ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
Antes de aprendermos análise
sintática vamos relembrar.
Como já vimos, frase é uma palavra ou grupo de
palavras que contém uma ideia com sentido completo. E oração é um conjunto de palavras ou
frases com estrutura em torno de um verbo.
Continuando,
temos o período, que é um texto
formado por uma ou mais orações.
Já a análise sintática é o estudo da estrutura de um período e das orações que o compõem. Ou seja, fazer
a análise sintática de um período é estudar a sua estrutura e determinar os
seus componentes.
Os períodos podem ser de dois tipos: simples ou compostos.
1)
Simples quando é formado por
uma só oração. Nesse caso é chamada de oração absoluta.
Ex.: A chuva castigou a
cidade.
2)
Composto quando é formado por
mais de uma oração.
Ex.: A moça fechou a
porta e dirigiu-se à rua.
- Quando for composto, ainda pode ser:
por coordenação (oração coordenada) ou por subordinação (oração subordinada).
ORAÇÕES
COORDENADAS
As orações coordenadas, não dependem de outra e são ligadas apenas
pelo sentido. Podem ser: assindéticas
quando não têm conjunção e sindéticas
quando são introduzidas por uma conjunção coordenativa.
As conjunções coordenativas são:
1)
Aditivas – dão a ideia de
soma (e, ou, não só, mas também, nem, etc). Ex.: Ele não pagou a conta nem deu satisfação.
2)
Adversativas – como o nome diz,
exprimem a ideia de adversidade, contraste ou oposição (mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, etc). Ex.: Não gosto de areia, mas vou sempre à praia.
3)
Alternativas – oferecem uma
escolha, outra opção ou outra alternativa (ou,
ou...ou, ora...ora, etc.). Ex.:
Coma ou perderá a saúde.
4)
Conclusivas – a segunda oração
conclui a primeira (pois, logo, então, portanto,
por isso, etc.). Ex.: O sol não se
move, logo a terra gira.
5)
Explicativas – a segunda oração
continua o sentido da primeira explicando o motivo (porque, que, pois, etc.). Ex.:
Daqui não sairei, pois sou o dono.
ORAÇÕES
SUBORDINADAS
Nas orações
subordinadas, uma depende da outra, nesse caso existe uma oração
principal (Parte que contém a informação
principal e não tem sentido sem o complemento de uma oração subordinada) e
uma oração subordinada, (que depende da principal para ter sentido,
apresenta uma circunstância de tempo e pode desempenhar a função de
substantivo, adjetivo ou advérbio).
Ex.: Ele chegou quando
todos dormiam.
Ex.: Ele chegou (oração principal –
completa e independente)
Ex.: quando (conjunção – inicia
a segunda oração e dá uma circunstância de tempo)
Ex.: todos dormiam (oração subordinada
– precisa da oração principal para ter sentido; completa a principal e, juntamente
com a conjunção, tem função de advérbio de tempo)
Então, como vimos no parágrafo
anterior, as orações subordinadas podem
ser de três tipos: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais:
1)
São orações subordinadas substantivas – quando exercem a função
de substantivo e, normalmente, são introduzidas pelas conjunções que e se.
Ex.: Convém que você se esforce.
E as orações subordinadas
substantivas são divididas, ainda, em:
a)
Subjetiva – funciona como
sujeito de uma oração principal.
Ex.: É importante que você fale.
b)
Objetiva direta – funciona como
objeto direto do verbo da oração principal.
Ex.: Ele afirmou que tudo era
verdadeiro.
c)
Objetiva indireta – funciona como
objeto indireto do verbo da oração principal.
Ex.: Todos necessitam de receber
alimentos.
d)
Completiva nominal – funciona como
complemento de um nome da oração principal.
Ex.: O povo tinha certeza de que
haveria eleições.
e)
Predicativa – funciona como
predicativo do sujeito da oração principal.
Ex.: Nosso desejo é que sejas feliz.
f)
Apositiva – funciona como
aposto de um dos termos da oração principal. Vem normalmente após dois pontos,
vírgula ou travessão.
Ex.: Espero sinceramente isso: que você seja
feliz.
g)
Justapostas – São as orações que
não iniciam por conjunção e que podem ser iniciadas por pronomes interrogativos
(que, quem, qual, quanto) ou por advérbios interrogativos (onde, como, quando,
por que).
Ex.: “Quem espera sempre alcança”. “O
amor é quando a gente mora um no outro”. (Fernando Pestana)
h)
Agente
da passiva – quando o verbo da oração se
apresenta na voz passiva. É apresentado pela preposição por e
eventualmente pela preposição de.
Ex.: Era amada por todos. Era
estimada de quantos a conheceram.
2)
São orações subordinadas Adverbiais – quando exercem a função
de adjunto adverbial da oração principal, podendo exprimir as circunstâncias de
acordo com a conjunção subordinativa que faz a sua ligação com a oração
principal.
E as orações subordinadas
adverbiais são divididas, ainda, em:
a)
Temporal – complementa a
oração principal, exprimindo uma circunstância de tempo.
Ex.: Os índios já habitavam essa terra quando
os portugueses chegaram.
b)
Causal – exprime a causa da
afirmação contida na oração principal.
Ex.: Como choveu muito, não houve
jogo. Não houve jogo, pois choveu muito.
c)
Comparativa – exprime
circunstância de comparação.
Ex.: Trabalha como escravo. Trabalha tanto
quanto um escravo
d)
Concessiva – exprime a ideia de
conceder, não negar, admitir.
Ex.: Ele viajará, embora a estrada
não esteja boa.
e)
Condicional – quando dá a ideia
de condição, de considerar outra hipótese.
Ex.: Se
ele não estudar, será reprovado.
f)
Consecutiva – aponta uma
consequência do fato expresso na oração principal.
Ex.: Gritou tanto que ficou rouco.
g)
Final – exprime
circunstância de fim em relação a oração principal.
Ex.: O lavrador trabalha a fim de não
perder a colheita.
h)
Proporcional – exprime um aumento
ou diminuição proporcional ao declarado na oração principal.
Ex.: À proporção que a civilização
progride, o romantismo se extingue.
i)
Conformativa – indica
conformidade, semelhança em relação a oração principal.
Ex.: Ela agiu como sua mãe lhe
ordenou. Ela agiu conforme sua mãe lhe ordenou.
3)
São orações subordinadas Adjetivas – quando exercem a função de
adjunto adnominal da oração principal, função própria de adjetivo. São
introduzidas por um pronome relativo.
E as orações subordinadas
adjetivas podem ser:
a)
Restritiva – restringe,
delimita o sentido do antecedente, que pode ser um substantivo ou um pronome,
por isso é indispensável ao sentido do enunciado.
Ex.: O homem que mente é indigno de
confiança.
b)
Explicativa – justapõe-se ao
antecedente (substantivo ou pronome) já definido, acrescentando uma
característica que lhe é própria. Em outras palavras é uma explicação colocada
entre vírgulas.
Ex.: O homem, que é um
ser racional, vive pouco.
SINTAXE
VAMOS
PRATICAR?
1. Qual a função sintática dos termos entre aspas: "O lucro"
da empresa neste, foi "ótimo".
a) objeto direto - adjunto adverbial.
b) sujeito - predicativo do objeto.
c) predicativo do sujeito - predicativo do objeto.
d) sujeito - predicativo do sujeito.
2. "Amanheceu cedo hoje." Nesta oração o sujeito é:
a) indeterminado
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples
3. "Antônio e Maria foram à Igreja." Nesta oração o tipo de
sujeito é:
a) indeterminado
b) simples
c) oração sem sujeito
d) composto
4. “Chove lá fora”. Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) indeterminado
b) composto
c) simples
d) nenhuma das anteriores
5. Na oração: “Come-se bem naquele restaurante”. - O sujeito é:
a) simples
b) indeterminado
c) oculto
d) oração sem sujeito
6. Na oração: "Dancei muito no baile." Qual é o tipo de
sujeito?
a) oculto
b) composto
c) determinado
d) indeterminado
7. "Os livros devem ser tratados com carinho." Qual é o tipo
de sujeito nesta oração?
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
8. Para
revisar os “Elementos da Sintaxe”, identifique as colunas relacionando cada
elemento com o seu conceito:
(1) Sujeito
(2) Predicado
(3) Predicado Verbal
(4) Predicado Nominal
(5) Predicado Verbo-nominal
(6) Complemento
(7) Complemento Nominal
(8) Complemento Verbal
(9) Adjunto Adnominal
(10)
Adjunto Adverbial
|
(__) - Termo referente numa oração, aquele de quem se diz alguma
coisa.
(__) -
O verbo, obrigatoriamente, é núcleo do predicado. (verbo de ação).
(__) - O
núcleo do predicado é um nome,
dá significado, atributo, característica, ou exprime um estado ou
modo de ser do sujeito. (conectado ao sujeito por um verbo de ligação).
(__) - Substantivo masculino que
significa acabamento, algo que completa outra
coisa.
(__) - Complementa um verbo transitivo,
pode ser - Objeto direto, ou Objeto
indireto.
(__) - Tem função de advérbio, é
um termo acessório da oração, com função de modificar um verbo, um adjetivo
ou um advérbio.
(__) - O que se afirma ou se nega sobre o
sujeito.
(__) -
O predicado possui dois núcleos: um ‘verbo de ação’ e um ‘predicativo’, pode
referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo.
(__) - Refere a um substantivo, advérbio
ou adjetivo.
(__) - Tem função de adjetivo e
se liga diretamente ao substantivo; acompanha, modifica e dá
características e atributos a um substantivo.
|
9) Identifique os itens da segunda coluna de acordo
com os conceitos na primeira coluna:
(1)
|
Transmite uma mensagem, pode ser formada
por apenas uma palavra ou ser mais complexa.
|
(5)
|
Período composto
|
(2)
|
Tem a obrigação de conter um verbo ou locução
verbal.
|
(4)
|
Período simples
|
(3)
|
Formado por uma, duas ou mais orações.
|
(3)
|
Período
|
(4)
|
Formado por uma só oração.
|
(2)
|
Oração
|
(5)
|
Formado por duas ou mais orações.
|
(1)
|
Frase
|
10) Identifique com um ‘X’ o tipo de cada uma das
frases abaixo:
- O
ônibus partiu.
|
( ) Optativa
|
(X) Declarativa
|
-
Nossa! Que triste!
|
(X) Exclamativa
|
( ) Interrogativa
|
- Faça
logo a tarefa.
|
( ) Optativa
|
(X) Imperativa
|
-
Então, você passou na prova?
|
( ) Declarativa
|
(X) Interrogativa
|
- Até
logo, vá com Deus!
|
(X) Optativa
|
( ) Exclamativa
|
<><><><>
RESPOSTAS
VAMOS
PRATICAR?
1) D - Explicação:
"O lucro" é o agente da ação (sujeito) - "´timo" indica uma
qualidade do sujeito (predicativo do sujeito)
2) B - Explicação:
O verbo “amanhecer” é um fenômeno da natureza, não atribui ação a nenhum ser.
Verbo intransitivo.
3) D - Explicação:
A oração tem dois agentes para a ação do verbo.
4) D - Explicação:
Verbo indica fenômeno da natureza, sem agente da ação.
5) B - Explicação:
Sujeito indeterminado porque o verbo não se refere a nenhum substantivo
expresso anteriormente.
6) A - Explicação:
Oculto, porque está subentendido o sujeito “Eu”.
7) C - Explicação
da Resposta: O sujeito tem apenas um núcleo (livros).
8) (1) / (3) / (4)
/ (6) / (8) / (10) / (2) / (5) / (7) / (9).
- Explicação: Na ordem.
9) Identifique os itens da segunda coluna
de acordo com os conceitos na primeira coluna:
10) Identifique com um ‘X’ o tipo de
cada uma das frases abaixo:
Parabéns ao blog!
ResponderExcluirConteúdo maravilhoso!
Explicativo e de fácil compreensão sem se enrolar.
Tava procurando algo assim para ajudar meu filho
Que está no 7 ano.
Gratidão.
Agradeço o comentário e pelo incentivo. Marco Santiago
ExcluirParabéns por essa metodologia! Ela é simplificada e muito eficaz! A introdução de "mapas mentais" facilita a memorização. Como faço pra obter o gabarito das questões acima?
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário. Já coloquei as respostas das questões no final dos exercícios. Pode conferir.
ExcluirObrigado Wilma. Fico feliz por você ter gostado, volte sempre e seja sempre bem-vinda. Você já conhece o livro SOS GRAMÁTICA?
ExcluirObrigado Wilma. Fico feliz que você gostou. Volte sempre e seja bem-vinda. Você já conhece o livro SOS GRAMÁTICA?
ResponderExcluirAprendi muito
ResponderExcluirOlá! Agradeço a visita e o comentário. Seja sempre bem-vindo.
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