quinta-feira, 16 de março de 2023

6º ANO – 1ª AVALIAÇÃO – FEVEREIRO 2023

 

6º ANO – 1ª AVALIAÇÃO – FEVEREIRO 2023

 

1)    Os Elementos fundamentais no processo de produção de textos, são os responsáveis pelas formas que estes assumem e a forma de manifestação, verbal ou não, seja uma conversa de bar, uma tese de doutorado, seja linguagem oral ou escrita.

(A) Textos formais.

(B) Gêneros do discurso.

(C) Textos informais.

(D) Textos verbais.

 <><><><><><>

(2) O que é discurso?

(A) linguagem também chamada de "culta", é pautada no uso correto das normas gramaticais.

(B) linguagem coloquial, representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

(C) É o que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala.

(D) linguagem expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.

  <><><><><><>

(3) O que é texto?

(A) linguagem coloquial, representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

(B) linguagem expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.

(C) Utiliza os signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

(D) Manifestação escrita acerca das ideias de um autor. Têm a função de transmitirem mensagens.

  <><><><><><>

(4) linguagem também chamada de "culta", é pautada no uso correto das normas gramaticais.

(A) Discurso.

(B) Texto.

(C) Formal.

(  ) Informal.

  <><><><><><>

(5) Termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

(A) Informal.

(B) Texto visual.

(C) Gêneros do discurso.

(D) Hipertexto

   <><><><><><>

(6) linguagem expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.

(A) Textos formais

(B) Textos verbais.

(C) Texto visual.

(D) Gêneros do discurso.

 

(7) Textos não verbais.

(A) É o que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala.

(B) Utiliza os signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

(C) linguagem coloquial, representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

(D) linguagem expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.

   <><><><><><>

(8) Texto visual.

(A) A linguagem que se utiliza de recursos gráficos com o objetivo de transmitir uma ideia ou conceito, estratégia de comunicação não verbal muito utilizada atualmente.

(B) Utiliza os signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

(C) linguagem coloquial, representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

(D) linguagem expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.

   <><><><><><>

(9) Gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão.

(A) Textos formais.

(B) Textos informais.

(C) Texto didático.

(D) Texto verbal.

   <><><><><><>

(10) Poema.

(A) Texto narrativo e informativo, que relata um fato e transmite informações sobre determinado tema. Sua função é informar fatos atuais e de interesse social.

(B) Texto jornalístico que geralmente aparece no início das colunas. São textos opinativos e argumentativos, têm a finalidade de persuadir o leitor a partir de argumentos consistentes como comparações, depoimentos de autoridades, dados estatísticos, de pesquisa etc.

(C) É um texto literário que pode conter rimas ou não. Diferente da prosa, escrita em texto corrido, é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

(D) É aprestado em uma linguagem pessoal, envolve emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do personagem.

   <><><><><><>

(11) É aprestado em uma linguagem pessoal, envolve emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do personagem.

(A) Editorial.

(B) Poema.

(C) Texto literário.

(D) Notícia.

   <><><><><><>

(12) Numere as colunas 2 e 3, pela coluna 1, fazendo coincidir o conceito e os exemplos de cada Classe Gramatical.

Classe Gramatical

Nº

Conceito

Nº

Exemplos

( 1 )

Substantivos

(    )

Acompanham os substantivos de maneira que podem substituí-los

(    )

Casa, Aluno

( 2 )

Adjetivos

(    )

Atribuem qualidades e estados aos seres

(    )

Estudar, ler.

( 3 )

Pronomes

(    )

conectam orações

(    )

Eu, você

( 4 )

Numerais

(    )

Determinam a quantidade de tudo que existe

(    )

Mas, porém.

( 5 )

Artigos

(    )

Determinam o número e o gênero das palavras

(    )

Muito, bem.

( 6 )

Verbos

(    )

Indicam ações, estado ou fenômeno

(    )

O, A, um, uma

( 7 )

Advérbios

(    )

Indicam emoções, sentimentos, sensações e estado de espírito

(    )

Oi! Ai! Nossa!

( 8 )

Preposições

(    )

Modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio

(    )

Para, por, pelo.

( 9 )

Conjunções

(    )

Nomeiam os seres em geral sendo classificados em substantivos

(    )

Triste, inteligente

(10)

Interjeições

(    )

Palavra que liga dois termos

(    )

Um, primeiro,

   <><><><><><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário