
Complete
as lacunas fazendo a concordância correta:
a) Comenta-se, este
assunto entre os políticos. (comenta-se / comentam-se)
b) Se o governo mantiver a
atual política salarial teremos problemas. (manter / mantiver)
c) Se o empresariado não repuser
as perdas salariais haverá sérios problemas. (repor / repuser) – (haverá
/ haverão)
d) Quando os sindicatos intervierem,
o caos será instalado. (intervierem / intervirem)
Explicação:
- A
partícula ‘se’ acusa o sujeito indeterminado. Verbo fica na 3.º pessoa do singular,
‘comenta-se’.
- Verbo ‘manter’ na
3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo, ‘se mantiver’.
- O
mesmo para o verbo ‘repor’, na 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo,
‘se repuser’.
- Verbo ‘haver’
impessoal, no sentido de ‘existir’, é conjugado na 3.ª pessoa do singular,
‘haverá’.
- Verbo ‘intervir’
na 3.ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo, ‘intervierem’.
<><><><>
SOBRE REGÊNCIA
1)
Para
gravar melhor o significado da Regência, estabeleça a relação entre as duas
colunas:
(1)
|
Regência
|
(4)
|
Facilitar/Dar
sentido
|
(2)
|
Tipos
|
(6)
|
Nome/Complemento
|
(3)
|
Relação
|
(1)
|
Relação de
subordinação
|
(4)
|
Função
|
(2)
|
Verbal e
Nominal
|
(5)
|
Regência
Verbal
|
(5)
|
Verbo/Complemento
|
(6)
|
Regência
Nominal
|
(3)
|
Verbo/Nome e
complementos
|
<><><><>
2)
As
frases abaixo apresentam erros de regência. Faça as correções necessárias:
a)
O
jovem foi no cinema a fim de assistir o filme.
O jovem foi ao cinema a fim de assistir ao filme.
b)
O
médico chegou no hospital a fim de assistir o paciente.
c)
O
médico chegou ao hospital a
fim de assistir o paciente.
d)
Os
amigos custaram a simpatizar-se com as novas ideias.
e)
Os
amigos custaram a simpatizar
com as novas ideias.
f)
João
namora com Maria.
João namora a Maria.
g)
Prefiro
ser punido do que obedecer os preceitos do novo gerente.
Prefiro ser
punido a obedecer os preceitos do novo gerente.
<><><><>
3)
Identifique
e transcreva nos espaços em branco, o verbo regente e o complemento, das orações abaixo:
- O aluno tirou
boas notas.
Regente: tirou
Complemento: boas
notas.
- Ontem
assistimos ao jogo.
Regente: assistimos
Complemento: ao
jogo.
- As crianças
gostam de doces.
Regente: gostam
Complemento: de
doces.
<><><><>
4)
Sabendo
que na regência verbal deve ser considerada a transitividade do verbo, numere a
primeira coluna de acordo com o conceito da segunda:
(1)
|
Intransitivos
|
(3)
|
Complementados por objeto
direto
|
(2)
|
Transitivos
|
(5)
|
Complementados por objetos
indiretos
|
(3)
|
Transitivos
Diretos
|
(6)
|
Exigem uma preposição
|
(4)
|
Objeto Direto
|
(4)
|
Não exige preposição
|
(5)
|
Transitivos
Indiretos
|
(7)
|
Não precisa preposição, mas
pode aceitar.
|
(6)
|
Objetos
Indiretos
|
(1)
|
Não precisam
de complemento
|
(7)
|
Transitivos Diretos ou Indiretos
|
(2)
|
Precisam de
complemento
|
<><><><>
5)
Complete
as lacunas do texto abaixo, utilizando as dicas entre parênteses. Aceita duas
respostas:
- Regência
Nominal (Verbal/Nominal) é a relação (união/relação) que existente entre um nome (verbo/nome)
e o seu complemento.
Ou
- Regência
Verbal (Verbal/Nominal) é a relação (união/relação) que existente entre um verbo (verbo/nome)
e o seu complemento.
<><><><>
6)
Complete
as lacunas escolhendo as alternativas corretas dentro dos parênteses:
- Passamos por uma
fazenda onde se criam búfalos. (a
qual, de cujo, onde)
- Estas são as
pessoas das quais lhe falei. (das
quais, de cujas, na cuja)
- Encontrei um amigo
de infância de cujo nome não me lembrava. (a que, de cujo, onde)
- A arma com que
se feriu desapareceu. (com que, que, a
que)
<><><><>
7)
Coloque
o número de cada oração da primeira coluna nas respostas correspondentes das
colunas dois e três:
(1)
|
Choveu muito
ontem.
|
(2)
|
Verbo
transitivo direto
|
(4)
|
Precisa
de uma preposição
|
(2)
|
Quero dormir!
|
(4)
|
Verbo
transitivo indireto
|
(2)
|
Não
necessita de uma preposição
|
(3)
|
Respondi às questões da prova com cuidado.
|
(3)
|
Verbo
transitivo indireto
|
(1)
|
É
um verbo impessoal
|
(4)
|
Gostamos de filmes românticos.
|
(1)
|
Verbo
intransitivo
|
(5)
|
Objeto
direto e indireto
|
(5)
|
Agradeço aos ouvintes a audiência.
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(5)
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Verbo
transitivo direto e indireto
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(3)
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Precisa
de uma preposição
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SOBRE COESÃO E COERÊNCIA
1) Utilize os conectivos (Elementos
de Coesão) adequados e faça a ligação das orações transformando-as num texto
coeso:
- Nossos alunos estão felizes, porque hoje é
o último dia de aula, pois amanhã iniciam as férias.
- A professora repreendeu os alunos, quando
eles deixaram de fazer o trabalho, mas lhes deu mais uma chance, apesar
de eles não merecerem.
- A mãe cuidou do bebê, que estava doente, por
isso ele melhorou logo e voltou a brincar.
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2)
Enumere as colunas. Sobre a Coesão por Referência e
quem são os elementos desse tipo de coesão podemos dizer que:
A função é exercida por:
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Cujos exemplos são:
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(1)
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pronomes pessoais
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(4)
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algum, nenhum, todo...
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(2)
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pronomes possessivos
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(6)
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aqui, aí, lá...
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(3)
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pronomes demonstrativos
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(3)
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este, esse, aquele...
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(4)
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pronomes indefinidos
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(1)
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eu, tu, ele, me, te...
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(5)
|
pronomes relativos
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(2)
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meu, teu, seu, nosso...
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(6)
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advérbios de lugar
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(5)
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que, o qual, onde...
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3) Substitua as orações abaixo,
utilizando a coesão por substituição:
- Ele chegou hoje de Salvador.
→ Ele chegou hoje da capital
baiana.
- A Rainha da Inglaterra
sancionou a lei.
→ A lei foi sancionada pela Rainha
Elizabeth.
- O jogo foi realizado na capital
gaúcha.
→ O jogo aconteceu em Porto
Alegre.
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4) Coloque as conexões corretas para
que o texto abaixo tenha coesão:
O
texto lido não soa bem, não tem harmonia, pois a palavra usada é uma conjunção conclusiva e a oração acima pede um conectivo adversativo. Então, para a oração ficar coesa, deve-se trocar a conjunção errada pela conjunção
correta.
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5) Seguindo os conceitos abaixo,
preencha os espaços em branco:
1-
Tem
o objetivo de fazer com que o leitor entenda perfeitamente o seu propósito.
2-
Instrumento
que o autor utiliza para encaixar as ideias e dar um sentido ao texto.
3-
Permite
a ligação entre as palavras e frases entre si, fazendo com que haja uma sequência lógica entre elas.
4- Também
conhecidos como Elementos de Coesão.
5- Aquele
que tem uma mensagem lógica e objetiva.
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