6º ANO
– 1ª AVALIAÇÃO – FEVEREIRO 2023
1)
Os
Elementos fundamentais no processo de produção de textos, são os responsáveis
pelas formas que estes assumem e a forma de manifestação, verbal ou não, seja
uma conversa de bar, uma tese de doutorado, seja linguagem oral ou escrita.
(A) Textos formais.
(B)
Gêneros do discurso.
(C) Textos informais.
(D) Textos verbais.
(2) O que
é discurso?
(A) A linguagem também chamada
de "culta", é pautada no uso correto das normas gramaticais.
(B) A linguagem coloquial,
representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e
despreocupada com as normas gramaticais.
(C) É o que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e
diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala.
(D) A linguagem expressa
através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.
(3) O que
é texto?
(A) A linguagem coloquial,
representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e
despreocupada com as normas gramaticais.
(B) A linguagem expressa
através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.
(C) Utiliza os signos visuais para ser
efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de
trânsito.
(D) Manifestação escrita acerca das ideias
de um autor. Têm a função de transmitirem mensagens.
(4) A linguagem também chamada
de "culta", é pautada no uso correto das normas gramaticais.
(A) Discurso.
(B) Texto.
(C) Formal.
( ) Informal.
(5) Termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de
informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso
se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas
hiperligações.
(A) Informal.
(B) Texto visual.
(C)
Gêneros do discurso.
(D) Hipertexto
(6) A linguagem expressa
através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.
(A) Textos formais
(B) Textos verbais.
(C) Texto visual.
(D)
Gêneros do discurso.
(7) Textos não verbais.
(A) É o que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e
diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala.
(B) Utiliza os signos visuais para ser
efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de
trânsito.
(C) A linguagem coloquial, representa
a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada
com as normas gramaticais.
(D) A linguagem expressa
através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.
(8) Texto visual.
(A) A linguagem que se utiliza de recursos gráficos com o
objetivo de transmitir uma ideia ou conceito, estratégia de comunicação não
verbal muito utilizada atualmente.
(B) Utiliza os signos visuais para ser
efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de
trânsito.
(C) A linguagem coloquial,
representa a linguagem cotidiana, uma linguagem espontânea, regionalista e
despreocupada com as normas gramaticais.
(D) A linguagem expressa
através de palavras escritas ou faladas, ou seja, verbalizada.
(9) Gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os
leitores tenham a mesma conclusão.
(A) Textos formais.
(B) Textos informais.
(C) Texto didático.
(D) Texto verbal.
(10) Poema.
(A) Texto narrativo e informativo, que
relata um fato e transmite informações sobre determinado tema. Sua função é
informar fatos atuais e de interesse social.
(B) Texto jornalístico
que geralmente aparece no início das colunas. São
textos opinativos e argumentativos, têm a finalidade de persuadir o leitor a
partir de argumentos consistentes como comparações, depoimentos de autoridades,
dados estatísticos, de pesquisa etc.
(C) É um texto literário que pode conter rimas ou não.
Diferente da prosa, escrita em texto corrido, é escrito em versos que se agrupam
em estrofes.
(D) É aprestado em uma linguagem pessoal,
envolve emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do personagem.
(11) É aprestado em uma linguagem pessoal,
envolve emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do personagem.
(A) Editorial.
(B) Poema.
(C) Texto literário.
(D) Notícia.
(12) Numere as colunas
2 e 3, pela coluna 1, fazendo coincidir o conceito e os exemplos de cada Classe
Gramatical.
Nº |
Classe Gramatical |
Nº |
Conceito |
Nº |
Exemplos |
( 1 ) |
(
) |
Acompanham os substantivos de maneira que
podem substituí-los |
(
) |
Casa, Aluno |
|
( 2 ) |
(
) |
Atribuem qualidades e estados aos seres |
(
) |
Estudar, ler. |
|
( 3 ) |
(
) |
conectam orações |
(
) |
Eu, você |
|
( 4 ) |
(
) |
Determinam a quantidade de tudo que existe |
(
) |
Mas, porém. |
|
( 5 ) |
(
) |
Determinam o número e o gênero das palavras |
(
) |
Muito, bem. |
|
( 6 ) |
(
) |
Indicam ações, estado ou fenômeno |
(
) |
O, A, um, uma |
|
( 7 ) |
(
) |
Indicam emoções, sentimentos, sensações e
estado de espírito |
(
) |
Oi! Ai! Nossa! |
|
( 8 ) |
(
) |
Modificam um verbo, um adjetivo ou outro
advérbio |
(
) |
Para, por, pelo. |
|
( 9 ) |
(
) |
Nomeiam os seres em geral sendo
classificados em substantivos |
(
) |
Triste, inteligente |
|
(10) |
(
) |
Palavra que liga dois termos |
(
) |
Um, primeiro, |
Nenhum comentário:
Postar um comentário